quinta-feira, agosto 24, 2006

Comunicado - PN

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR LESTE
PARLAMENTO NACIONAL
Gabinete de Relações Públicas


Sessão Plenária Extraordinária
Quinta-feira, 24 de Agosto de 2006


A sessão plenária extraordinária do Parlamento Nacional de Timor-Leste do dia 23 de Agosto de 2006, foi presidida pelo seu Presidente, Sr. Francisco Guterres “Lu-Olo “, o Vice-Presidente Sr. Jacob Fernandes, o Secretário da Mesa Sr. Francisco Carlos Soares, Vice-Secretárias, Sra. Maria Avalziza Lourdes e a Sra. Maria Terezinha Viegas.

O Primeiro Ministro e Ministro da Defesa, Dr. José Ramos Horta, estive presente. Na sua intervenção, o Dr. Horta abordou os assuntos seguintes: a futura missão da Nações Unidas em Timor-Leste, a reorganização das F-FDTL, a assistência humanitária aos campos de deslocados.

Em relação à futura missão da ONU, o Primeiro Ministro e Ministro da Defesa, sublinhou que o Conselho de Segurança das Nações Unidas irá votar amanhã, dia 25 de Agosto, a resolução sobre a nova missão da ONU em Timor-Leste. A votação foi adiada, por uma semana, por continuar a não existir um entendimento sobre a composição e atribuições das forças internacionais em Timor-Leste. A Austrália, que tem o apoio dos Estados Unidos, Grã-Bretanha e Japão, quer, na realidade, continuar a liderar as operações militares.

Com respeito às F-FDTL, o Dr. Ramos Horta informou os Senhores Deputados que o Ministério da Defesa está a elaborar um conjunto de leis sobre a reorganização e modernização das Forças Armadas de Timor-Leste. O Ministro espera enviar as supracitadas leis ao Parlamento Nacional, para sua discussão e aprovação, no próximo mês de Setembro.

Por último o Primeiro Ministro evidenciou a grande preocupação do Governo em relação aos deslocados. O Governo irá continuar a prestar assistência humanitária, mas irá também fazer o possível a fim de que os deslocados possam regressar às suas casas antes do tempo da chuva. O Dr. Horta prometeu que o Governo irá implementar o plano de construção de habitações para os mais necessitados, sublinhando que causas da crise ocorrida no país foram também a situação social e económica de Timor-Leste.

14 comentários:

Anónimo disse...

Gostaria de ver mais jovens Timorenses a cantar e dancar ao som de boa musica, pois agora o que eles dancam e o som das pedradas!

Anónimo disse...

O Dr Hortalicas deve caminhar a frente das bandas de musica bombando no seu bombo.

Anónimo disse...

Acompanhado por voce anonimo Sexta-feira, Agosto 25, 2006 2:33:53 PM

Anónimo disse...

Se puserem umas colcheias, semi colcheias, fusas e semi-fusas no bullshit que a Margarida escreve teremos entao musica para fazer dancar a banda "Esquerda e quem mais ordenha"

Anónimo disse...

Então já se esqueceram do Rock das manifestações dos xananistas?

Anónimo disse...

E os gangs que atiram rocks aos polícias australianos?
Tocam para que banda?
Neste blogue dizia-se que eram rockers do Xanana e do PM.
Mas não faz sentido que sejam, pois não?
Afinal quem anda a manter a instabilidade?
Eu bem que avisei que a "profecia" do homenzinho era para levar a sério.

Anónimo disse...

Anónimo das 2:31:25 AM: Afinal quem é que teve as casas pilhadas e queimadas, quem é que teve de se refugiar nos campos? Está esquecido que foram militantes da Fretilin que foram perseguidos? Quer que nos esqueçamos de quem são as vítimas? Quem lá está sabe bem, ou não será por isso que nunca mais os actuais PR e PM lá os visitaram?

Anónimo disse...

Quem lhe meteu nesse cérebro de Tamagoshi que os refugiados são todos militantes da FRETILIN?

São maioritariamente Lorosae's, mas Lorosae não quer dizer FRETILIN em nenhuma língua de Timor.
Tal como Loromonu não quer dizer FRETILIN.

Tal como Timor não é sinónimo de FRETILIN.

Isso é o que a FRETILIN gostaria, os tais 100% nas eleições. Bem que tentaram na Constituição, mas é dificil convencer toda a gente disso, só porque a doutrina da Constituição dá a entender isso.

E por isso, repito as perguntas até que alguém saiba responder:

"E os gangs que atiram rocks aos polícias australianos?
Tocam para que banda?
Neste blogue dizia-se que eram rockers do Xanana e do PM.
Mas não faz sentido que sejam, pois não?
Afinal quem anda a manter a instabilidade?"

Anónimo disse...

Anónimo das 12:15:36 PM: comece a fazer um esforço para não andar sempre a deturpar quando não concorda. E como bem sabe eu não falei que são "todos" militantes da Fretilin.

Anónimo disse...

Mas tem vindo a dar a entender.

Mas não respondeu a:

"E os gangs que atiram rocks aos polícias australianos?
Tocam para que banda?
Neste blogue dizia-se que eram rockers do Xanana e do PM.
Mas não faz sentido que sejam, pois não?
Afinal quem anda a manter a instabilidade?"

Explique lá, do alto da sua sapiência e premnição.

Anónimo disse...

Anónimo das 7:41:32 PM: de gangs nada percebo, mas lembro-me quando foi das manifestações pró-Xanana, aquelas organizadas pelo Tilman e pelo Tara, com as brutas aparelhagens de rock e os jovens de caras pintadas de branco, cartazes em inglês, bandeiras australianas. Está recordado não está?

Anónimo disse...

A margarida sabe o significado das caras pintadas em branco? Significavam os "espiritos" dos mortos de 28 de Abril em Tasitolu. Se nao sabia era so perguntar.
Quanto as bandeiras eh tao so um reconhecimento da seguranca proporcionada pelos australianos como tambem podiam ser bandeiras de portuguesas se a GNR ja la estivesse.
Portanto nao fale de coisas que nao sabe com a intencao de puxar a brasa para a sua sardinha. Ta bom?

Anónimo disse...

Anónimo das 2:27:46 AM: dos tais 100 mortos de Tasitolu, lembra-se? E essa da "segurança proporcionada pelos australianos" precisamente na altura em que houve mais casas incendiadas, mais pilhagens e mais deslocados é humor negro, não é? Esqueceu-se foi de explicar as "cenas" dos cartazes em inglês. Era para a ABC?

Anónimo disse...

Não seja idiota. Em todo o mundo quando se quer passar uma mensagem para o resto do mundo há cartazes em inglês, porque sabem que vão ser filmados e que as coberturas noticiosas hoje em dia são globais.
Você não vê cartazes em inglês em Gaza, no Líbano, no Irãoe por todo o lado?

De gangs agora não percebe?

Aqui há dias percebia. Afirmava que eram os gangs do Tara, do Xanana, do RH, tudo a soldo da austrália para intimidar os militantes da FRETILIN. Já não sabe o que escreveu?

Só que esse figurino não encaixa com polícias australianos atacados e as suas viaturas destruídas, pois não?

E agora,como não consegue explicação que lhe convenha, declara-se ignorante de gangs.

São os costumeiros contorcionismos da ortodoxia ML.

Olhe lá, e em Setúbal, como é?
Chicotada psicológica antes que perdesse o mandato e tivesse que haver antecipadas? É que nas últimas já foi rés véz campo de ourique.

Também não sabe disso?

se olhasse para a democracia dentro de casa em vez de pregar aos outros o que não faz em casa....

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.