quinta-feira, agosto 24, 2006

Comunicado - PM

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE

GABINETE DO PRIMEIRO-MINISTRO


INFORMAÇÃO À IMPRENSA



Primeiro-ministro encontra-se com Presidente indonésio


O primeiro-ministro, José Ramos-Horta, encontrou-se esta quarta-feira, 23 de Agosto, com o presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono, no final de uma visita de trabalho a Jacarta que o levou a participar no Fórum dos 100 Líderes da ASEAN (“ASEAN 100 Leadership Forum 2006”).


O chefe de Governo timorense foi o convidado especial deste fórum destinado a debater os principais temas relacionados com o futuro económico e político da Ásia, e fez o discurso de abertura do seminário. Sob o tema “O papel do sudeste asiático no mundo”, José Ramos-Horta analisou as convulsões políticas no sudeste asiático no Século XX, e expôs a importância da ASEAN para a estabilidade no sub-continente, sublinhando a importância de o bloco vir a tornar-se numa zona de comércio livre.


O fórum, que reúne 100 dos mais proeminentes líderes do sector político, empresarial e da sociedade civil, debateu pela terceira vez os desafios que a região enfrenta. O primeiro fórum realizou-se pela primeira vez em 2003, em Kuala Lumpur, e teve como convidado de honra o primeiro-ministro da Malásia, Mahatir Mohamed. O segundo teve lugar em Singapura, no ano passado, e foi aberto pelo chefe do Executivo local, Lee Hsien Loong.


Este ano, o Fórum foi encerrado pelo presidente Susilo Yudhoyono. José Ramos-Horta, o chefe de Estado da Indonésia e o ministro indonésio dos Negócios Estrangeiros, Nur Hassan Wirajuda, encontraram-se ao jantar, tendo aproveitado a ocasião para fazer um ponto da situação política e social sobre Timor-Leste.


Díli, 24 de Agosto de 2006

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.