terça-feira, agosto 22, 2006

Apelo

Dear Friend,

Please consider sending the a message to Foreign Minister Downer, Shadow Foreign Minister Rudd, Senator Lyn Allison and Senator Kerry Nettle, to urge that Australia support the proposed extended UN mission for Timor-Leste and stop insisting that a separate non-UN Australian force operate in that country. Please also copy the letters to Kofi Annan and Jose Ramos Horta.

At this stage, with the UNOTIL mandate ending on August 25, you could also send a letter to the editor of your local paper.

An essay on this issue by Helen Hill is below the draft message. I don't necessarily agree with all Helen says.

Violence continues to destabilise Timor-Leste, with an attack at Fatuhadu near Dili two days ago by 'westerners' on 'easterners' and almost daily threats to refugee centres.

In solidarity

Peter Murphy
Timor-Leste Democratic Support Network


Kevin.Rudd.MP@aph.gov.au
A.Downer.MP@aph.gov.au
Senator.Nettle@aph.gov.au
Senator.Allison@aph.gov.au

13 comentários:

Anónimo disse...

Os que fazem barulho e distúrbios não são naturalmente 80% da população timorense pois estes são realmente pobres e pacatas. Não, estes 80% são pessoas trabalhadoras, dignas, humildes, honestas. E podem ser pobres mas não são arruaceiros, são até muito hospitaleiros.
Por isso não generalizemos e também não misturemos as coisas, falando bem do Mari no meio de insultos ao povo timorense a quem o Mari concerteza o respeita e bastante e, foi para o servir que Mari aceitou estar no poder e na liderança da FRETILIN.
Quem faz na verdade barulho e distúrbios são um pequeno grupo, talvez menos de 20% da população da CIDADE de DILI. São estes lumpen que pululam pela cidade, pelos discos da cidade, pelas praias a ver os estrangeiros banharem-se, principlamente as estrangeiras e brancas, pelas esquinas das estradas a beberem tuasabu ou tuamutin. Falam o ingles que aprenderam nas ruas nos contactos e convivio com os estrangeiros das ONGs e por isso aconselhados por estes estrangeiros.
São estes que no tempo da ocupação indonésia faziam o trabalho duplo explorando o estrangeiro indonésio em troca de informação politica e ludibriando os guerrilheiros na passagem das suas mensagens ao exterior.
Com o T-L independente e com Mari á frente do Governo não há lugar para trabalhos dúbios, não se dá tréguas á exploração, extorsão, mafias, etc no meio da população pobre e obscurantizada. Não se perdoa á preguicite, não se perdoa a intelectualites agudas nem se dá créditos a diplomas sem demonstração prática. Por isso Mari é tão odiado por pessoas que podem escrever nos jornais, podem falar na rádio e televisão, ou podem mesmo falar no PN.
Por outro lado esta malta lumpen habituou-se a ter um chefe durante a resistencia que é somente tão lumpen como eles e, para azar nosso era ao mesmo tempo o chefe da guerrilha. Hoje, depois da passagem por Cipinang e dos escuros tempos de 99, estão outra vez juntos aqui em Dili, alimentando a vã esperança de tomar o poder contra os que genuinamente lutaram pela lebertação do território-as FALINTIL e também contra os que trabalharam a sério com visão política realista para um país independente- a FRETILIN.
Por isso toda esta raiva em relação ao Lere, Ruak (por acaso são mesmo Lorosae) e toda esta frustação em relação aos da FRETILIN que vieram de fora (por acaso quase todos os que estavam em Maputo regressaam e estão hoje aqui em Díli e, na FRETILIN).
Mas nós o povo que não é kiik porque é um povo digno, sabemos que não são lumpens que hão-de governar este país. O poder é e será dos que trabalham.
E viva a democracia.
HF

Anónimo disse...

Falta o email de Ramos Horta e de Kofi Annan

Anónimo disse...

Tradução:

Apelo
Caro Amigo,

Por favor considere enviar a mensagem anexa ao Ministro dos Estrangeiros Downer, ao Ministro sombra dos Estrangeiros Rudd, Senador Lyn Allison e Senador Kerry Nettle, para urgir que a Austrália apoie a Missão da UN para Timor-Leste proposta e pare com a insistência duma força Australiana separada e não da ONU para operar nesse país. Por favor copie também as cartas para Kofi Annan e José Ramos Horta.

Nesta altura, com o mandato da UNOTIL a terminar em 25 de Agosto, pode também enviar uma carta para o editor do seu jornal local.

Por debaixo desta mensagem está um ensaio de Helen Hill. Eu não concordo necessariamente com tudo o que a Helen diz.

A violência continua a desestabilizar Timor-Leste, com um ataque em Fatuhadu perto de Dili há dois dias por “oestes” contra “lestes” e ameaças quase diárias a centros de deslocados.

Em solidariedade

Peter Murphy
Timor-Leste Democratic Support Network


Kevin.Rudd.MP@aph.gov.au
A.Downer.MP@aph.gov.au
Senator.Nettle@aph.gov.au
Senator.Allison@aph.gov.au

Anónimo disse...

Este HF que botou o comentário acima deve estar a candidatar-se a um lugar de assessor do Mari, ou a ver se consegue manter o que já tem.
Nunca vi uma elegia ao Chefe tão bem acabada.
Faz lembrar os textos no Pravda no início dos anos 50, ou os equivalentes dos diários norte coreanos.
Por vergonha só não incluiu façanhas de guerra contra os indonésios, porque afinal Mari até entrou clandestino em Timor, desbaratou sozinho vários batalhões de TNI, antes de, por sacrifício ao povo e em cumprimento de ordens do partido, ter de rumar de novo a Moçambique para organizar a libertação da pátria a partir do exílio.

E só deixou que Xanana substiuísse Nicolau Lobato para poder provar que Xanana não passava de um traidor à pátria como depois se veio a provar ao se ter rendido ao ocupante em vez de se suicidar.

Só podia continuar neste tom, depois do que disse, como isto:
"foi para o servir (ao povo) que Mari aceitou estar no poder e na liderança da FRETILIN"

Exactamente, todos sabemos que teria preferido continuar em Moçambique a viver da criação de galinhas e de coelhos.

Como é possível gente desta em pleno Séc XXI?
Só com gente desta é possível ainda existirem cultos de personalidade.

Depois de se escrever um texto tão sabujo, uma pessoa ou se vai deitar para curar a bebedeira, ou se vomita todinho.

Anónimo disse...

Anónimo das 4:09:39 AM: eu é que não percebo como é que pode haver em pleno século XXI cromos como você, incapaz de ver a realidade, a sacar sempre dos mesmos velhos e revelhos argumentos. Não gostou do “retrato” que o HF pintou da actual realidade duma parte de Dili? Possivelmente é porque se viu retratado nela, mas olhe que o relato do HF é bem claro para quem quer perceber o que se passa por aí.

Anónimo disse...

E você, que conhece Díli como a palminha das mãos, aí está para atestar e passar certificado.

Não se dá conta do ridículo da sua ignorância que só o sectarismo pode justificar?

Chamar lumpen a Xanana?
Dizer que 80% da população (lá está o número mágico a aparecer outra vez, deve ser fixação), que são pobres e pacatos só dizem bem de Alkatiri? Só faltou chamar-lhes ignorantes.

Afinal, o homem que mais anos esteve à frente da gloriosa resistência armada é nem mais nem menos que pintado como "Por outro lado esta malta lumpen habituou-se a ter um chefe durante a resistencia que é somente tão lumpen como eles e, para azar nosso era ao mesmo tempo o chefe da guerrilha".

E esta parva engole isto com espantosa facilidade.

Só posso concluir que é tão limitada que nem entendeu o que leu desse tal HF.

É tal como eu suspeito. O partido não lhe paga para pensar. Só para executar orientações.

Anónimo disse...

O anonimo das 8:11:45 nao gosta das verdades nuas e cruas!
A verdade e que nao foi o povo de Timor que causou os incendios e os gamancos em Dili! Foram os lacaios dele em Dili! 25 por cento? Talvez menos! 7%!
Este e outro dos mesticos falhados que querem tomar as redeas a forca!
VENHAM AS ELEICOES!

Anónimo disse...

E este energúmeno a dar-lhe com os mestiços.
Cheira-me a filho de malae desconhecido.

Anónimo disse...

Dili tem uma população menos de 20% de Timor Leste. Eu diria que o minoria que está causando todos os problemas é envergonhar Timor são menos de 5% da população de Timor. Pode incluir, o Presidente o Primeiro Ministro e os membros da oposição.

Anónimo disse...

Anonymous, Quarta-feira, Agosto 23, 2006 8:42:58 AM

"Este e outro dos mesticos falhados que querem tomar as redeas a forca!"

Ha mesticos que defendem os principios de Democracia e sao de FRETILIN...Sim queremos eleicoes mas discriminacao NAO.

Anónimo disse...

O Fote Make Riba e um racista incorrigivel.

Quanto ao comentario de HF so pode enganar quem nao sabe melhor. Durante o governo de Mari haviam individuos com cargos que nem tinham diplomas nem sequer faziam minimamente qualquer trabalho. Estavam colocados a receber um salario mensal porque eram elementos da fretilin que tinham tido um papel muito activo no tempo da resistencia. Conheco bem alguns casos. E ao mesmo tempo haviam os que eram formados que nao encontravam trabalho porque nao eram da fretilin.

Portanto hf nao venha ca com as suas tretas que a mim nao me engana nao.

Anónimo disse...

Eu racista? Nunca! Eu gosto de todas as racas! Somos todos irmaos e irmas! Quando me refiro a elite mestica, de maneira nehuma queros ofende-los, da mesma maneira como aqueles que chamam o Mari de Arabe!
E uma verdade! Se ele e Arabe porque e que nao se pode dizer que ele e arabe! Se eu fosse mestico nao via qual o problema em chamarem-me mestico. Deviamos ter orgulho naquilo que somos! Qual o problema? Eu sei que o problema e que voces nao gostam das verdades!

Anónimo disse...

O Fote Make Riba nem precisa de assimar os comentarios que faz com o seu pseudonimo. O mero tom racista dos seus comentarios, a sua imbirracao com os "mesticos" e o odio que tem para com Ramos Horta trai-o de imediato.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.