quarta-feira, julho 26, 2006

Tenham vergonha! Tradução da Margarida

Radio New Zealand
Preso o líder rebelde de Timor-Leste
Posted at 5:46pm on 26 Jul 2006

Soldados Australianos em Timor-Leste prenderam o antigo líder rebelde Alfredo Reinado por motivos relacionados com armas.

Foi preso numa casa em Dili na Terça-feira à noite, onde alegadamente ele e vários outros tinham em seu poder várias armas não autorizadas.

Espera-se que seja apresentado ao tribunal em Dili na Quarta-feira. A ABC relata que ele foi acusado com várias ofensas relacionadas com armas.

O Sr Reinado liderou um grupo da polícia militar nas montanhas por detrás de Dili, depois de um feroz tiroteio no final de Maio, que deixou pelo menos duas pessoas mortas.

Ele e os seus homens desertaram das forças armadas em apoio de quase 600 soldados – quase um terço das forces armadas – que foram despedidos das forças armadas de Timor-Leste mais cedo este ano.

Andaram em fuga durante semanas com as suas armas, exigindo a resignação do Dr Mari Alkatiri, que saiu do posto de primeiro-ministro há um mês.

O Presidente Xanana Gusmão anteriormente defendeu o Sr Reinado, dizendo que ele conduziu os seus homens para as montanhas para evitar conflictos.



Antara News

Líder de Timor-Leste detido com acusações de armas

Dili (ANTARA News) – As forças internacionais detiveram o líder rebelde de Timor-Leste, Major Alfredo Reinado e 20 outros em ofensas relacionadas com armas, disse um porta-voz das forças lideradas pelos Australianos na Quarta-feira.

O Major James Baker foi citado pela AFP como tendo dito aos repórteres que as tropas Australianas detiveram 21 indivíduos durante a noite em conexão com nove pistolas alegadamente apanhadas na sua posse.

"Esses indivíduos foram detidos e serão levados a tribunal," disse.
Baker disse que Reinado, que conduziu um grupo rebelde de policias militares para Maubisse, sul de Dili, no decurso de um surto massivo de violência em Maio, estava no grupo.

Desertores dirigidos por Reinado tinham entregue as suas armas às tropas Australianas no mês passado por ordem do Presidente Xanana Gusmão.


O Presidente Gusmão defendeu Reinado, dizendo que ele conduziu os seus homens para as montanhas para evitar conflictos.

Fonte: antara.co.id

Julho 26, 2006 11:50


Newswire.co.nz

Líder rebelde de Timor-Leste preso
3:19 PM, 26 Jul 2006

Soldados Australianos em Timor-Leste prenderam o antigo líder rebelde Alfredo Reinado sobre ofensas relacionadas com armas.

Foi preso numa casa em Dili na Terça-feira à noite, onde alegadamente ele e vários outros estavam na posse de armas não autorizadas.

É esperado que seja levado a tribunal em Dili na Quarta-feira. A ABC relata que ele foi acusado com várias ofensas relacionadas com armas.

O Sr Reinado conduziu um grupo de policias militares para as montanhas por detrás de Dili depois de um feroz tiroteio no final de Maio, que deixou pelo menos duas pessoas mortas.

Ele e os seus homens desertaram das forças armadas em apoio a quase 600 soldados, quase um terço das forças armadas, que foram despedidos das forças armadas de Timor-Leste mais cedo este ano.



Tenham vergonha, Aussies!

Além de se terem "esquecido" de fazer uma referência à GNR, e que foi a GNR que fez a apreensão das armas, também se esqueceram de referir que Alfredo Reinado e sus muchachos estavam sob protecção das forças australianas e que, por acaso, a dita casa onde Reinado foi surpreendido pela GNR, se encontra a 10 metros da porta do comando das forças australianas!!!

Vigaristas...

5 comentários:

Anónimo disse...

Reinado is fucking australian force

Vítor Ramalho disse...

Parece que o povo de Timor vai mais uma vez ter de lutar contra a ocupação levada a cabo pelo imperialismo australiano.

Anónimo disse...

O proverbio esta correcto: O tempo tudo aclarará e a verdade encontrará.
Heila ai esta ela como o azeite puro a vir ao de cima.
Que precisará mais o SR Presidente Xanana Gusmão para pedir a sua DEMISSÃO e deixar de ser a marioneta dos Senhores da Australia e deixar o seu Povo em PAZ que bem a merece.
Sr Presidente Xanana Gusmão como Portugues que sempre esteve e continua ao lado dos Timorenses sem voz sinto-me ofendido, logo lhe sugiro que pegue na sua congobina Australiana e vaiam os dois , pastar carneiros para a Australia e catar cangurus, faça esse favor ao seu Povo , ou se esse povo já não é o seu Povo faça isso pelo Povo Timorense que sofre e sofrendo que morre,
Tonho da Burra

Anónimo disse...

Não nos surpreenderemos nada se daqui por umas horas aparecer um qualquer Australiano dizendo que afinal tudo não passou de uma cabala montada por Portugal e executada pela GNR, que incriminou o coitadinho do Sr. Major da treta.
Tonho da Burra

Anónimo disse...

So agora e que sabem!?

Quem nao conhece aquele lider sarcastico e "ibun fetok" de lagrimas de crocodilo de Timor Leste, que so sabe arranjar conflitos mas nunca sabe resolver.

E quem nao o conhece, porque e filho de boa gente.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.