quarta-feira, julho 26, 2006

Alfredo Reinado e Cia no Centro de Detenção em Caicoli

Alfredo Reinado e sus muchachos foram ontem detidos pelas forças australianas e levados para o Centro de Detenção, ao abrigo do protocolo entre os governos timorense e australiano.

Este protocolo permite que as forças australianas procedam a detenções de indivíduos armados.

O facto da PRG ontem não ter emitido mandados face à situação de flagrante delido que ocorreu ontem, foi considerado inadmissível nos meios judiciais.

A cobertura dada até agora pelos militares australianos está a levantar uma onda de protestos no meio político na Austrália.

.

5 comentários:

Anónimo disse...

Recomeça o empurra empurra.
Vamos lá repescar umas coisitas mesmo que talvez não de sintonia com os post's respectivos mas de forma a que tenham mais alguma hipótese de serem lidas, pois Vs. Exas. continuam a mandar para baixo do tapete....

Assim, gosto desta, muito bem aplicada:

""Anônimo disse...
Babija: O que voce nao entende e que com exemplos tao descabidos nao convence ninguem. Um alfredo nunca faria uma coisa dessas nos EUA porque um Mari com as ideologias e tendencias que tem nunca seria um Presidente(equivalente do PM) nos EUA.
Comparacoes desse tipo nao ajudam nada a compreender o sucedido em Timor.

Quanto ao PR "proteger" quem quer que seja, o problema e que o Reinado e os outros nao foram nem os unicos, nem os maiores, nem sequer os primeiros a matar!!

Nao podemos esquecer que dos estimados 30 mortos, 20 deles morreram nas maos das F-FDTL. (10 policias desarmados, 5? civis em Tacitolo, um militar do grupo do Alfredo, 4 do grupo de Rai Los). Estas mortes foram causadas directamente pelas F-FDTL atraves de uma intervencao ilegal feita por ordem igualmente ilegal do governo.

Dos restantes 10 e tirando os familiares de Rogerio que morreram carbonizados em sua casa, quantas mortes foram causadas DIRECTAMENTE pelos rebeldes em combate? Faca la as contas!!

Esta a ver como o problema dos "assassinos" nao e assim tao simples como voces querem fazer acreditar. O PR sabe muito bem disso e se Alfredo nao for protegido, de uma maneira ou de outra, vao manda-lo juntar-se aos 30 e a sangue frio. Pois porque ainda nao esquecemos o que as F-FDTL fizeram aos 10 policias. Massacraram os homens e mulheres a sangue frio e a queima-roupa. Um AUTENTICO massacre para o qual jamais podera haver defesa possivel!
Quando comecamos a fazer as contas e que as coisas comecam a clarear. Nao e?

E por ultimo nao se preocupe que Timor vai ultrapassar isto tudo. Timor ja ultrapassou episodios muito mais negros na sua recente historia e soube mais uma vez encontrar a paz. Nao tenho alguma duvida que o vai fazer outra vez de forma cada vez mais certa.

Quarta-feira, Julho 26, 2006 10:22:56 AM
Anonymous said...

E depois admiram-se que Alfredo tinha pistolas e municoes em sua posse.

Depois daquele barbaro massacre de policias desarmados e na presenca dos oficiais de seguranca da ONU que tinham negociado a sua rendicao, compreendo perfeitamente a reluctancia de Alfredo em desarmar-se por completo ate que a situacao fique resolvida de uma vez por todas.

Quarta-feira, Julho 26, 2006 11:10:41 AM""

Será?... ainda vão ver que é. è assim desde que entraram e Timor-Leste tropas internacionais.

Anónimo disse...

Aguardam-se desenvolvimentos...

Anónimo disse...

the general prossecutor should be sacked!!!

Anónimo disse...

Uma das perguntas que pode ser feita, por exemplo, pode ser esta:

MAS ESTE BLOG ENGANA ALGUÉM?

Resposta imediata: SIM! Engana pois deixa de fora a versão do "outro lado".

Perguntará o aflito: MAS HÁ OUTRO LADO?

Resposta: HÁ!

Só que não tem as trompetas deste... escolham lá o lado de que querem ficar que pode muita gentinha ficar apeada.

O que mais me pºreocupa é que durante este imenso tempo em que se deve parar com esta anomalia em Timor-Leste, existam pelo caminho muita gente que vem aqui e vai de chofre: cola-se ao que se lhes dá e quem dá a música deste blog são os habitués do costume. Tá certo certo, quem não gosta muda-se... mas daqui não há que descolar de facto pois é caso para estudo...

Sempre achei a política suja. Há políticos que só poderão agradecer esta vergonhosa postura!

Anónimo disse...

E voltamos ao mesmo! Mal surge uma crítica ao PR e aos homens que, no terreno, prepararam o caminho da violência e destruição, surgem os inúmeros anónimos a tentar 'atacar' este Blog sempre com a mesma cassette.

Continuamos a ver quem tente desviar a atenção do que é essencial para se concentrarem na mesquinhice!

Se há 'outro lado', exponham-no com seriedade. Arranjem fontes em Timor-Leste, cruzem a informação para a confirmar e publiquem-na. Nos dias que correm, pouco vos impede de o fazer para além de uma boa dose de dedicação, horas sem dormir e muito, muito trabalho.

É isso que tem acontecido com este blog. E a realidade é que são inúmeras as pessoas que o consultam diariamente para se acrualizarem com a evolução da situação em Timor-Leste.

É óbvio que qualquer trabalho desta natureza terá erros. Mas a verdade é que a pessoa(pessoas?) que mantêm este blog têm feito um trabalho espantoso de informação de que muitos não prescindem hoje. E, muito frequentemente, conseguem divulgar informação muito antes da comunicação social, ou mesmo, que esta não divulga.

Criou um espaço onde podemos debater, criticar, conhecer e, acima de tudo, indignar, em total liberdade.

Só lamento é que não exista forma de filtrar a linguagem ... creio que seria útil a todos encontrar forma de não publicar alguns dos comentários que têm surgido com linguagem baixa e ordinária, limitada a insultos pessoais.

Obrigado, mais uma vez, Malai Azul por ter criado este espaço de liberdade e verdade e um forte Abraço por todo o trabalho realizado.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.