segunda-feira, julho 03, 2006

São dez para as cinco e tudo parece calmo

Até logo.

.

16 comentários:

Anónimo disse...

marcelo Rebelo de Sousa, em Escolhas de Marcelo na RTP, disse mesmo agora que

"A Austrália tem estado a atacar Mari Alkatiri - mais próximo de Portugal -, e posicionando-se ao lado de Xanana Gusmão, mais próximo dos seus interesses"

“Só há um caminho lógico e sustentável, que é avançar com as eleições”

“Há um partido com maioria clara, a posição de Xanana não é sustentável durante muito tempo"

"Há muitos interesses da Austrália que têm a ver com o petróleo, mas há muitas coisas que ficam por dizer e que irão ser ditas muito em breve... no que se relaciona com as queixas de Xanana Gusmão a Mari Alkatiri, até agora foi assim mas em breve será diferente"

"Um governo com Ramos-Horta é possível mas não por muito tempo, as eleições são a única saída para timor-Leste".

Anónimo disse...

Ora nem mais. Eleições e já!

Anónimo disse...

\"Eleicoes ja!\", mas nao esquecamos de aprovar primeiro a lei eleitoral e o Orcamento de Estado, porque sem estes dois instrumentos vai criar ainda mais problemas. Realizar eleicoes baseando-se nos regulamentos da UNTAET seria um recuo e permitiria por outro lado repetir os mesmos erros que se verificaram aquando da realizacao das primeiras eleicoes. Faco lembarar que foi atribuido lugares no Parlamento a Partidos quase inexistentes e sem expressao nacional.
Falou-se neste blog num outro momento, de que altas fuguras da Igreja e estrangeiras estiveram por detras do golpe, tendo contactado repetidas vezes diferentes elementos da hierarquia do Comando das F-FDTL( Forcas Armadas de Timor-Leste). Os elementos em referencia confirmaram a existencia desses contactos. Convem lembarar que aquando da manifestacao de 19 dias organizada pela Igreja, no primeirom dia da manifestacao o Pe. Venancia Pereira atraves da Radio Nain Feto tentou a todo o custo mobilizar os militares e os policias Timorenses a desercao e juntarrem-se a manifestacao. Por outro lado a Igreja alegando que deu participacao activa na luta pela independencia, reclamava para si 2% das receitas de petroleo. Os principais mentores da ideia sao os Padres Filomeno Jacob SJ, Pe. Domingos Soares, Pe. Apolinario. Nao esquecamos que o proprio Bispo de Baucau tem habilidades empresariais.

Anónimo disse...

Essa dos 2% do petróleo para a Igreja é nova. Onde é que viu isso?
Fiquei curioso.

Anónimo disse...

É... Essa história dos 2% das receitas do petróleo para a Igreja é a ideia mais "cabeluda" de que ouvi falar e a Igreja tinha obrigação de se explicar publicamente.
E já agora porque não mais
5% para o gato do bispo de Dili,
7% para o toké da igreja de Baucau,
13% para as viúvas e órfãos de guerra,
25% para os partidos da oposição,
10% para a protecção dos loricos, mais
10% para a protecção dos crocodilos,
4% para os escuteiros,
6% para a Cruz Vermelha,
3% para a Liga dos Amigos da Areca, mais
4% para a Liga de Protecção dos Gondoeiros da Avenida Marginal de Dili
10% para os antigos combatentes e, finalmente, o remanescente
1% para o Orçamento Geral do Estado a fim de financiar as eleições intercalares sempre que o Presidente da República vir a televisão australiana.

Anónimo disse...

A dos 2% nova? Não é não! É velhíssima e mais que comprovada por pessoas ligadas ao processo. Só me admira é como os padres envolvidos no caso não foram ainda simpaticamente convidados a serem missionários no Kazaquistão!...
E a "brincadeira" só terminou, contra a vontade dos "piquenos" da diocese de Dili, porque o Bispo de Baucau, que não foi tido nem achado para o início daquela fantochada mas que não quiz dar uma ideia de ruptura na Igreja de Timor, pôs os pés à parede e disse aos de Dili que já tinham brincado o suficiente e que a partir daí o que fizessem e os (maus) resultados que provocassem teriam de ser assumidos apenas pela Diocese de Dili.
Pois é!... O Pe. Jacob tem muitas explicações a dar...

xatoo disse...

o que é que se passa com o blogue "TImor Verdade"?
já foi ao ar?, censurado?
alguem sabe?

Anónimo disse...

Aproposito dos 2% e outras coisas mais o Pe Jacob tem que ser chamado a dar explicacoes. O Padre ou a Fernanda Borges ou os dois juntos, alias juntos ja estao! Quanto ao histerismo do Pe. Venancia Pereira na Radio Nain Feto, alguem ja se deu ao trabalho de investigar? Ele tinha fugido de Timor nessa altura mas desde algum tempo que esta de volta. E sabido por todos do bairro e nao so, que ele vive amantizado com rapazes. Nao estou nada contra a homosexualidade no seio do clero!

Anónimo disse...

Ao Anónimo das 6:59:27 AM:

Parabéns pelo magnífico sentido de humor!

zé lérias (?) disse...

Os "australianos" e a igreja católica em timor-leste, deixaram de saber o que é o pudor...

Anónimo disse...

o timor-verdade acabou, acabou pela falta de verdade que reina em timor-leste e sobretudo desapareceu por compreender a importancia do timor-online. os seus colaboradores continuam as suas análises no timor-online, o palco privilegiado para a continuação da discussão.

o timor-online está bem e é recomendado pelos autores do timor-verdade.

não vale a pena várias frentes fracas, basta uma consolidada e bem forte.

parabéns a todos os que aqui escrevem seja qual for a sua motivação. a nossa será pela verdade, a tal que abandonou timor... pelo menos por agora.

Anónimo disse...

Ao menos assim estraga-se só uma casa. Ainda não se percebeu que a queda continua, mas que até cairmos no chão tudo está a correr bem.

Sim, nesta hora de desgraça a união faz a força.

Também aguardo que a verdade se clarifique, doa a quem doer.

Anónimo disse...

Pois é... O pior é que desde há muito, principalmente por influência dos indonésios, em Timor a mentira é uma arma!...
O futuro dirá se continua ou não a ser.

Anónimo disse...

quando o desespero vos aperta e o odio aquece-vos o sangue e que se sente mesmo o fedor das vossas calunias contra o clero, o PR, Ramos Horta, oposicao e mais meio mundo. Acalmem-se rapaziada, ha que saber engulir a pilula da humildade que foram obrigados a beber.

Anónimo disse...

Calúnias contra o clero?
Se tem dúvidas pergunte directamente ao Pe. Jacob e ao D. Basílio!

Anónimo disse...

Continuo na minha. Essa dos 2% vale tanto como a distribuição de armas ou a proposta de golpe por elementos da igreja. Por enquanto está tudo por provar. Não gosto de emprenhar pelo ouvido.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.