sexta-feira, julho 07, 2006

A morte silenciosa de uma democracia parece-me uma excelente designação para a actual crise timorense.

De um leitor:


No mais novo Estado do Mundo, inicialmente o exemplo de democracia e paz, o "produto" de sucesso das Nações Unidas tem actualmente todas as condições criadas para ser o País com usurpação do poder pela mais recente ditadura do mundo.

Os conceitos de liberdade, respeito pela legalidade, direitos humanos e da democracia em si mesma deixaram de ser em Timor-Leste o garante de um Estado de Direito democrático.

As piruetas de ambição do Presidente da República, que em tudo minimizam o interesse e bem estar dos cidadãos são um sinal claro de totalitarismo primário.

Depois de provocar a demissão de um Primeiro Ministro, democráticamente eleito, insiste teimosamente em não reconhecer o partido maioritário e na pretensão da formação de um governo do "seu agrado".

Protege criminosos que o reconhecem como lider e deixa a população em total abandono com a paralisação do Estado e a não aprovação do orçamento.

Ameaça com dissolução do parlamento e eleições antecipadas caso não seja possivel a formação de um governo do "seu agrado".

Os passos que dá são de cariz ditatorial e de incumprimento claro da lei fundamental do país.

Cria regras próprias de funcionamento e decisão da Presidência da República.

No´país não foi ainda aprovada a lei eleitoral e a violência e instabilidade estão latentes com dissidentes do exército nacional e ex-guerrilheiros dispostos a tudo para apoiar a "vontade" do Presidente da República em quem reconhecem o comando das suas actividades.

Em outras palavras a liberdade, a democracia é mais um sonho adiado para o Povo Timorense.

Até quando?

2 comentários:

Anónimo disse...

Tenho esperança que DEUS vai julgar quem é XANANA, se fosse POVO/TRIBUNAL Calam...

Parece um bom pergunto até quando..essas assneiras vai continuar...???????

Anónimo disse...

Ondem estavam quando o grupo do Mari andava a violar a democracia e o povo andava a sofrer?

Agora querem falar da Democracia?

O POVO nao quer la saber disso, querem a PAZ, PROSPERIEDADE e JUSTICA para aqueles que planeavam a matar os seus opositores ou os que andavam a sofrer 24 anos.

NAO PRECISAM DE FAZER COMENTARIOS, 24 ANOS COM A INDONESIA, JA CONHECEMOS BEM ESSAS TRUQUES!

LA HETAN BOY!!!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.