quarta-feira, julho 26, 2006

Major Reinado tem autorização para estar em Díli

Alfredo Reinado está em Díli com autorização do Presidente Xanana

Alfredo Reinado está em Díli com autorização do Presidente Xanana e, provavelmente, também do Primeiro-ministro. É um dado avançado à RR pelo ministro do Interior de Timor-Leste.

25/07/2006

Declarações de Alcino Baris à RR

(12:32) Durante a manhã (3h00 em Lisboa), a GNR foi chamada a resolver o caso de ocupação ilegal de uma residência. Ao chegar ao local, os militares depararam-se com o Major Reinado e alguns dos seus militares.

Horas depois da GNR aguardar por um mandado de busca, Alfredo Reinado acabou por abrir as portas da casa e entregar o diverso armamento que estava em sua posse.

Em declarações á RR, o ministro do Interior remete para a Procuradoria-geral da República eventuais decisões.

Alcino Baris frisa: "a competência de tomar decisões cabe ao Procurador-geral.

"Agora, o que é certo é que a deslocação do Major Reinado da montanha para a habitação foi acompanhada pelo Presidente timorense e, talvez, pelo Primeiro-ministro", defende o ministro.

Cabe agora ao Procurador-geral da República decidir se Alfredo Reinado deve, ou não, ser detido por posse de armas.

.

18 comentários:

Anónimo disse...

TSF ONLINE INTERNACIONAL



• TIMOR-LESTE
Armas encontradas em casa de major rebelde
Foram encontradas armas numa casa em Díli ocupada pelo major Alfredo Reinado. Esta decoberta feita pela GNR aconteceu menos de 24 horas após o fim do prazo para a entrega voluntária de material de guerra.


A GNR encontrou, esta terça-feira, uma grande quantidade de armas e munições numa casa de Díli onde está o major Alfredo Reinado, uma detecção que acontece menos de 24 horas após o fim do prazo de entrega voluntária de material de guerra.

Esta descoberta foi feita na sequência de uma denúncia do legítimo dono desta casa, tendo então sido encontradas munições de vários calibres, pistolas e granadas, segundo explicou o comandante da força da GNR na capital timorense.

«Verificámos logo que havia algum material militar e munições e desta forma contactámos o Procurador de modo a ter autorização para fazer buscas à casa», continuou o capitão Gonçalo Carvalho, em declarações à TSF.

Numa primeira fase, foi ponderada a hipótese de o grupo de Alfredo Reinado ficar com as armas, só que após conversações com o líder rebelde não só este entregou voluntariamente as armas como também autorizou as buscas às três casas que estavam a ocupar.

O major rebelde recebeu ordens do presidente timorense Xanana Gusmão para se acantonar numa casa em frente ao quartel-general das forças militares australianas, contudo acabou por ocupar outras duas casas, incluindo uma onde foram encontradas as armas.

«Nessa entrega voluntária e nas buscas que ainda decorrem, já encontrámos nove pistolas de nove milímetros e de .45, mais de 50 carregadores de espingardas automáticas, assim como granadas defensivas e de fumos, assim como material de transmissões e outro material militar», adiantou o capitão da GNR.

Gonçalo Carvalho confirmou ainda que ninguém foi detido nesta operação por ordem do Procurador-geral Longuinhos Monteiro, visto que esta entrega de armas ainda foi integrada no contexto da entrega voluntária que começou a 30 de Junho e que terminou na segunda-feira.

«Por decisão do Procurador-geral eles vão continuar nas casas até arranjarem um novo local para onde possam ficar e não vão ser detidos», adiantou o comandante do contingente da GNR à TSF.




Publicado a 25 de Julho 06 às 12:27

Anónimo disse...

É de morrer a rir... já agora podiam-lhes arranjar uns quartinhos no Hotel Timor...INACREDITÁVEL!!!!!!

Anónimo disse...

a anedota do ano...

Anónimo disse...

Bem diz o "Malai Azul" essa merda parece mesmo o "Faroeste".

Anónimo disse...

E a arma/s do Longuinhos??? não foi ele que se vangloriou de ter morto 5 pessoas???

GNR A CASA DO PROCURADOR GERAL JÁ!!!!

Anónimo disse...

Não fosse eu continuar a acreditar na capacidade e racionalidade de alguns, "que se lixe"... é o que sinto neste momento pela nação...
"bando de idiotas, incapazes de tomar decisões sérias e de não voltar com a palavra atrás", ainda por cima puseram de lado o único actor que foi capaz de fazer alguma coisa pelo país!!!

é muito triste.

Anónimo disse...

Cá vai «veneno». Parece-me que chega de bandalhice, de pseudo reconciliações e perceber que a decência existe! Com que moral é que vão agora julgar quem quer que seja, depois de farsas (!) ridículas de entrega de armas? E a credibilidade, e a Lei, e a Justiça, será que vale tudo (ou o Xanana e o Horta - e não sei mais quem - são mas é seguidores indefectíveis das doutrinas estalinistas, «os fins justificam os meios»... Será que essa também é doutrina da Igreja? Infelizmente o momento é demasiado grave,há nódoas que dificilmente saem, e quem se lixa é o pobre timorense! Aparentemente(oxalá), estamos perante um bando de fedelhos, armados em aprendizes de feiticeiros. Caiam na real, haja decência. Fico à espera que a Igreja se pronuncie (sentado)...

Anónimo disse...

Vai esperando anonnimo das 5:49:
Lobos da mesma alcateia........!

Anónimo disse...

Reinado acantona-se em casas autorizadas pelo PR e com armas???? Qual e o objectivo? Aterrorizar de novo a populacao?

Anónimo disse...

Ouvi dizer que o Reinaldo foi preso. Foi ou nao foi? Reinaldo deve ser julgado pelos crimes que cometeu. A farsa cometida em Maubissi aquando da entrega de armas pode ser perdoada? Foi filmado a assassinar enm Fatuahi e e perdoado? Causou instabilidade no pais e e e perdoado? O que vamos dizer aos familiares das vitimas deste golpe de estado, incluindo os milhares de deslocados? Que raio de justica temos aqui no nosso Timor-Leste? Levantemo-nos todos contra os criminosos. Longuinhos nao pode continuar a ocupar o lugar de Procurador-Geral. Saibamos ser corajosos mais uma vez. Que os responsaveis desta nossa ultima tragedia sejam denunciados de uma vez para sempre.

Anónimo disse...

Anonymous said...
Reinado acantona-se em casas autorizadas pelo PR e com armas???? Qual e o objectivo? Aterrorizar de novo a populacao?

Quarta-feira, Julho 26, 2006 8:42:30 AM
Alguem quer apostar? Não vamos ter eleições em 2007....Por caso de FALTA de seguranca. Os rebeldes e Petitionarios estao livre a criar anarchia em Timor

Anónimo disse...

Quanto ao PR "proteger" quem quer que seja, o problema e que o Reinado e os outros nao foram nem os unicos, nem os maiores, nem sequer os primeiros a matar!!

Nao podemos esquecer que dos estimados 30 mortos, 20 deles morreram nas maos das F-FDTL. (10 policias desarmados, 5? civis em Tacitolo, um militar do grupo do Alfredo, 4 do grupo de Rai Los). Estas mortes foram causadas directamente pelas F-FDTL atraves de uma intervencao ilegal feita por ordem igualmente ilegal do governo.

Dos restantes 10 e tirando os familiares de Rogerio que morreram carbonizados em sua casa, quantas mortes foram causadas DIRECTAMENTE pelos rebeldes em combate? Facam la as contas!!

Esta a ver como o problema dos "assassinos" nao e assim tao simples como voces querem fazer acreditar. O PR sabe muito bem disso e se Alfredo nao for protegido, de uma maneira ou de outra, vao manda-lo juntar-se aos 30 e a sangue frio. Pois porque ainda nao esquecemos o que as F-FDTL fizeram aos 10 policias. Massacraram os homens e mulheres a sangue frio e a queima-roupa. Um AUTENTICO massacre para o qual jamais podera haver defesa possivel!
Quando comecamos a fazer as contas e que as coisas comecam a clarear. Nao e?

Quarta-feira, Julho 26, 2006 10:22:56 AM
Anonymous said...

E depois admiram-se que Alfredo tinha pistolas e municoes em sua posse.

Depois daquele barbaro massacre de policias desarmados e na presenca dos oficiais de seguranca da ONU que tinham negociado a sua rendicao, compreendo perfeitamente a reluctancia de Alfredo em desarmar-se por completo ate que a situacao fique resolvida de uma vez por todas.

Quarta-feira, Julho 26, 2006 11:10:41 AM

Anónimo disse...

Alcino Baris frisa: "a competência de tomar decisões cabe ao Procurador-geral."

Seria assim, caso Longuinhos Monteiro fosse um Procurador Geral e não uma "longa manus" do Presidente da República!

E não deveria ser esquecido que as decisões do Procurador-Geral devem ser fundamentadas com a lei à qual deve obediência.

Xanana Gusmão apenas deve obediência a ele próprio - "L'etat cest moi"

Anónimo disse...

Procurador Geral???? Todos sabem e sabiam quem é este camarada. O PR também. O PR o reconduziu ao cargo porque quis, pois sabia dos seus "desvios morais", para dizer o mínimo.

Anónimo disse...

Há qualquer coisa de "santinhos" no elenco do I Governo Constitucional não há? É que ainda não percebi onde é que querem chegar?

A queda continua mas até atingir o chão, tudo vai bem!

;)

Aconselha-se aos mais incautos e desconfiarem de gente com tanta certeza mais ainda quando afinal estavam apostados numa governação a longo prazo.

Não ameaçem mais que agora até já podem dizer que a ameça até é do pessoal rebelde.

Os rebeldes foram o trinco, e os trincos servem para abrir e fechar...

Anónimo disse...

Os rebeldes foram o trinco, e os trincos servem para abrir e fechar... E o anónimo das 12:14:04 PM é o teórico dos “trincos”? Parece que pelo menos estes 21 já estão fechados. Pena é que ainda andem tantos à solta, mas atrás do tempo, tempo vem.

Anónimo disse...

Olhe que até ao lavar dos cestos é vindima. Você não sabe quem ainda vai ter que responder em tribunal.
Cheira-me que o ginásio que serviu para o congresso vai ser pequeno.
Então quando os casos de corrupção começarem a saltar é que vai ser o bom e o bonito. Só não vai dar fogo de artifício porque é um fenómeno transversal a todos os níveis da governação, desde o porteiro até ao topo da pirâmide governativa.

Anónimo disse...

Anónimo das 3:50:29 AM: quando querem forçar "regime change" normalmente usam um de dois: ou a existência de armas (caso do Iraque, agora do Irão e da Coreia do Norte) ou a célebre corrupção (com os desvios, as contas no estrangeiros, etc.). Para virem agora com o "papo" da corrupção é porque já estão a ver a treta das armas&esquadrão mal parada. É isto não é? Já estão a fazer agulha para outra linha de argumentação... mas entretanto morreram 21 pessoas, há dezenas de ferisos, cerca de 1000 casas destruídas, 150,000 desalojados. Pense nisto. Nas consequências.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.