quarta-feira, julho 26, 2006

Dos Leitores

É lamentável que o PR considere, na prática que há uns que devem ser mais honrados que outros ... esqueceu-se de ir a Metinaro honrar os homens, mortos em Abril, da F-FDTL - de que ele é o Comandante Supremo como tão veementemente quis afirmar após a reunião do Conselho de Estado de 30 de Maio.

É sempre dois pesos e duas medidas! Até no honrar dos mortos inocentes em todo este processo que ele tanto ajudou (!!??? ou é o autor político??) a desenvolver!

***

Pois é, se o Reinado tivesse feito nos EUA o que fez em Timor-Leste, já estaria em Guantanamo.
Para além disso, seria destituído de qualquer cargo e função na Força de Defesa e ficaria impedido de receber qualquer pensão futura que contasse o tempo de serviço na Força de Defesa.

Mas como temos um PR que protege quem mata, destrói, desestrutura, desestabiliza e dá cabo de tudo quanto foi construído em 4 anos, inclusivé a credibilidade internacional - tudo em nome de uma falsa reconciliação que apenas encobre o golpe dado, mas não terminado - é preciso uma GNR para fazer cumprir a Lei!

É triste, muito triste - não que a GNR faça cumprir leis, benditos sejam - que Timor-Leste já tenha perdido tanto em tão pouco tempo.

Sei, com toda a convicção, que esta fase será ultrapassada e que Timor-Leste saberá caminhar para o futuro, filtrar a liderança política e ter pessoas honestas e capazes (acima de tudo porque dispostas a aprender e a servir o seu Povo) a liderar o país!

***

Ouvi dizer que o Reinaldo foi preso. Foi ou nao foi? Reinaldo deve ser julgado pelos crimes que cometeu. A farsa cometida em Maubisse aquando da entrega de armas pode ser perdoada? Foi filmado a assassinar em Fatuahi e e perdoado? Causou instabilidade no pais e e e perdoado? O que vamos dizer aos familiares das vitimas deste golpe de estado, incluindo os milhares de deslocados? Que raio de justica temos aqui no nosso Timor-Leste? Levantemo-nos todos contra os criminosos. Longuinhos nao pode continuar a ocupar o lugar de Procurador-Geral. Saibamos ser corajosos mais uma vez. Que os responsaveis desta nossa ultima tragedia sejam denunciados de uma vez para sempre.

***

A liberdade que o Reinado tem, passeando por Dili, fazendo o que quer, vivendo numa casa dada pelo PR e ainda por cima com armas e municoes, depois de ter desertado, roubado e matado, so vem a provar que ele nao so tem carta branca, deve ter uma cor de rosa e algumas de mais cores e nao so, tambem deve ter o controle sobre PR e PGR e de qum mais nao sei?
Se não for isto, então deduzo que o Reinado tem uma "Ferramenta enorme" e o PR e o PGR estão a usa-la para arranjar os respectivos "tubos de escape".

.

20 comentários:

Anónimo disse...

2006-07-26 - 00:00:00

Timor-Leste: nova situação de tensão com líder dos militares revoltosos
Reinado escondia armas
















Manuel de Almeida

Major Reinado manteve encontros com Xanana
Militares da GNR descobriram ontem uma quantidade apreciável de armas e munições em casa do major Alfredo Reinado, o antigo major das Forças Armadas timorenses que no início de Maio despoletou a crise político-militar ao desrespeitar a cadeia de comando. O prazo para a entrega voluntária das armas tinha expirado na segunda-feira à tarde, e o governo assegurara que todos aqueles que fossem apanhados com armamento proibido seriam detidos. A situação é extremamente delicada e colocou em alvoroço o governo e a Justiça timorenses.






A GNR deslocou-se ontem de manhã a uma residência no centro de Díli, junto ao quartel-general dos militares australianos, na sequência de uma queixa de um cidadão português, actualmente em Lisboa, que afirmou que a sua residência teria sido ocupada por estranhos. Ao chegar ao local, a patrulha da GNR constatou que a casa estava efectivamente ocupada pelo major Reinado e por alguns dos seus homens. No interior, os militares lusos depararam-se com várias armas e munições. “Ao entrarmos na casa, com autorização de quem lá vive, deparámos com o grupo do major Alfredo Reinado, que estava no interior, e onde à primeira vista havia algumas munições e material militar”, afirmou o comandante operacional da GNR, capitão Gonçalo Carvalho.

Face à descoberta, a GNR pediu à Procuradoria-Geral timorense a emissão de mandados de busca a mais duas casas contíguas, igualmente ocupadas pelos homens do major Reinado, iniciando-se então uma longa série de consultas que se prolongou por mais de sete horas e envolveu vários responsáveis políticos e judiciais timorenses, incluindo o procurador-geral da República, Longuinhos Monteiro, o vice-ministro do Interior, José Agostinho Sequeira, e o segundo comandante da Polícia Nacional, Ismael Babo, não estando descartada a possibilidade de uma intervenção directa do presidente Xanana Gusmão, até porque, segundo Reinado, foi o próprio Xanana quem lhe deu autorização para ocupar a casa em questão.

O prazo dado pelas autoridades timorenses para a entrega de armas nas mãos de civis expirou segunda-feira à tarde, e as forças multinacionais têm ordens para prender quem for encontrado com armas ou munições ilegais.

Segundo a agência Lusa, o major Reinado acabou por entregar voluntariamente à GNR nove pistolas de 9 milímetros, mais de 50 carregadores de pistolas e espingardas automáticas, granadas defensivas, granadas de fumo e diverso equipamento militar, incluindo fardas. O major Reinado e os seus homens estavam ontem à noite confinados à sua residência, sob guarda dos militares australianos, e só hoje a situação deverá ficar clarificada, nomeadamente, quanto à possibilidade de o major vir a ser – ou não – detido.

Recorde-se que o major Reinado foi o primeiro militar revoltoso a entregar as armas, no mês passado, no âmbito do processo de desarmamento das forças envolvidas na crise político-militar, desconhecendo-se por que razão decidiu manter o armamento apreendido ontem. Questionado na altura sobre a sua segurança, Reinado manifestou a sua confiança nas garantias de protecção oferecidas pelo presidente Xanana Gusmão. “O meu presidente é a minha protecção”, afirmou.

PERFIL

Alfredo Reinado, antigo comandante da componente naval das F-FDTL (Falintil-Forças Defesa de Timor-Leste) – onde detinha o posto de capitão-tenente – recebeu formação de militares portugueses e australianos, tendo recebido treino na Austrália. Posteriormente foi nomeado comandante da Polícia Militar timorense, com o posto de major, tendo abandonado a cadeia de comando a 3 de Maio deste ano, viajando para Aileu onde coordenou as acções de um grupo de militares, polícias e civis que exigiram a demissão do primeiro-ministro Mari Alkatiri.

O major Reinado exibe no pescoço, abaixo da nuca, uma tatuagem com o título do filme ‘Triple X’, onde um desportista radical amante de adrenalina luta contra terroristas que querem destruir o mundo com uma arma química. A mulher, Maria – que está grávida – e os três filhos estão em casa de familiares que residem em Perth, na Austrália, desde a década de 70, quando fugiram de Timor-Leste perante a ocupação indonésia.

HOMENAGEM ÀS VÍTIMAS MORTAIS

Uma missa na Catedral de Díli e o lançamento de flores no mar, marcaram ontem a homenagem aos mortos da recente crise político-militar em Timor-Leste, uma iniciativa a que se associou o presidente Xanana Gusmão.

Xanana reconheceu que apesar da situação estar progressivamente a melhorar no país, por aqueles que morreram “a única coisa que podemos fazer é honrar os mortos”. A homenagem começou com uma missa na Catedral da capital do país, celebrada pelo bispo de Díli, D. Alberto Ricardo da Silva, auxiliado pelos vigários das dioceses de Díli e Baucau e por mais 10 padres.

ADVOGADOS DE LOBATO DÃO O DITO PELO NÃO DITO

Rogério Lobato, antigo ministro do Interior de Timor-Leste, admitiu em Tribunal, por duas vezes, ter armado civis timorenses para poder assassinar inimigos do partido no poder, a Fretilin. Foi durante as audiências judiciais realizadas à porta fechada nos passados dias 22 de Junho e 1 do corrente que Lobato admitira a sua “culpa” quando confrontado com essa alegação, de acordo com o Programa de Supervisão do Sistema Judicial, um organismo não-governamental que tinha representantes no Tribunal.

No entanto, soube-se agora que cinco dias depois da segunda audiência, os advogados de Lobato terão preparado documentos a desmentir as alegações, alegando que o ex-ministro do Interior fora coagido por soldados australianos a prestar falsas declarações em Tribunal. Recorde-se que Vicente da Conceição (‘Railós’) declarou que Lobato lhe deu armas e lhe ordenou que assassinasse adversários da Fretilin.
Ricardo Ramos com Lusa / P.M.

Anónimo disse...

East Timorese rebel leader arrested
By Anne Barker

Australian soldiers in East Timor have arrested former rebel leader Alfredo Reinhado over firearms offences.

He is expected to appear in court in Dili today.

Australian troops arrested Reinhado at a house in Dili last night, where it is alleged he and several others were in possession of unauthorised firearms.

It is understood he has been charged with several weapons offences.

Reinhado led a band of military police into the mountains behind Dili after a fierce gun battle in late May, which left at least two people dead.

He and his men fled the Army in support of the nearly 600 soldiers - nearly one-third of the Army - who were sacked from East Timor's armed forces earlier this year.

They were staked out for weeks with their army weapons, demanding the resignation of Dr Mari Alkatiri, who stepped down as prime minister a month ago.

The unrest in Dili has claimed 21 lives and displaced more 150,000 people.

Anónimo disse...

What a lie by the ABC- the Australian soldiers didn't arrest him! It was the GNR! The Australian media is disgusting. They need to get their facts right!

Anónimo disse...

Alguém explica por favor ao Presidente da República que Timor-Leste não é o Chile, nem ele se chama Pinochet ou fala espanhol...
Ou será que anda a aprender em segredo?!
Se calhar anda e ninguém sabe.
Será que quando disse que se fosse preciso vestiria de novo a farda o seu nome de guerra vai ser Augusto... mais conhecido por Pinochet para os íntimos?!

Anónimo disse...

Babija: O que voce nao entende e que com exemplos tao descabidos nao convence ninguem. Um alfredo nunca faria uma coisa dessas nos EUA porque um Mari com as ideologias e tendencias que tem nunca seria um Presidente(equivalente do PM) nos EUA.
Comparacoes desse tipo nao ajudam nada a compreender o sucedido em Timor.

Quanto ao PR "proteger" quem quer que seja, o problema e que o Reinado e os outros nao foram nem os unicos, nem os maiores, nem sequer os primeiros a matar!!

Nao podemos esquecer que dos estimados 30 mortos, 20 deles morreram nas maos das F-FDTL. (10 policias desarmados, 5? civis em Tacitolo, um militar do grupo do Alfredo, 4 do grupo de Rai Los). Estas mortes foram causadas directamente pelas F-FDTL atraves de uma intervencao ilegal feita por ordem igualmente ilegal do governo.

Dos restantes 10 e tirando os familiares de Rogerio que morreram carbonizados em sua casa, quantas mortes foram causadas DIRECTAMENTE pelos rebeldes em combate? Faca la as contas!!

Esta a ver como o problema dos "assassinos" nao e assim tao simples como voces querem fazer acreditar. O PR sabe muito bem disso e se Alfredo nao for protegido, de uma maneira ou de outra, vao manda-lo juntar-se aos 30 e a sangue frio. Pois porque ainda nao esquecemos o que as F-FDTL fizeram aos 10 policias. Massacraram os homens e mulheres a sangue frio e a queima-roupa. Um AUTENTICO massacre para o qual jamais podera haver defesa possivel!
Quando comecamos a fazer as contas e que as coisas comecam a clarear. Nao e?

E por ultimo nao se preocupe que Timor vai ultrapassar isto tudo. Timor ja ultrapassou episodios muito mais negros na sua recente historia e soube mais uma vez encontrar a paz. Nao tenho alguma duvida que o vai fazer outra vez de forma cada vez mais certa.

Quarta-feira, Julho 26, 2006 10:22:56 AM
Anonymous said...

E depois admiram-se que Alfredo tinha pistolas e municoes em sua posse.

Depois daquele barbaro massacre de policias desarmados e na presenca dos oficiais de seguranca da ONU que tinham negociado a sua rendicao, compreendo perfeitamente a reluctancia de Alfredo em desarmar-se por completo ate que a situacao fique resolvida de uma vez por todas.

Anónimo disse...

Ora melhores palavras não poderiam aparecer...

Apanhem...

Anónimo disse...

quase todos os timorenses devem estar a pensar que estao numa republica das bananas,onde ha um presidente banana que defende quem mata,que defende quem queima,que defende quem destroi tudo aquilo que foi conseguido em apenas quatro anos...como portugues acho que portugal,que e' o maior doador de timor-leste,devia parar,porque para que doar algo a pessoas que ate o seu proprio pais querem ver destruido? e se isto tivesse acontecido na America e um qualquer major exigisse a demissao do george w. bush e afirmasse que este era um assassino, pois o major ja' estava na cadeira electrica...por isso continuo a achar que timor-leste e' e se continuar assim,vai ser para sempre uma republica das BANANAS!

Anónimo disse...

Pois é ... só que nada disto teria acontecido ... não teria havido sequer mortes, nem deslocados, se o sr Reinado, Salsinhas, Taras e Tilmans não tivessem desertado, levado armas, e cumrpido/obedecido as ordens do(s) autor(es) moral(-is) e político(s) do golpe!

Felizmente para o Estado e Povo de Timor-Leste que existe a F-FDTL ... caso contrário já nem Estado existiria!

Anónimo disse...

babija, concordo que por enquanto nada disto teria acontecido, mas mais lá para a frente, perto das eleições as outras armas que ainda não estão contabilizadas iriam ser usadas para intimidar o voto e assegurar a maioria da FRETILIN outra vez.
É que ainda faltam essas. As tais 8.000 que o Rogério mandou comprar em concurso público, lembra-se?
Onde estão?

Pois é.

Anónimo disse...

Anónimo das 9:17:17 PM: você deve sentir-se um dos “escolhidos” para pastorear a plebe, por decreto divino, por isso tem tanto preconceito contra quem trabalha e contra quem procura gerir o melhor possível os recursos do seu país e do seu ministério. Ainda nem entendeu que hoje quem escolhe é o povo através do seu voto e que sim senhor, um bom governante deve acautelar a gestão dos recursos porque estes são escassos. E diga-me lá qual o governante que se chateia por ter mais poderes? Só se for um governante de faz de conta, mas o meu ponto não era esse, o meu ponto é que o Ramos-Horta não pôs na coordenação global nem a Defesa, nem a segurança interna, nem os Estrangeiros. E sabemos porquê, ou não sabemos?

Anónimo disse...

Anónimo das 10:22:56 AM: esqueceu-se do “pormenor” de os polícias terem sido os últimos a morrer, todas as outras mortes aconteceram antes, as primeiras cerca de um mês antes… portanto o melhor é arranjar outro filme que este como viu pifou.

Anónimo disse...

Anónimo das 11:10:41 AM: o Alfredo e muchachos desertaram com as armas em 3 de Maio, os polícias foram mortos mais de 20 dias depois. Dá para alguém se perguntar com que armas?

Anónimo disse...

Dá e a resposta é simples. Se você não distorcesse os factos testemunhados por jornalistas e polícias da ONU (como só vocês sabem fazer), nem fazia essa pergunta idiota.

Os polícias que se renderam no QG da PNTL, desarmados e cuja saída do quartel foi negociada por polícias da ONU (incluindo um português que já prestou testemunho disso), foram assassinados a sangue frio por 3 elementos do pelotão das Falintil que estava a cercar o QG da PNTL.
Pode-se dizer com espanto, que aos 26 de Julho de 2006, só você é que não sabe isso.
Esta ignorância não abona muito em favor do rigor dos seus comentários anteriores.

Mas como disse o anónimo acima, faltam muitas armas mais. As tais 8.000 do concurso público.

Querem ver que o Xanana tinha razão no discurso que fez?
O cavalheiro também terá as suas fontes de informação, quiçá até dentro do partido, que muita gente não esqueceu quem ele foi no mato, enquanto outros se passeavam no exterior.

E depois estes comentários absurdos de ser um futuro Pinochet.

O homem pertenceu ao CC da FRETILIN. Foi líder da luta armada quantos anos, foi preso por denúncia e torturado pelos indonésios, é eleito por 83% dos votantes e agora querem chamá-lo de Pinochet? Tá tudo doido?
Fazem lembrar o Estaline, que mandava retocar as fotos de estado para fazer desaparecer das fotografias (das fotografias e do número dos vivos) os potenciais sucessores.

A facilidade com que fazem a revisão da história é impressionante. Este revanchismo todo é por ele ter despartidarizado a luta armada nos idos de 1986? Ou então são miúdos que quando nasceram já Xanana era Presidente e não sabem nada para trás.

Anónimo disse...

Anónino das: 11:28:04 PM : ainda bem que disse “polícias da ONU (incluindo um português que já prestou testemunho disso)”, porque talvez se lembre que esse episódio, bem como o episódio de Abril fazem parte do inquérito para o qual a ONU já destacou os inquiridores mas que ainda NÃO chegaram a Timor-Leste e portanto deixemos que seja eles a inquirir e a concluir.

Sobre as armas – todas as armas – como sabe, foram os Australianos a quem encarregaram das contagens. Já concluíram a contagem das armas das F-FDTL e concluíram que faltavam menos de uma dúzia e dentro de pouco tempo concluirão a contagem das armas da PNTL. Tenha calma que brevemente se saberá quantas estão em falta, mas tendo ainda só o Alfredo 900 armas por entregar (300 em Dili, 600 no resto do país) adivinha-se que destas armas da PNTL é que há forte rombo. E lembro-lhe que o antigo comandante Paulo Martins desapareceu do seu posto de trabalho mas é visita habitual do seu PR.

Afinal nada desmentindo do que eu antes escrevi acaba por confirmar que de facto tendo sido os elementos da PNTL os últimos mortos registados nesta crise, não poderiam nunca ter sido o álibi para as criminosas acções dos desertores, incluindo as do Alfredo.

Anónimo disse...

Chega. Desisto. O seu poder argumentativo desarma-me. A minha filhota com 4 anos de idade argumentava assim.

O polícia português falou em directo para as câmaras da TV, sua tonta.

Onde é que você foi buscar essa das 900 armas do Reinado? Páre de beber.
O Reinado há-de ter mais armas que as que entregou, claro. Mas 900? O número é tão absurdo que só um atrasado mental sequer contempla mencionar um número desses.

O que eu gostava que a Sra. entendida em assuntos de Timor-Leste explicasse, é onde estão as armas do lote de 8.000 que o rogério Lobato mandou comprar no tal concurso público em 2004.

é que as FDTL já tinham armamento oferecido pelos EUA e Austrália como parte do aopoio à formação.

A PNTL já tinha sido equipada pela ONU com armas do melhor que há, as tais Glocks. alguém em Nova York recebeu uma bela comissão).

As 8.000 eram para quê?

Para os tirinhos quando abrisse a Feira popular?

Anónimo disse...

Anónimo das 1:31:31 AM: ontem, num post aqui estava essa informação do Alfredo ter 300 armas em Dili e 600 espalhadas pelo resto do país e NINGUÉM a contestou. Ou não a viu?

E das 8.000 você é o primeiro a falar por aqui. E eu lembrei-lhe que nem o PGR se lembrou de imputar ao Rogério Lobato qualquer acusação relacionada com isso, mas tão somente com o que o Railós alegou. Se é assim tão grave o que diz respeito às 8.000 porque não apresenta queixa? Já nem há desculpas de terem medo, então não ganharam a "guerra"?

Eu sei qual é o seu problemas, são as queixas em carroucel, para criaram clima, para agitarem, para assustarem, para baralharem. Começam por dizer uma mentira, depois avançam para outra, logo a largam para agarrar uma terceira, logo a largam para arranjarem uma quarte e assim sucessivamente. Isso pode baralhar ao princípio, mas depois perde o efeito. E pior, acabam por cair no ridículo. Ou acha você que alguém acredita que se o Rogério Lobato tivesse algum caso por causa de 8.000 armas o tinham acusado de distribuir umas poucas unidades?

Anónimo disse...

O seu problema margarida e que so pode convencer a debeis mentais como voce. Quanto ao massacre dos 10 policias nem vale a pena armar-se em ignorante porque ninguem a leva a serio. O Taur Matan Ruak vai ser ouvido relativamente a essa questao. O oficial portugues da ONU afirmou ter levado os 3 militares que dispararam sobre os policias para entregar a Taur Matan Ruak que prontamente pediu desculpas e prometeu que iriam ser punidos. O cessar de fogo tinha sido previamente negociado com o proprio Taur Matan Ruak e o Mari Alkatiri que garantiram que os militares iriam respeitar a rendicao.
Eu so escrevo estas palavras para a informacao e beneficio de outro leitores que genuinamente possam nao estar a par dessas informacoes, e nao porque acredito que voce nao saiba. Nao! Voce sabe, e muito bem mas esta armada em "psicologa" lavadora de cerebros.

Se por alguem ter colocado um post aqui alegando que o Alfredo tem outras 900 armas e ninguem ter contestado passa a ser facto isso so pode caber na cabeca de uma debil mental como a margarida. Ou entao e clara demonstracao de uma absurda e descarada tentativa (tipico seu) de surrateiramente fazer passar as palavras de um anonimo qualquer por verdade.
Ja lhe tinha dito antes e torno-o a dizer: Os leitores que acedem este blog nao sao debeis mentais e as suas tentivas de lhe mentir como se tal fossem so demonstra a sua propria debilidade mental.

Anónimo disse...

Entende a Margarida que se eu puser seja o que for aqui neste blogue e ninguém contestar (provavelmente por entender que é tão absurdo que nem merece contestação), passa a ser verdade? Sério?
Olhe que eu experimento!

É esse o seu critério de avaliação de informação? Ou tem que estar em linha com a orientação do Pravda português?

Anónimo disse...

Anónimo das 3:44:17 AM: você fala em 8000 armas/Rogério Lobato e é a pura da verdade eu respondo-lhe com 900 armas/Alfredo e sou débil mental? Quer que alguém acredite que não andam armas da PNTL nas mãos de ninguém? Quer fazer-nos acreditar que TODAS as armas e munições foram mesmo entregues? Pode convencer algum leitor daqui disso, mas não conseguiram convencer ainda os 150,000 deslocados. Ou acha mesmo que os deslocados continuam a ir dormir aos campos por puro masoquismo? Não será mesmo que se sentem indeguros porque precisamente sabem que as armas da PNTL andam a monte?

Anónimo disse...

Os deslocados nao voltam para casa nao por causa do Reinado de certeza. Ate agora os unicos militares que mataram civis foram militares das F-FDTL leais ao governo.
Eles nao voltam por causa de outros grupos desconhecidos mas como o de Rai Los, Leima-Lima e Labadain. Porque os deslocados estao nos campos por serem de Lorosae e nao por serem da fretilin ou pro-Alkatiri. Para eles nao interessa se sao da fretilin, PD, PSD ou qualquer outro partido.
Com uma divisao tao profunda nao me admirava nada ver um Fretilin de Loromonu a jogar num Fretilin de Lorosae refugiado num campo para deslocados.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.