quinta-feira, julho 06, 2006

Dos leitores.

O que parece é que Xanana e os seus seguidores estão tão inebriados com a certeza do seu próprio poder de decidir à margem da lei que deixaram expirar o prazo para apresentar em Tribunal a pretensão de ilegalidade da eleição dos orgãos directivos da FRETILIN.

A isto se chama cegueira de quem julga deter o poder.

13 comentários:

Anónimo disse...

Agora que estão em Timor as várias comissões, delegações e representações internacionais Xanana Gusmão volta a chamar o constitucionalista Prof. Pedro Bacelar para mais uma vez o utilizar a seu belo prazer na tentativa desesperada de esconder à comunidade internacional que violou grosseiramente as suas obrigações como Chefe de Estado.

Anónimo disse...

Stressssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

Anónimo disse...

E voces que estão em Timor-Leste como acessores( os celebres pofissional advisors) tem a obrigacão de exercer as fossas funções de forma isenta e professional, em vez de estarem aqui no blog a deitar abaixo aqueles a quem voces devem servir. Pelo que vejo pelo comentario das 8:02;15 é nitidamente escrito por alguem que s´srve para distruir e pelo que vejo são lacaios da FRETILIN, ops...Alkatiri e seus lacaios.... Xanana voltou a trazer o P. Bacelar...e porque não? Isso que o tal Malay Azul que escreveu o comentario é dos que não está a funcionar á altura do posto que tem em TL.

Anónimo disse...

Em vez de insultos, convém esclarecer que, desta vez, o Dr. Pedro Bacelar de Vasconcelos NÃO se encontra em Timor-Leste a pedido do PR, ou com missão de esclarecer o PR (que bem precisa, por sinal).

A sua missão tem a ver com a situação geral do sistema de justiça (que também bem precisa, por sinal).

IC

Anónimo disse...

Obrigado IC pelo esclarecimento.

Anónimo disse...

O Pedro Bacelar na jusriça?

Vou gostar de ver os oportunistas sem principios e de profissionalismo duvidoso... diria, um pouquinho assustados não?!

Anónimo disse...

A começar pelos compatriotas de Pedro Bacelar da Procuradoria-Geral... Vai ser lindo!

Anónimo disse...

O casal Juiza / Investigador talvez já nem o Embaixador americano lhes valha!

Anónimo disse...

Todo o respeito e admiração que o mundo tinha por Timor-Leste foi destruído de forma quase selvática por Xanana Gusmão.

É triste assistir à destruição de um sonho legitimo do Povo Timorense - a paz, a democracia, o desenvolvimento - por um só homem que ironicamente foi o que deu o início ao sonho.

Anónimo disse...

IC : diz que a missão de Pedro Bacelar de Vasconcelos tem “a ver com a situação geral do sistema de justiça”. Foi pena que ele antes de sair de Lisboa tivesse contado outra história, mais concretamente na entrevista que deu a Adelino Gomes, no Público, em 04/07/06:
Público: O que vai fazer concretamente, de novo, a Timor-Leste?

Pedro Bacelar de Vasconcelos: Vou numa missão para a qual fui convidado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, acedendo a um pedido do Presidente timorense, Xanana Gusmão. Vou como perito independente, enquanto professor de Direito Público e não, portanto, como enviado do Governo. Irei colaborar, por exemplo, na definição do quadro da próxima missão das Nações Unidas. (…)”
Aliás, como vê é o próprio Prof. Vasconcelos que adianta que vai “acedendo a um pedido do Presidente timorense”…

PS: tive que transcrever, pois não está on-line. Mas não é nada que um fax não resolva.

Anónimo disse...

Sim, é triste ver aquilo em que Xanana Gusmão se transformou ... tudo aquilo que andou anos a dizer que não desejava transformar-se!

Faço apenas um pequeno reparo ao comentário do anónimo das 11:16:31 PM: "homem que ironicamente foi o que deu o início ao sonho".

NÃO foi ele que deu início ao sonho. Ele limitou-se a acompanhar o sonho de outros que morreram na luta bem como de outros que (felizmente para o Povo de Timor-Leste) ainda se encontram vivos.

Não foi ele que iniciou a Resistência ao invasor ... a figura de Xanana Gusmão emerge a partir da morte de Nicolau Lobato e de quase toda a direcção da Fretilin - à excepção de um grupo de três homens (Mau Hunu, Tchai e Xanana Gusmão).

Ele toma a rédea da liderança da Resistência a partir dessa fase.

Anónimo disse...

Sim, Margarida. Corresponde a um pedido do Presidente da República dirigido ao Governo de Portugal, no sentido de ser prestada assistência ao sistema de justiça.

Confie, desta vez, Pedro Bacelar não foi para assessorar o PR. Caso contrário não iria através do MNE de Portugal! Da vez anterior, em que foi a TL a pedido do PR e para o assessorar directamente, Pedro Bacelar não foi através do MNE, naturalmente.

Anónimo disse...

E a equipa de advogados do Alkatiri. Quando e que embarcam para Dili. Ou isso foi so areia para os olhos porque nem sequer ha interesse em fazer declaracoes a PGR?
Esta para ser visto...

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.