quarta-feira, julho 26, 2006

De um leitor - Tradução da Margarida

A distinção entre forças armadas constitucionais e um exército de rebeldes está rapidamente a ficar manchada por acções do próprio Presidente. Dum lado temos Alfredo Reinado a reclamar estar ainda nas forças armadas e que Xanana é o seu legítimo comandante. Mas por lei foi-lhe ordenado que entregasse as suas armas. As F-FDTL estão confinadas aos seus quartéis e a reter os seus equipamentos.

Assim, pergunto, porque é que o Presidente continua a reconhecer Alfredo como parte das forças armadas? Isto é muito perigoso porque Alfredo pode ainda esconder as suas armas e aparecer um dia e dizer que o seu grupo consiste de forças armadas legítimas. Outra eminência ainda mais perigosa é a emergência de dois grupos armados rivais, ambos bem equipados e treinados.
As guerras civis em Moçambique e Angola trouxeram muita devastação por causa da existência de dois exércitos rivais. Pode Timor-Leste dar-se ao luxo de seguir o caminho de Angola e Moçambique?

Um dos grupos tem de ser desarmado e despedido imediatamente antes que seja tarde de mais, especialmente quando lidamos também com o facto de cada um dos grupos estar desprendidamente ligado com uma região, seja por estar ligado etnicamente ou não.
.
Cá vai «veneno». Parece-me que chega de bandalhice, de pseudo reconciliações e perceber que a decência existe! Com que moral é que vão agora julgar quem quer que seja, depois de farsas (!) ridículas de entrega de armas? E a credibilidade, e a Lei, e a Justiça, será que vale tudo (ou o Xanana e o Horta - e não sei mais quem - são mas é seguidores indefectíveis das doutrinas estalinistas, «os fins justificam os meios»... Será que essa também é doutrina da Igreja? Infelizmente o momento é demasiado grave,há nódoas que dificilmente saem, e quem se lixa é o pobre timorense! Aparentemente(oxalá), estamos perante um bando de fedelhos, armados em aprendizes de feiticeiros. Caiam na real, haja decência. Fico à espera que a Igreja se pronuncie (sentado)...

2 comentários:

Anónimo disse...

Assim devagarinho que na verdade Vs. Exas não sabem bem o que se vai passar, retenho esta:

"... As guerras civis em Moçambique e Angola trouxeram muita devastação por causa da existência de dois exércitos rivais. Pode Timor-Leste dar-se ao luxo de seguir o caminho de Angola e Moçambique?..."

Mas voltaram ao discurso de 1975 outra vez?
Pensei que já tinham percebido que não podem mais ser radicais em terras de Timor-Leste.

Se o forem vão deitar tudo a perder e é exactamente isso que este blog prima por fazer desde sempre. Acontece que o pessoal daquela zona bem como outras estruturas como a ONU - ainda bem que assim é - não o vão permitir!

Aliás, a sua existência (a deste blog) deve-se a mera questão de agenda de intoxicação política - DESDE SEMPRE! Em nada participa para o processo!

São uns aflitos vindos de ex-gabinetes, militantes, agentes (da nossa Secreta?... essa é porreira!), pessoas azedas, fisgadas claramente no elemento evidente de apoio ao radicalismo e espante-se pela própria legalidade. Há pessoas que não percebem o que se está a passar e a única imagem que passa é a que Vs. Exas. alvitrm e defendem com unhas e dentes, é sintomático de que ou está tudo mal com a PR ou afinal quase tudo mal para o Vosso lado. Pronto, está certo, força aí!

Batam com a cabeça com a força que quiserem, mas só com a cabeça e deixem que as coisas sigam o rumo que têm de seguir.

Anónimo disse...

Porque é que não argumenta com factos e onjectividade.

É sintomática a mesquinhice de quem vem para este blog fazer apreciações generalistas baseadas em slogans políticos desgastados (já nem o Banco Mundial e o FMI leva a sério as acusações feitas a Mari Alkatiri e à Fretilin!) e, tão frequentemente linguagem ordinária ... apenas revelam incapacidade de argumentação (por falta de objecto a criticiar e factos?) e desespero perante a ausência de factos ...

Incapcidade mental, no seu todo. Criem o vosso próprio blog e divirtam-se com o palavreado baixo! Não parecem ter nível intelectual para mais do que isso.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.