quarta-feira, julho 26, 2006

Armas encontradas em casa de major rebelde

TSF ONLINE INTERNACIONAL





Foram encontradas armas numa casa em Díli ocupada pelo major Alfredo Reinado. Esta decoberta feita pela GNR aconteceu menos de 24 horas após o fim do prazo para a entrega voluntária de material de guerra.


A GNR encontrou, esta terça-feira, uma grande quantidade de armas e munições numa casa de Díli onde está o major Alfredo Reinado, uma detecção que acontece menos de 24 horas após o fim do prazo de entrega voluntária de material de guerra.

Esta descoberta foi feita na sequência de uma denúncia do legítimo dono desta casa, tendo então sido encontradas munições de vários calibres, pistolas e granadas, segundo explicou o comandante da força da GNR na capital timorense.

«Verificámos logo que havia algum material militar e munições e desta forma contactámos o Procurador de modo a ter autorização para fazer buscas à casa», continuou o capitão Gonçalo Carvalho, em declarações à TSF.

Numa primeira fase, foi ponderada a hipótese de o grupo de Alfredo Reinado ficar com as armas, só que após conversações com o líder rebelde não só este entregou voluntariamente as armas como também autorizou as buscas às três casas que estavam a ocupar.

O major rebelde recebeu ordens do presidente timorense Xanana Gusmão para se acantonar numa casa em frente ao quartel-general das forças militares australianas, contudo acabou por ocupar outras duas casas, incluindo uma onde foram encontradas as armas.

«Nessa entrega voluntária e nas buscas que ainda decorrem, já encontrámos nove pistolas de nove milímetros e de .45, mais de 50 carregadores de espingardas automáticas, assim como granadas defensivas e de fumos, assim como material de transmissões e outro material militar», adiantou o capitão da GNR.

Gonçalo Carvalho confirmou ainda que ninguém foi detido nesta operação por ordem do Procurador-geral Longuinhos Monteiro, visto que esta entrega de armas ainda foi integrada no contexto da entrega voluntária que começou a 30 de Junho e que terminou na segunda-feira.

«Por decisão do Procurador-geral eles vão continuar nas casas até arranjarem um novo local para onde possam ficar e não vão ser detidos», adiantou o comandante do contingente da GNR à TSF.




Publicado a 25 de Julho 06 às 12:27

3 comentários:

Anónimo disse...

Afinal quem é que distribuiu armas a civis?!
Sim porque Reinado após a deserção é um mero civil.
Sem dúvida que Xanana também deveria ser investigado já que foi quem deu a ordem de ocupação (ilegal) das casas onde as armas se encontravam.
Não fosse Longuinhos Monteiro, o Procurador-Geral estar ao "serviço" do Presidente da República seria o decurso normal.

Anónimo disse...

«Por decisão do Procurador-geral eles vão continuar nas casas até arranjarem um novo local para onde possam ficar e não vão ser detidos»

Rectificação:

Onde se lê:

"por decisão do Procurador-Geral"

Deve ler-se:

"Por ordem de S.E. o Presidente da República"

Anónimo disse...

Sim porque é o Sr. Presidente da República que está a proteger este criminoso. O Sr. Primeiro Ministro e o PGR também. Aliás, eles também protegem o Railós. Aos amigos tudo. Aos inimigos a lei! O Timor não merece esta situação.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.