quarta-feira, julho 26, 2006

Alfredo Reinado e sus muchachos presentes a um juiz

Esta tarde.

.

15 comentários:

Anónimo disse...

Hoje a noite, vou dar uma, vou dar uma, voltinha por ai! Yeah Ver as expressoes de contentamento na cara dos Timorenses! Mais um bandido que vai ficar atraz das grades e espero para sempre!
Mau Beick

Anónimo disse...

Transcrição de notícia do DN por não estar on-line:

Presidente pode ter elaborado iniciativa da oposição

Armando Rafael, Diário de Notícias, 26 de Julho de 2006

O projecto de lei eleitoral que vários deputados da oposição timorense entregaram há uma semana no Parlamento poderá ter sido elaborado por três juristas do gabinete do Presidente Xanana Gusmão.

Esta é, pelo menos, a suspeita que existe em Timor-Leste e que parece ser apoiada por documentos a que o DN teve acesso. A começar por um ofício, escrito em inglês, em que os juristas FL, JCA e CM remetem para o Presidente da República, com conhecimento ao respectivo chefe de gabinete, os dois documentos que lhes tinham solicitados: o projecto de lei eleitoral para o parlamento nacional; e o projecto de lei que cria a Comissão Eleitoral Independente.

Sendo que as iniciais que ali estão referenciadas correspondem aos nomes dos juristas Francisco de La Torre (FL), José Carlos Aragão (JCA) e Carmelita Moniz (CM).

Sendo que o teor do projecto elaborado no gabinete de Xanana é, em tudo, idêntico ao que os deputados da oposição Manuel Tilman, João Mendes Gonçalves, Alexandre Corte-Real e Vicente Guterres, entre outros, viriam a entregar, no dia 18, na mesa do Parlamento, antecipando-se, assim, ao governo, cujas iniciativas terão agora de voltar a ser confirmadas, atendendo à substituição de Mari Alkatiri por Ramos-Horta como primeiro-ministro.

Em termos substanciais, a iniciativa da oposição distingue-se da proposta do governo em dois pontos cruciais: mantém o complexo sistema de apuramentos previsto na legislação da ONU e é omisso sobre o limiar de representação que estava contemplado pelo Governo e que apontava para um mínimo de 5% dos votos, abaixo do qual não seria possível eleger qualquer deputado.

Sendo que a proposta do Governo, que é apoiado pela maioria absoluta de que a Fretilin dispõe, previa igualmente que Timor-Leste adoptasse o método de Hondt para apurar a representação de cada partido ou coligação.

Anónimo disse...

O Alfredo so vai parar na prisao quando o Rogerio e o Alkatiri abrirem o caminho.

Anónimo disse...

O método de hondt é sem dúvida o mais justo, mas a ideia do limiar dos 5%, visava simplesmente, por consequência do método de Hondt, captar os votos "perdidos" o que só beneficia o(s) maior(es)partido(s).
A FRETILIN andou a fazer contas.
Espera-se que os partidos da oposição também saibam fazer as suas para não serem enganados.

Anónimo disse...

EU CA ATE ACHO QUE DEVERIAM IR TODOS PRESOS:MARI,LOBATO,SALSINHA, REINADO ETC...
SO PECO UM GRANDE FAVOR;PONHAM TODOS NA MESMA CELA E DEITEM A CHAVE FORA.

O POVO AGRADECE ATRAVEZ DA MINHA PESSOA.

BEM HAJAS TIMOR LESTE

Anónimo disse...

Anonimo do Quarta-feira, Julho 26, 2006 9:14:12 PM, esqueceu-se de incluir HORTA, XANANA, ALBERTO RICARDO, MARIO CARRASCALAO, FERNANDO ARAUJO, MARIANO SABINO, ...

Anónimo disse...

Eh muchacho Alfredo, do you want a VB? See your muchachos from Australia!
Mau Beick

Anónimo disse...

O anónimo das 9:40:45 PM queria ver o terreno limpo. Olhe que esses métodos foram até retratados no XX Congresso do PCUS, não se lembra? Foi cá um choque para os camaradas portugueses.
Mas foi só para eles, que o resto do mundo já estava fartinho de saber. Mas como isso não vinha no Avante, não podiam saber.

Anónimo disse...

Anónimo das 10:58:33 PM: só falta mesmo dizer que HORTA, XANANA, ALBERTO RICARDO, MARIO CARRASCALAO, FERNANDO ARAUJO, MARIANO SABINO, são vacas sagradas. Mas se ler a Constituição da RDTL reparará que lá não há esta categoria. São todos cidadãos e a todos a lei se aplica nas mesmas circunstâncias.

Anónimo disse...

Pois aplica, mas agora quer acusá-los de quê?
O outro queria-os presos só porque sim, nem os acusava e muito menos os julgava e condenava de nada, era só porque sim e vai daí juntou-os à lista.

Você fez eco e perguntou se eram vacas sagradas.

Todos são inocentes até trânsito em julgado de condenação definitiva. Entendeu?

Queria que fosse à moda antiga. Dava-lhe fé.
Como diria o Conde d'Abranhos: "Não me calha!"

Portanto, segundo ele pela lista que mostra, era tudo o que não fosse FRETILIN e mesmo aí, os dissidentes também iam, e ficava o país transformado num Éden terrestre.

Timor-Leste não tem uma Sibéria que necessite de deportados para fazer cidades novas. Já teve deportados sim, mas os do Salazar. Voltamos ao mesmo?

Anónimo disse...

Anónimo das 1:10:15 AM: tal vai a nervoseira, hem? Compreendo. Afinal tinham ganho a "guerra" com toda a "esperteza" e 21 já estão detidos. O problemas são as 900 armas ainda não recolhidas ao Alfredo. Espero que ele indique depressa onde estão para descanso de todos e particularmente dos desalojados.

Anónimo disse...

900? Só? Ele contou-lhe ao ouvido? Não se meta com ele que já é casado.

Anónimo disse...

Cheira a peixe podre. Pfff...

Anónimo disse...

A margarida anda por aqui? pois cheira, cheira...

Anónimo disse...

Eu como Timorense agrqdeco a todos os que tem contribuido neste blog, mas por facvor nao tragam as vossa trincas la de casa para aqui! A causa de Timor uniu todos os Partidos, Igreja, Intelectuais, pessoas simples e anonimas, toda sociedade civil em Portugal e um pouco por todos os continentes. Nao transformem o caso actual numa luta esquerda e direita, procurando cada uma influenciar e encontrar seus parceiros privilegiados, como aconteceu em relacao ao conflito Angolano que espero que tenha passado de vez a Historia! Ja nos basta a famijerada ideia Presidencial de lorosae e loromono!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.