quinta-feira, junho 15, 2006

Mais uma vez, não chegaram a tempo...

Assalto a armazém do governo pode render milhares de dólares

Díli, 15 Jun (Lusa) - O assalto a um armazém do governo, onde estavam 30 toneladas de madeira de sândalo de boa qualidade, pode ter rendido centenas de milhares de dólares aos assaltantes, disse hoje o ministro da Agricultura à Lusa.

Estanislau da Silva, que testemunhou parte do assalto hoje de manhã, bem como a inoperacionalidade dos militares australianos chamados ao local, calcula que a madeira de sândalo roubada "pode render centenas de milhares de dólares", para além das alfaias agrícolas e fertilizantes, que também foram saqueadas do local.

"Eu e o primeiro-ministro deslocámo-nos ao local (atrás do Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas) e ainda vimos um camião carregado, que foi intimado a parar, tendo os seus ocupantes sido entregues ao Procurador-Geral da República", para posterior apresentação a um juiz, acrescentou Estanislau da Silva à Lusa.

Dada a ausência de militares australianos, o ministro telefonou para o comando australiano, que fez deslocar alguns efectivos, "que apenas ficaram a observar, sem fazerem o que quer que fosse para impedir o roubo".

A Lusa contactou o porta-voz das forças militares internacionais, o major australiano James Baker, que disse não ter conhecimento do incidente, mas que iria solicitar informações sobre o mesmo, reservando para mais tarde uma declaração sobre o caso.

O major James Baker acrescentou que desde o passado dia 25 de Maio, dia em que chegaram a Díli os primeiros efectivos militares australianos, "foram já detidas 130 pessoas" por envolvimento em confrontos ou saques a bens públicos e privados.

Relativamente ao assalto ao armazém do governo, este incidente vem na sequência de outras iniciativas semelhantes, primeiro contra dois armazéns do Programa Alimentar Mundial, em que uma multidão aproveitou para se apropriar de dezenas de milhar de sacos de arroz e fertilizantes, julgando neste caso tratar-se de milho para consumo doméstico.

Posteriormente, ainda no bairro do Fomento, atrás do Ministério da Agricultura, os armazéns do governo com material de escritório, entre móveis e computadores, foram igualmente alvo de saque e vandalismo.

Estanislau da Silva lamentou que as tropas australianas "nada façam para impedir estes assaltos" e fez votos que os efectivos da GNR estacionados em Díli, por enquanto com a missão de assegurarem a ordem pública no bairro de Comoro, tenham a sua área de acção alargada a toda a capital timorense.

"Tenho a certeza absoluta que, quando isso acontecer, pelo prestígio e forma de actuação que deram provas no passado, vão por cobro a este tipo de assaltos", garantiu.

O governante timorense referiu ainda à Lusa que "há dois ou três dias, os australianos solicitaram ao governo autorização para inspeccionarem o armazém assaltado quarta-feira e hoje de manhã, alegando que tinham informações sobre a existência de armas no local".

"Eles foram lá e, naturalmente, não encontraram nada do que estavam à procura. Só lá estava o sândalo, as alfaias agrícolas e os adubos e fertilizantes", disse.

A madeira de sândalo que se encontrava armazenada era produto de apreensões efectuadas no passado, e que o Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas se preparava para vender, uma vez concluído o processo judicial que conduziu à sua apreensão.

Segundo Estanislau da Silva, o quilograma de madeira de sândalo de boa qualidade, como era o caso do que foi roubado, poderia ser vendido a 13 dólares, pelo que as 30 toneladas poderiam render cerca de 390 mil dólares (cerca de 305 mil euros).

EL.
Lusa/Fim

7 comentários:

Anónimo disse...

Este comportamento dos australianos é uma verdadeira vergonha para a Austrália! Será que não é possível fazer passar esta mensagem para os media australianos?
E será que o governo não faz nadica de nada? Será que o "governador" japona não relata isto para a sede da ONU?
Que revolta!...
Parece que foram para Timor só para assegurar o controlo do país e por isso e para eles, quanto pior melhor!...
Um escandalo!
Será que temos de nos ficar por um simples encolher de ombros e queixarmo-nos da nossa (deles, timorenses...) sina?

Anónimo disse...

Finalmente o EL (será o mesmo?!) ao serviço da informação.

Anónimo disse...

O Senhor EL acordou?! Elogiar não é possivel pois já é demasiado tarde.
Os mortos estão enterrados, a população deslocada e em sofrimento sob as suas notícias que tão importantes foram para passar ao mundo a "propaganda dos interesses".
Inverteu a postura passou-se para o "lado vencedor"?
Não se preocupe Senhor EL o seu emprego não está em perigo pois em Portugal as memórias são curtas e a incompetência é sempre premiada.
Tome o seu café descansado no Hotel Timor...

Anónimo disse...

Estanislau da Silva lamentou que as tropas australianas "nada façam para impedir estes assaltos" e fez votos... "
E eu faço votos de que o Governo denuncie de forma séria e institucional a actuação dos militares australianos. Em nome do povo que sofre não podem continuar calados e optar pelo caminho do politicamente correcto. Chega de violações grosseiras!

Anónimo disse...

E é a Policia Federal Australiana que está a recolher provas para uma posterior investigação internacional e em coordenação com um Procurador-Geral que não tem qualquer formação e de ética duvidosa.
É por os responsáveis timorenses não acautelarem atempadamente situações como esta que Timor voltou a ser um País de cinzas.
O Parlamento já se posicionou sobre as forças militares internacionais.
Nada foi feito e aí está mais uma vez o resultado da inércia.

As decisões são dos orgãos de soberania timorenses. Acho que o que aconteceu já deveria ser suficiente para aprenderem alguma coisa!

Anónimo disse...

"O governante timorense referiu ainda à Lusa que "há dois ou três dias, os australianos solicitaram ao governo autorização para inspeccionarem o armazém assaltado quarta-feira e hoje de manhã, alegando que tinham informações sobre a existência de armas no local".

"Eles foram lá e, naturalmente, não encontraram nada do que estavam à procura. Só lá estava o sândalo, as alfaias agrícolas e os adubos e fertilizantes", disse."

Os militares australianos só fazem o que lhes é permitido.

E é isto a vergonha dos timorenses nada fazem para impedir situações como esta!

Anónimo disse...

"O governante timorense referiu ainda à Lusa que "há dois ou três dias, os australianos solicitaram ao governo autorização para inspeccionarem o armazém assaltado quarta-feira e hoje de manhã, alegando que tinham informações sobre a existência de armas no local".

"Eles foram lá e, naturalmente, não encontraram nada do que estavam à procura. Só lá estava o sândalo, as alfaias agrícolas e os adubos e fertilizantes", disse."

Os militares australianos só fazem o que lhes é permitido.

E é isto a vergonha dos timorenses nada fazem para impedir situações como esta!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.