sábado, junho 10, 2006

10 Junho: Embaixada em Díli sem comemorações devido à situação de instabilidade

Díli, 10 Jun (Lusa) - A tradicional recepção comemorativa do Dia de Portugal promovida pelo embaixador português em Díli foi cancelada este ano devido à situação de instabilidade na capital timorense, disse hoje à Lusa o diplomata João Ramos Pinto.

"Devido à situação que se vive em Díli, marcada pela existência de muitas pessoas deslocadas, considerou-se que não deveria realizar-se a recepção para assinalar a amizade luso-timorense", afirmou o embaixador de Portugal.

João Ramos Pinto referiu que se "optou por um almoço com funcionários da embaixada, onde foram lidas as mensagens do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, António Braga".

Outra iniciativa da embaixada foi a colocação das duas mensagens na página na Internet da representação diplomática portuguesa e a sua distribuição nos bairros onde residem os professores portugueses.

Dados divulgados sexta-feira pelo governo timorense apontam para que entre 70 e 80 mil pessoas estejam em 55 campos de deslocados criados no distrito de Díli, com outros 62 mil nos restantes distritos de Timor-Leste.

O país vive uma situação de instabilidade e violência desde o final de Abril, que já provocou mais de 20 mortos e mais de 100 feridos, o que levou as autoridades timorenses a solicitarem a Portugal, Austrália, Nova Zelândia e Malásia o envio de forças militares e policiais para restabelecer a segurança no país.

Portugal mantém 127 efectivos da GNR, que deverão iniciar domingo a sua missão de manutenção da ordem pública no bairro de Comoro, que será progressivamente alargada a toda a capital timorense.

EL.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.