sexta-feira, maio 26, 2006

Chefe de gabinete de Xanana reagiu a "insinuação" de PM Mari Alkati

Díli, 26 Mai (Lusa) - Agio Pereira, chefe de gabinete do Presidente da República, classificou de "insinuação" a afirmação hoje feita pelo primeiro-ministro Mari Alkatiri de que "há chefes de gabinete que se acham vice-presidentes".

"Essa declaração parece uma insinuação indirecta ao chefe de gabinete d o Presidente da República, que por lei é o porta-voz do Chefe de Estado", coment ou Agio Pereira à Lusa.

Mari Alkatiri, em declarações feitas antes à Lusa, e a propósito do rel acionamento que mantém com o presidente da República, - em particular na sequênc ia de noticias contraditórias sobre de quem era a responsabilidade pela seguranç a interna - o primeiro-ministro afirmou "não haver problema de parte a parte".

Depois, sem nunca o referir pelo nome, o chefe do governo teceu no enta nto críticas ao chefe de gabinete do presidente da República, Agio Pereira.

"Sei que o problema maior é que todos os chefes de gabinete deveriam se r como o meu, que não se pronunciam sobre assuntos políticos. Há chefes de gabin ete que se acham vice-presidentes", disse.

ASP/EL.

13 comentários:

Anónimo disse...

Ah foi!? Insinuação indirecta?! Quê?!?! Bebo um copo, simples, sem gelo; oiço na minha sala Pretenders, com o som abiente no céu do helicopetro nos aussies! O céu está estrelado. Pena que não se oiçam cães nem porcos e até o marido parece hoje ter dado treguas à mulher.
Amo-te, Dili!
nn

Anónimo disse...

Malai Azul,
Importas-te de ir ver o mail?
Obrigado,
nV

Anónimo disse...

posso perguntar se Xanana Gusmão já fez alguma declaração à nação Timorense? ou ao mundo? Não? então mantenham-se calmos que o homem quando fala pode mover montanhas... e neste momento é o que espera!! coisa que o sr. Mari Alkatiri o que fez foi fazer mover pessoas para a montanha... escusa de se desculpar com quem não controlou e apressado em tudo o que é declarações... sem falar na rapidez com que foi a vergonha da votação de "sovaco no ar"... NÃO HAVIA DE FACTO NEXEXIDADE pois não? mas fê-lo, foi um facto! veio das bases a dica? quais bases? dos funcionários públicos? os mesmo que já tinham assegurado a sua eleição no congresso? xi, duplo erro então! Não "embrulhe" (sr. Alkatiri) mais a embrulhada em que está e não se vá defender no formalismo que teve muito tempo para o fazer e não o fez. Indirectamente (ou não) é responsável politicamente pelos acontecimentos em Timor-Leste! Bons ou maus!

Anónimo disse...

Faz favor,
esperamos o senhor PR
nao fazer declaracoes
ao Povo.
Sou da Ponta leste
lembrou-me das ultimas.
Ao contrario porque nao
pedir ao exmo presidente
de respeitar a
Ina Lei.

Anónimo disse...

Ainda bem que o Presidente Xanana está calado! Lembram-se do que aconteceu da última vez que falou? Criticou o governo, atingiu o ministro da defesa e o comandante das FALINTIL-FDTL e deu força aos militares que desonraram o juramento de lealdade que fizeram à Pátria ao se comportarem como desertores. Mesmo sem querer, as palavras do presidente deram o icentivo para o aumento dos protestos, levando à situação em que o nosso povo se encontra hoje... lamentavelmente.

Anónimo disse...

Continuamos num bom nivel....

é só treinadores de bancada....

Anónimo disse...

Aqueles que tanto sabem de Timor ainda não disseram nada de substancial para o debate de ideias. Talvez por isso andem as coisas como estão. "Se não falas por mim, estás contra mim". Eu mantenho o espírito aberto. Aguardo uma explicação do que está então, na verdade, em causa.
Estive muito tempo em Timor, e apercebi-me de muitas coisas erradas na construção da administração, na atenção dada aos pequenos, aos que ficam de fora do bolo, de fora do círculo de poder. E digo isto sabendo do muito de positivo que o governo também fez, das suas opções firmes e correctas em tantas matérias, enquanto muitos outros, alguns responsáveis de partidos, se vendem com facilidade, é certo. Sei disso, mas também julgo que o governo devia dar mais atenção aos sinais de descontentamento e resolvê-los logo. Ou andam mesmo alguns de fora a fomentar a instabilidade para poder tomar conta do poder? Se andam, e se alguém sabe disso, que o diga!
Fico a aguardar.

AF

Anónimo disse...

Ah, e já agora, porque têm todos medo de assinar o nome?
AF

Anónimo disse...

agora tudo volta á estaca zero...
agora é tempo de sarar feridas arrumar a casa...

poucos são os querem arregaçar mangas...

muitos de fora opinam se devemos limpar assim, ou assado...

até há quem ache que os vizinhos que vieram parar a briga, já deviam se ir embora amanhã...
pois assim sobraria tempo, para os ajustes de contas...

a casa esta todo virada ao contrario, não há mesa nem cadeira, para que as pessoas se sentem a falar...

acalmemo-nos...árrumamos primeiro, mesmo com a ajuda dos vizinhos, pois não somos capazes de a governar sózinhos...

depois de tudo mais ou menos calmo e arrumado sentemenos no chão e choremos aqueles que morreram, estupidamente.
que se julgue aqueles que mandaram atirar com balas reais, que se julgue os desertores armados em sindicalistas,que se julgue os assassinos de gente inocente, que se julgue os criminosos que mataram gente que se rendia, que se julgue os mandantes do bandos de civis armados, que se julgue os ladrões de casas, que se julgue os governantes por aquilo que fizeram ou não fizeram...

estamos na estaca zero...com uns vizinhos do lado de lá da fronteira a rir cinicamente...

a coisa que mais me doi é ver que um militar indonesio que me torturou, hoje em Bali dizer que afinal , nós logo que tivessemos a dita da liberdade , nos matariamos uns aos outros...
vi um companheiro morrer ás suas mãos e jurei para mim que aquilo seria mentira...
não quero acreditar...
tenho que ter esperança que afinal isto foi um sonho mau, mas que os irmãos amanhã vão dar futuro a esta Patria...

Eu quero acreditar naquilo que Ray Kala dizia " Pátria ou morte...."
estes dias morremos todos um bocadinho...
Eu quero acreditar que ainda há Pátria....

arrumemos a casa...

Te Leke

Manuel Leiria de Almeida disse...

Parabéns pelo seu comentário, irmão Te Leke

Anónimo disse...

Ao sr. Te Leke
O seu comentário neste blog, além de traduzir a perplexidade do momento foi um dos mais lúcidos.
Alfredo Cesar (Brasil)

Anónimo disse...

Eu não sou anónimo. Lamento a luta fratricida que ocorre em Timor Leste. O Governo terá provavelmente alguma resposabilidade por não ter estado mais atento a problemas que poderia ter resolvido em tempo, mas a verdade é que Xanana Gusmão, em vez de ajudar a debelar a crise, não tem feito outra coisa do que atirar lenha para a fogueira. Com o seu posionamento perante o Governo não tem feito senão desautoriza-lo e encorajar os desertores e rebeldes, embora indirectamente, a prosseguirem a sua acção divisionista. Faço ardentes votos para que cheguem a um entedimento para que Timor siga crescendo como Nação independente e soberana
António Melenas
(pseudónimo de António Gouveia - Almada - Portugal

Anónimo disse...

Quando o Mari Alkatiri disse que "Sei que o problema maior é que todos os chefes de gabinete deveriam se r como o meu, que não se pronunciam sobre assuntos políticos. Há chefes de gabin ete que se acham vice-presidentes", ' Esqueceu de acrescentar que também muitos acessores de imprensa, como por exemplo o dos Negocios Estrangeiros, pensam que eles é que são os ministros. O dos Negócios então é mal educado e sem diplomacia nenhuma, e está aí para ensinar os Timorenses. Ai! Timor! Ai Timor!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.