sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Timor-Leste: Operação conjunta "começa hoje"

Díli, 22 Fev (Lusa) - A operação conjunta "Halibur" ("juntar") contra o grupo liderado pelo ex-tenente Gastão Salsinha "começa hoje", anunciou o chefe-do-Estado-Maior-general das Forças Armadas timorenses, brigadeiro-general Taur Matan Ruak.

As forças militares e policiais envolvidas na operação foram hoje apresentadas numa parada militar em Díli, com revista às tropas pelo primeiro-ministro, Xanana Gusmão.

O Comando Conjunto entre Forças Armadas e Polícia Nacional concretiza uma decisão do Conselho de Ministros de 17 de Fevereiro, em resposta aos ataques contra o Presidente da República e o primeiro-ministro.

"Passados somente cinco dias e sempre em estreita cooperação e coordenação com os órgãos de soberania, consideramos que estamos prontos", afirmou hoje o brigadeiro-general Ruak diante de elementos das Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste e da PNTL.

"Quero lembrar-lhes que somos todos timorenses e como timorenses temos todos a obrigação e o dever de contribuir para a estabilidade do nosso país", declarou o brigadeiro-general Taur Matan Ruak.

"Este povo já sofreu demasiado e por muito tempo. Não merece mais sofrimento", acrescentou o comandante timorense, dirigindo-se aos peticionários das Forças Armadas que ainda não entraram no processo de acantonamento e aos líderes políticos do país.

"É para mim completamente inaceitável que esse sofrimento tenha origem nos seus próprios irmãos", concluiu Taur Matan Ruak.

"Estamos prontos para conduzir as operações mas também estamos prontos para que se entreguem e para que cooperem. Só que agora, essa entrega e essa cooperação têm que ser imediatas", disse ainda o CEMGFA timorense.

PRM

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.