sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Boas relações sim; reboque não.

H. Correia deixou um novo comentário na sua mensagem "Portugal vê com bons olhos tentativa chinesa de co...":

Portugal tem um excelente relacionamento com a Ásia em geral, onde tem laços históricos muito antigos. O que Portugal quer é que Timor-Leste consiga a sua plena independência económica e política integrado no espaço Ásia-Pacífico e não seja um simples satélite australiano.

O investimento da China em TL é positivo como será o de qualquer outro país, desde que respeite as necessidades, o património e a cultura dos timorenses.

A presença da China, grande potência económica mundial, é essencial para desfazer o mito de que Timor está entalado entre dois gigantes, Austrália e Indonésia, e tem que andar a reboque desses dois países.

Boas relações sim; reboque não.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.