sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Superação da recente crise traduz progresso político - ONU

Nações Unidas, Nova Iorque, 21 Fev (Lusa) - O subsecretário-geral da ONU para as Operações de Paz, Jean Marie Guehenno, assegurou hoje em Nova Iorque que a superação da recente crise em Timor-Leste traduz o progresso político alcançado naquele país.

Jean Marie Guehenno, que intervinha no Conselho de Segurança da ONU, destacou o facto de não se terem voltado a registar "maiores incidentes de segurança" em Timor-Leste depois dos atentados do passado dia 11.

Num desses atentados, o presidente José Ramos-Horta ficou gravemente ferido e foi transferido para um hospital de Darwin, na Austrália, enquanto o primeiro-ministro Xanana Gusmão saiu ileso num segundo ataque.

Para o responsável pelas operações de paz da ONU, o governo, o parlamento e a oposição timorenses "actuaram de forma exemplar, e as instituições estatais funcionaram de acordo com a Constituição".

Na mesma sessão do Conselho de Seguranção, em que foi debatida a situação em Timor-Leste, à luz da renovação do actual mandato da Missão Integrada da ONU (UNMIT) - que termina no final do mês -, o representante diplomático timorense nas Nações Unidas, Nelson Santos, reafirmou a necessidade de manter os "capacetes azuis" no país.

Nelson Santos salientou que a situação de segurança em Timor-Leste continua "frágil e volátil".

EL.
Lusa/Fim

NOTA DE RODAPÉ:

Blá, blá, blá...

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.