segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Ramos-Horta “permaneceu estável" durante a noite

Jornal de Notícias
Terça-feira, 12 de Fevereiro de 2008

"Nas próximas 24 a 28 horas" deverá ser novamente operado

José Ramos-Horta deverá conseguir recuperar plenamente, embora os seus ferimentos sejam "terríveis" e os danos sofridos no pulmão direito inspirem ainda alguns cuidados adicionais.

Len Notaras, responsável do Royal Darwin Hospital, onde o presidente timorense está hospitalizado, disse à Agência Lusa que poderá ser necessária uma nova intervenção cirúrgica "nas próximas 24 a 28 horas".

"O presidente continua numa condição muito séria mas estável. A noite correu bem e ele permaneceu estável", disse Len Notaras, indicando que Ramos-Horta está a ser monitorizado na unidade de cuidados intensivos.

"Deve permanecer no ventilador pelo menos até quinta-feira, e deve ser operado de novo na tarde de quarta-feira para mais trabalho nos ferimentos", acrescentou.

"O caso é muito grave, é um incidente que poderia ter-lhe tirado a vida. Felizmente recebeu bom tratamento desde logo, em Díli, apoiado por médicos daqui de Darwin que se mantiveram em contacto telefónico", salientou. "A transfusão de sangue contribuiu para uma situação mais estável", afirmou.

Os danos mais severos estão na parte inferior do pulmão direito, onde foi alvejado por uma bala "de uma arma de alta velocidade", sendo impossível precisar, para já, se o líder timorense foi baleado duas ou três vezes.

"Tem um ferimento no topo das costas. É possível que possa ter uma terceira ferida de bala mas não podemos confirmar isso. Apenas que foram retirados dois fragmentos de bala no bloco operatório", disse.

"É um homem forte e espero que a sua recuperação seja plena. Isso não pretende subestimar de forma alguma a gravidade dos seus ferimentos. São feridas terríveis", explicou Len Notaras. "Se precisasse de respirar sozinho já o poderia fazer", adiantou.

Questionado sobre o futuro, o responsável mostrou-se optimista de que, "salvo complicações", Ramos-Horta poderá voltar a casa "dentro de quatro a seis semanas", sem "danos mais graves".

Actualmente Ramos-Horta encontra-se num "coma induzida", ligado a um ventilador e com "um baixo nível de consciência para que os especialistas possam manter terapia e para minimizar qualquer dor ou sofrimento".

1 comentário:

Anónimo disse...

Nunca pensei que esta tentativa de assassinato na pessoa do pesidente fosse possivél!
Com é possivél que Timor ande para a frente .quando existe tantos cobardes a solta .
Nao foi de certaza o POVO que o tentou matar! A quem servia a morte do Presidente?A uns miseraveis cobardes e ambiciosos a quem a instabilidade de Timor se torna muito util.
Respeitem o vosso POVO façam alguma coisa por ele ,sem ser dar-lhes constantemente dor ,angustia ,medo ...Eles precisam de esperança no futuro ,de sorrir novamente e acreditar que podem ser felizes !

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.