sexta-feira, fevereiro 08, 2008

PR FORA DA RAZÃO, DA LEI E DA ORDEM DEMOCRÁTICA

Sexta-feira, 8 de Fevereiro de 2008
Blog Timor Lorosae Nação

“SOBRAS” DA PRESIDÊNCIA CAUSAM VÓMITOS

Mane Kribas

O Timor Online publicou seis “sobrados” documentos provenientes da Presidência da República que merecem ser apreciados pelos que ainda continuam com dúvidas sobre as análises e afirmações que inculpam José Ramos Horta de exercer o seu cargo à revelia dos preceitos constitucionais – como um aprendiz de Bokassa ou Mugabe africano.

O exemplar que aqui se reproduz é o convite explícito e implícito a que visitem todos os documentos à disposição no Timor Online.

Há bastante tempo que para muitos não restam dúvidas sobre o envolvimento da dupla Xanana Gusmão - José Ramos Horta naquilo que posteriormente se convencionou denominar “crise” mas que mais não foi do que estratégias delineadas por agentes nacionais e estrangeiros para derrubar o governo legítimo e de maioria absoluta da Fretilin.

Indivíduos galardoados com distinções de suposto mérito internacional, Nobel da Paz e Prémio Sakharov, Horta e Xanana, respectivamente, enveredaram por procedimentos vis em conluio com os interesses de estrangeiros que predominam no saque aos bens naturais e única riqueza material de Timor – petróleo e gás.

Inicialmente todas as responsabilidades do golpe de estado foram assacadas a Xanana Gusmão, parecendo então e durante algum tempo que Ramos Horta era estranho ao “arquitectar” da “crise”, beneficiando da sua reputação pacifista e de respeito pelos valores que são defendidos nos universais Direitos Humanos, mas assim não parece ter acontecido.

Passa Ramos Horta a vida a referir-se à sua mágoa de ter perdido familiares assassinados pelo ocupante indonésio, afirmando que por ele estão perdoados, denotando querer parecer um excelso cristão. Será que Horta conta com que os familiares das dezenas de vítimas geradas durante a “crise” também lhe perdoem? Será que se perdoa a ele próprio?

Melhor, será que ele na sua sede de Poder, tem consciência de que é responsável, juntamente com Xanana e outros, pelas dezenas de mortes que ocorreram resultantes da “crise”? Pela destruição e instabilidade causada?

Conforme o tempo passa, mais e melhores evidências chegam ao domínio público sobre os procedimentos irregulares e ilegais de Ramos Horta. Mais se estabelece uma relação entre ele e a arquitectada “crise” de 2006, 2007, 2008…

As ilegalidades, abusos de Poder e atropelos à Constituição vão-se somando em cada dia que passa e o caldeirão da devassa que Xanana e Horta querem institucionalizar já deita por fora os seus excessos.

Réstias dos seus “sabujos cozinhados” quase se encontram pelas valetas das ruas de Dili e da própria Presidência “saltam” documentos que comprovam que Timor-Leste tem um Presidente da República avesso à Constituição que jurou respeitar e defender.

Como não o faz, tal atitude somente aviva a obrigatoriedade de ser declarado o impedimento de exercer o cargo para que foi eleito, algo que certamente não acontecerá por saber-se que a camarilha AMP não está disposta a perder os seus privilégios depois de tantas peripécias e cometimento de mentiras e ilegalidades.

Os documentos “sobrados” na Presidência da República, que o Timor Online publicou, causam vómitos e demonstram a oficialização do comprometimento do actual PR com a ilegal protecção que tem vindo a dar aos fora-da-lei e os entraves criados à Justiça para que se proceda à captura dos foragidos em cumprimentos dos mandatos judiciais. Atitude inconcebível e inadmissível para um PR de um país desejado democrático.

Democrático? Como, se mais parece um espaço territorial de criminosos que assaltaram as instituições democráticas e exercem o poder impondo as suas ilegais regras?

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.