segunda-feira, dezembro 17, 2007

Ministra volta a tentar interferir com poder judicial

"Government to reduce the international judges
Minister of Justice Lucia Lobato said that the government will reduce the numbers of international judges as Timorese judges are increasingly trained."

Tradução:

"Governo vai reduzir juízes internacionais
A Ministra da Justiça Lúcia Lobato disse que o governo reduzirá o número de juízes internacionais dado que há mais juízes Timorenses a formarem-se."


Ele há juizes incómodos, não é?

5 comentários:

Anónimo disse...

Tradução:
Ministra volta a tentar interferir com poder judicial
"Governo vai reduzir juízes internacionais
A Ministra da Justiça Lúcia Lobato disse que o governo reduzirá o número de juízes internacionais dado que há mais juízes Timorenses a formarem-se."

Ele há juizes incómodos, não é?

Anónimo disse...

Acham que ha juizes incomodos para a Ministra Lucia Lobato?!!!...Ou sera a Ministra eh que incomoda alguns juizes. So patetas como voces eh que nao sabem que a declaracao da Ministra nao eh interferencia na justica mas faz parte da politica sobre justica. Ha algum mal que a Ministra de um Pais independente reduza o numero de Juizes estrangeiros quando ja nao precisa deles?!...

Anónimo disse...

Sr Anonimo, voce não deve perceber patavina do que disse... para começar basta dizer que os juizes timorenses ainda têm um longo percurso a percorrer. Serem "asas" ou melhor, aprenderem ao lado de juizes internacionais durante muitos anos é uma das poucas formas de apreenderem sobre Direito. Caro amigo, Direito é sobretudo técnica-jurídica, não é apenas sensibilidade ou senso jurídico do tipo... acho que este Senhor fez mal... os juízes ainda tão a dar os primeiros passos e têm muita dificuldade em compreender conceitos jurídicos simples mas essenciais... deixe-se de tretas e vejam lá mas é se arranjam mais juízes, procuradores e oficiais de justiça internacionias, que isto da Justiça são coisas sérias!!!

Falta de dinheiro não deve ser problema, basta olhar para os quadros da missão da ONU para ver que mais de metade daquela gente farta-se de ganhar para não fazer absolutamente nada!! NADA!!!

Anónimo disse...

Concordo com Malai Muti.

Acrescento ainda que não é a Ministra da Justiça que nomeia ou demite juízes.

Metam na cabeça de uma vez por todas que ser Presidente da República ou membro do Governo não dá o direito de interferir na Justiça, órgão de soberania autónomo.

Se o Governo quer fazer algo pela Justiça em Timor-Leste, siga as instruções de Malai Muti e invista na formação (especialmente prática) dos magistrados timorenses.

A não ser que haja interesse em ter juízes mal preparados, para serem mais maleáveis e permeáveis...

Anónimo disse...

ESCOLHER PARA O CARGO DE MINISTRA DA JUSTICA SEM NENHUMA EXPERIANCIA POLITICA.
PARA MIM RECUSAVA ESTA POSICAO.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.