sexta-feira, dezembro 07, 2007

Brasil, um grande país

Comment on your post "Celso Amorim vai ao Timor-Leste na próxima semana":

O Brasil é um grande país do mundo. É o maior país de língua portuguesa do mundo e o maior país católico do mundo. É um grande país tropical, produtor de café e de madeiras nobres. A língua, a religião, a natureza do clima são tudo afinidades com Timor.

Tão importante como as relações com Portugal, as relações de Timor Leste com o Brasil são decisivas para que as opções dos timorenses de serem um país independente e de língua oficial portuguesa (o que está ligado) vinguem no mundo actual (o que me parece que não é ainda seguro - não é seguro que o país não se torne mais ou menos a medio prazo novamente um protectorado de um dos grandes países vizinhos...).

É decisivo o apoio brasileiro na área da educação (alfabetização e ensino superior) e na área da cultura como a televisão (as novelas brasileiras da globo deviam passar na tvtl)no combate à pobreza, no petróleo, no café, e na (outra)agricultura tropical... A vasta experiência brasileira pode servir imensamente a economia timorense e a independência nacional.As afinidades entre os povos (e para quem conhece ambos) são enormes, e era bom que os timorenses descobrissem isso.

Na novela "O Bem Amado" com Odorico Paraguaçu e Zeca Diabo poderiam ser personagens timorenses...Essa novela deveria passar na TVTL (que é um instrumento fundamental para consolidar a identidade nacional leste timorense).

4 comentários:

Anónimo disse...

Estou absolutamente de acordo com este comentário.

Espero que a cooperação entre o Brasil e Timor-Leste se intensifique e que se estreitem os laços entre esses dois países e seus povos

Anónimo disse...

Além disto tudo que escreveu e que é pura verdade, há ainda a tremenda vitalidade, alegria e imaginação do povo brasileiro e especialmente aquele jeitinho inteligentíssimo que têm para dar a volta por cima.

E quanto a novelas eu lembro-me sempre da única que devo ter visto do princípio ao fim - a Gabriela cravo e canela - quando Portugal parava para ninguém perder um episódio.

Seja muito bem-vindo o Ministro Celso Amorim e bem haja pelo timing da sua visita, pois é nas horas difíceis que são mais saborosas as visitas dos amigos.

Ken Westmoreland disse...

Os timorenses já podem ver as telenovelas brasileiras, mas, infelizmente, são dubladas em indonésio, não são no português original.

Não éuma questão de o que devia fazer TVTL, é questão de o pode fazer.

Seria muito caro para TVTL comprar as telenovelas com o sue orçamento minusculo, mas se pudesse retransmitir programação de TV Globo, como faz com RTPi, BBC World e Australia Network, com legendagem em tétum e indonésio, seria ó(p)timo.

(TV Globo já está disponível na Austrália junto com RTPi e SIC).

Anónimo disse...

QUER SIM QUER NAO, TEMOS QUE APRENDER O PORTUGUES PORQUE E UMA LINGUA OFICIAL PARA TIMOR LESTE.
PORTANTO EU ACHO QUE NAO SE DEVE FAZER COMENTARIOARIOS MUITO NEGATIVOS QUE TEM A SUA RECTAGUARDA E TENTAR BLOQUEAR O AVANCO DA APRNDIZAGEM DA LINGUA PORTUGUESA EM TIMOR.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.