sábado, novembro 17, 2007

Timor pede mais professores a Portugal

Portugal Diário
2007/11/16 15:06

Governo prometeu enviar mais 30. Serão pagos pelo executivo de Xanana

O vice-ministro da Educação timorense, Paulo Assis, pediu esta sexta-feira ao Governo português para enviar mais professores para Timor-Leste no âmbito da cooperação na educação entre os dois países, noticia a Lusa.

«Timor-Leste escolheu português como língua oficial. É preciso cooperação para melhorar e reforçar a formação de professores», disse à agência Lusa o vice-ministro no final de uma reunião com o secretário de Estado da Educação português, Jorge Pedreira.

Nesse sentido, o governante timorense revelou que, «em princípio, Portugal vai enviar mais 30 professores para Timor-Leste, que deverão ficar sob o encargo do governo timorense».

De acordo com Paulo Assis, ao tomar a responsabilidade dos encargos dos professores portugueses, o governo timorense está a mostrar «a aposta» para implementar o português.

O vice-ministro disse ainda que o objectivo é ter professores que, além da língua portuguesa, ensinem outras disciplinas em português e, simultaneamente, dêem formação aos professores timorenses.

«No ensino secundário é onde temos mais problemas, porque faltam professores para ensinar outras disciplinas, como matemática e biologia, em português», disse o governante.

Segundo Paulo Assis, existem actualmente em Timor-Leste 120 professores portugueses e 6.500 timorenses.

Em declarações à agência Lusa, o secretário de Estado da Educação, Jorge Pedreira, afirmou que o envio de mais 30 professores no início do próximo ano lectivo está dependente de várias questões, nomeadamente das condições de alojamento e segurança.

«É preciso haver condições. Do ponto de vista das infra-estruturas não há condições. Não há capacidade de alojamento e transporte, que é fundamental. A questão da segurança também é importante», sublinhou.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.