segunda-feira, novembro 12, 2007

FRETILIN pronta para a auditoria

Jornal Nacional Semanário - 10 de Novembro de 2007

O Chefe da Bancada Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente (FRETILIN), Aniceto Guterres Lopes afirma que a FRETILIN está pronta para receber a auditoria do actual Governo. A auditoria é também exigida pela bancada FRETILIN, para não haver mais matéria ou propaganda de atirar culpas ao Governo da FRETILIN.

Aniceto Lopes referiu esta questão aos jornalistas no “Uma Fukun” Parlamento Nacional, recentemente, sobre a declaração do Presidente da República que irá pedir ao actual Governo para realizar uma auditoria à governação da FRETILIN.

Segundo Aniceto, qualquer auditoria realizada ao Governo da FRETILIN não tem objecção da própria bancada porque a FRETILIN exige a realização dessa auditoria aos três Governos. O primeiro, o segundo e o terceiro Governo Constitucional. Não pode saltar ou ultrapassar um Governo, o que significa que ao realizar uma auditoria ao I Governo não poderá saltar para o III Governo sem passar pelo II Governo. A FRETILIN exige que auditoria a realizar seja para o I, II e o III Governo Constitucional.

O Chefe da bancada afirma que a FRETILIN exige uma auditoria para que não haja mais matéria ou propaganda por outros Partidos para atirar sempre culpas à FRETILIN, na campanha de eleições antecipadas ou nas eleições de 2012. Portanto, a FRETILIN está pronta para receber essa auditoria do Governo e não fará objecções. Essa auditória deve ser realizada aos três Governos Constitucionais.

Explicou ainda que a FRETILIN pede a cada membro do Governo para ser responsável, pelos seus actos e comportamentos. A auditoria deve ser realizada por um internacional independente e parar as acusações e propagandas de campanha política para acusar a FRETILIN.

“Toda a gente sabe que a FRETILIN pediu a auditoria internacional porque não quis que houvesse interesses políticos dentro da auditoria”, afirmou Aniceto.

Por outro lado, o Vice-Chefe da bancada Congresso Nacional da Reconstrução de Timor (CNRT), Pedro da Costa afirmou que se falarmos da auditoria ao Governo anterior ou a qualquer Governo é da competência do Presidente da República. Portanto é necessário fazer uma auditoria à governação da FRETILIN.

Explicou que o CNRT falou desde os primeiros momentos da sua campanha, que era necessário fazer uma auditoria ao Governo anterior e isto estava incluida no programa e não é uma novidade. Portanto o CNRT apoia esta questão quando o Presidente da República ordenar uma auditoria ao Governo anterior.

O membro do Parlamento Nacional sugeriu que a auditoria a realizar deve ser uma auditoria internacional para investigar os casos. Muitas situações não decorreram bem no Governo anterior porque não houve transparência.

“É importante para que o nosso povo possa ficar também esclarecido sobre os nossos comportamentos”, advertiu Pedro da Costa.

Sublinhou que o povo deve ter conhecimento dessa auditoria. Como foi gasto o orçamento do Governo anterior, e os números do orçamento gasto para o desenvolvimento do País.

“Desta forma, pode haver uma justificação aos gastos do orçamento, mas se gastar o orçamento sem justificação não está correcto. Portanto penso que a ideia do Presidente da República tem como objectivo de dar apoio ao programa do CNRT, aquando da campanha eleitoral afim de realizar uma auditoria ao Governo anterior”, concluiu Pedro.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.