terça-feira, setembro 04, 2007

ONU prolonga missão em TImor por mais cinco anos

SOL
Reuters/SOL
2a-feira, 3 Setembro

A missão das Nações Unidas em Timor-Leste vai ser prolongada por mais cinco anos. A ONU vai continuar a supervisionar as forças de segurança da nação

A missão da ONU em Timor-Leste foi iniciada em Agosto do ano passado para ajudar a restabelecer a estabilidade e promover a união entre os timorenses, depois de uma onda de violência desencadeada por divisões nas forças de segurança do país.

Esta missão termina a 26 de Fevereiro de 2008. «Nessa data teremos de considerar o prolongamento da missão, dependenedo da evolução da situação», disse o comandante Atul Khare em conferência de imprensa.

«Pessoalmente, acredito que vão ser precisos mais quatro ou cinco anos até reestruturar a polícia nacional, reformar o sector da segurança e enraizar a democracia no país», afirmou.

O Presidente Ramos Horta pediu à ONU para ficar no país por mais quatro ou cinco anos. Khare afirmou que, apesar de tudo, a situação melhorou desde os episódios violentos do ano passado que mataram 37 pessoas e tiraram mais de 150 mil das suas casas.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.