terça-feira, setembro 04, 2007

Dos Leitores

H. Correia deixou um novo comentário na sua mensagem "People of East Timor deserve a future": Alguns comentários ao colega anglófono:

1 - Nada tenho contra o Sr. Cleary. Mas, atendendo às funções que em tempos assumiu, deveria ter sido mais rigoroso no seu artigo

2 - O exercício de 2001 não é da responsabilidade do 1º Governo

3 - O 1º Governo só cumpriu 4 dos 5 anos de mandato. Portanto, não se pode falar em "five successive years"

4 - Nos dados que o colega citou falta o exercício de 2005

5 - No ano de 2004 o crescimento do PIB foi de 2,1 %, portanto positivo. Como se pode dizer que a economia "went backwards"?

6 - Não obstante, note que Cleary utiliza a expressão "per capita" e não "GNP"

7 - Mesmo que o rendimento per capita de Timor-Leste tivesse baixado em 2005, é pura fantasia tentar explicar esse hipotético fenómeno com o alegado facto de o Governo "não ter sido capaz de gastar todo o dinheiro disponível". Além de isto ser uma afirmação especulativa e infundada, o aumento da despesa pública não melhora necessariamente o rendimento per capita do país.

Se isso fosse verdade, Portugal seria um dos países mais ricos da Europa...

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.