quinta-feira, setembro 20, 2007

Investidores chineses apresentam projectos milionários em Timor-Leste

Notícias Lusófonas
19 Setembro 2007

Um grupo de potenciais investidores chineses iniciou hoje uma visita a Timor-Leste para apresentar ao governo timorense projectos cujo valor, segundo a embaixada timorense em Pequim, ultrapassam os 100 milhões de dólares (71,94 milhões de euros).

Na visita de três dias, os empresários chineses vão encontrar-se com as autoridades timorenses e com responsáveis da sociedade civil e do sector privado, refere a embaixada timorense, numa nota de imprensa enviada divulgada em Pequim.

Segundo Vicky Tchong, conselheira da embaixada de Timor-Leste na China, os projectos de investimento, além de serem ecologicamente sustentáveis, darão empregos a milhares de timorenses.

"É de prever que os efeitos multiplicadores das propostas tenham consequências positivas profundas para a economia local, podendo vir a criar cerca de seis mil postos de trabalho nas regiões rurais timorenses e entre os quadros técnicos urbanos", disse a responsável.

O pacote de investimentos que a delegação chinesa vai dar a conhecer aos responsáveis timorenses inclui a criação de um banco comercial, um centro comercial e uma zona de desenvolvimento portuária, além da construção de uma rede viária e do desenvolvimento de pistas de aviação.

"A visita dos investidores chineses é o resultado de dois anos de esforços na promoção de Timor-Leste na China", disse o embaixador timorense em Pequim, Olímpio Miranda Branco.

"As áreas de investimento são oportunas, até porque se enquadram no programa de governo recentemente anunciado", acrescentou o embaixador.

O estabelecimento de uma nova zona comercial fronteiriça, de explorações agrícolas, bem como a construção de reservatórios de água e a criação de um grupo nacional timorense de arte e cultura de demonstração são outras propostas de investimento chinesas, segundo a nota de imprensa da embaixada.

O potencial investimento de empresas chinesas em Timor-Leste segue o aprofundar das relações económicas bilaterais, que vem registando altos níveis de crescimento.

Em 2005, o comércio entre a China e Timor-Leste foi de 1,27 milhões de dólares (909 mil euros), correspondentes na totalidade … venda de produtos chineses para o mercado timorense, mas entre Janeiro e Julho de 2006, segundo estatísticas da embaixada de Timor em Pequim, este volume deu um salto superior a dez vezes, com as trocas comerciais a atingir os 13,37 milhões de dólares (9,57 milhões de euros).

1 comentário:

Anónimo disse...

Tradução:
Embaixada da RDTL em Pequim na Facilita Investidores Chineses em Timor-Leste
Embaixada da RDTL em Pequim – Comunicado de Imprensa - 19 Setembro 2007

A Embaixada da República Democrática de Timor-Leste em Pequim está a facilitar a visita a Timor-Leste de vários potenciais investidores Chineses liderados pela Srª Vicky Tchong, Conselheiro da Embaixada em Pequim. Estarão em Díli de 19 a 22 de Setembro 2007 e estão agendados encontros com autoridades Timorenses, sectores públicos e privados bem como a condução de visitas de campo nos distritos.

A visita desses investidores Chineses é o resultado de dois anos de esforços na promoção de Timor-Leste na China e a Embaixada está encantada por esta visita trazer propostas de negócios que coincidem com o revelado no último Programa do novo governo. Com a visita, têm a intenção de apresentar as suas propostas de negócios com o objectivo de informarem as autoridades Timorenses, iniciarem negociações de investimento bem como mecanismos de investimentos.

O valor esperado do total de investimento ultrapassa bem USD$ 100 milhões visando os seguintes desctores de investimento, nomeadamente, estabelecer um Banco Comercial, uma Zona de Comércio na Fronteira, Quinta de Demonstração e de Desenvolvimento Agrícola Integrado Multidimensional, Centro Comercial para Pedestres, Zona de Desenvolvimento Portuária, Construção de redes de Auto-Estradas, Desenvolvimento de Aeroporto, Troupe Cultural e de Arte Nacional, Projecto de Arroz Híbrido e Reservatórios de Água.

“Os investimentos nestas áreas são oportunos dado que vão ao encontro do programa do nosso governo recentemente revelado,” diz o Embaixador de Timor-Leste na China, H.E. Embaixador Olímpio Miranda Branco. “Por isso, esperamos ver a concretização destes investimentos no futuro, o programa do presente governo está primariamente relacionado com as propostas do investimento identificado e que nós procurámos,” afirma o Embaixador Branco.

“É previsível que os benefícios económicos se multipliquem destas propostas de investimento e que se vejam mudanças profundas na economia local e a criação de mais de 6000 empregos para agricultores locais e jovens urbanos de colarinho-branco ,” disse a Srª. Vicky Tchong. Mais ainda, enfatiza ela porque estas propostas de investimentos são multidimensionais e integradas em todos os sectores da economia de Timor-Leste e são propostas de projectos com consciência ambiental e ecológicos.

Para mais informações, por favor contacte:

Embaixada da RDTL em Pequim, China; Tel: + 86 10 6440 3072; Fax: + 86 10 6440 3071

E-mail: rdtlemb_beijing04@yahoo.com
Ou Srª Vicky Tchong; E-mail: vtchong@yahoo.com; Mobile: +670 733 7083 (Timor-Leste)

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.