domingo, agosto 05, 2007

Novos fundos vão ajudar 100 mil deslocados internos no Timor-Leste

EFE – 3 agosto 2007

Genebra - A Organização Internacional de Migrações (OIM) recebeu ? 668.350 do escritório de ajuda humanitária da UE para assistir cerca de 100 mil deslocados internos no Timor-Leste, anunciou hoje o organismo com sede em Genebra.

Os fundos serão usados para melhorar as condições logísticas, de transporte e as operações humanitárias nos 16 campos de deslocados internos, assim como para facilitar o retorno e a assistência para a reintegração de centenas de famílias, disse a OIM em comunicado.

"A contribuição da Comissão Européia chega em um momento particularmente crítico, quando a OIM, o Governo e seus associados humanitários redobram esforços para garantir uma contínua proteção aos deslocados internos", declarou o chefe da OIM na capital do Timor-Leste, Dili, Luiz Vieira. Os fundos facilitarão o retorno e a reintegração dos cerca de 100 mil deslocados que vivem há mais de um ano em acampamentos nos arredores de Dili.

O país asiático viveu uma onda de violência em maio de 2006 que o deixou à beira da guerra civil, causou a morte de várias pessoas e provocou uma mudança de Governo com a renúncia do então primeiro-ministro, Mari Alkatiri.

Desde a explosão da crise, a OIM recebeu doações do Fundo de Emergência da ONU, da Austrália e do Japão no valor de cerca de US$ 4,4 milhões para ajuda aos deslocados internos no Timor-Leste.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.