domingo, agosto 12, 2007

Dos Leitores

Margarida deixou um novo comentário na sua mensagem "Police probe convent rape allegations in East Timo...":

“(...) O orfanato salesiano de Baguia, em Timor-Leste, foi atacado na sexta-feira à noite por um grupo armado que destruiu as instalações e violou várias crianças, incluindo uma de 12 anos. Segundo Basílio Maria Ximenes, responsável pelo convento, cerca de cem timorenses, a maioria jovens, participaram no ataque que está a ser investigado pela polícia de Baucau.

"Estas pessoas, maioritariamente jovens, que consideram as freiras e a Igreja católica os seus inimigos, não só violaram as minhas alunas mas danificaram e destruíram a escola", disse aos jornalistas. Basílio Maria Ximenes acredita que os atacantes eram apoiantes da Fretilin.

Contudo, à Antena 1, a porta-voz da polícia das Nações Unidas, Kedma Mascarenhas, disse que se registaram apenas confrontos entre dois grupos rivais nas imediações do convento e "não houve feridos entre as mulheres e as crianças". (...)”

http://dn.sapo.pt/2007/08/12/internacional/grupo_armado_viola_criancas_orfanato.html


PS: Em TODAS as notícias a ÚNICA fonte das alegadas violações é o padre Basílio Maria Ximenes. Rigorosamente mais fonte alguma confirma que tenha havido violações ou assaltos/ataques a mulheres e a crianças.

9 comentários:

Anónimo disse...

Não vejo infelizmente comentários nem da Margarida nem de Ana Loro Metan nem desses todos defensores do FRETILISMO DO mari+luolo.

Será que todos esses comentaristas tem comentários a fazer?

Timor estuprado

Anónimo disse...

ACHAS QUE O PADRE IA MENTIR NUM ASSUNTO TAO GRAVE?

SO MESMO VOCES AINDA CONSEGUEM TER LATA PARA FALAR

BANDIDOS ESTUPRADORES

REPORTER 0

Anónimo disse...

Timor-Leste com ataque a convento e morte de uma criança de 12 anos
Público, 12.08.2007
Jorge Heitor
Foi pedido à Malásia, à Indonésia e a Singapura que não deixem fugir o antigo ministro Rogério Lobato, actualmente a ser tratado em Kuala Lumpur
A A situação em Timor-Leste apresentava-se ontem à noite extremamente grave: notícias da EFE e da Reuters, não confirmadas pelas Nações Unidas, davam conta de que uma centena de jovens teria atacado e destruído parte das instalações de um convento no distrito de Baucau.

"Houve luta nas imediações do convento, com armas tradicionais, mas dela só resultaram ferimentos ligeiros", declarou à Antena Um uma porta-voz da polícia da ONU, Kedma Mascarenhas, que não confirmou declarações de um padre salesiano segundo as quais algumas alunas da escola ali existente teriam sido violentadas.

"Condeno esta tragédia, porque ocorreu num lugar sagrado e entre as alunas havia uma de apenas oito anos", disse aquele sacerdote, Basílio Maria Ximenes, que não hesitou em especificar ao correspondente local da agência espanhola EFE que os atacantes seriam da Fretilin, descontentes por o seu partido ter sido remetido para a oposição.

O chefe da polícia de Baucau, 120 quilómetros a leste de Díli, a capital, Pedro Belo, declarou à Reuters que destacara pessoas para investigar o que é que na verdade se teria passado sexta-feira à noite.

Segundo o secretário de Estado do Conselho de Ministros, Hermenegildo Pereira, a primeira vítima mortal conhecida destes últimos dias foi uma criança de 12 anos, que pereceu devido aos desacatos no distrito de Viqueque: "Isto é vergonhoso para um país soberano que professa o cristianismo."

Entretanto, a Missão das Nações Unidas em Timor revelou terem sido detidas 13 pessoas devido ao ataque de que na sexta-feira foi alvo uma caravana de veículos da ONU, alegadamente por pessoas com bandeiras da Fretilin.

O representante da organização, Atul Khare, condenou em termos enérgicos a emboscada armada a três viaturas que circulavam entre Baucau e Viqueque, na parte oriental do território.

E já quinta-feira o Presidente, José Ramos-Horta, dissera no Parlamento que estes actos de violência lhe estão a fazer lembrar os dias sangrentos de 1999, quando a população decidiu em referendo que queria ser independente.

Nessa altura acabaram por morrer 1400 pessoas, tendo grande parte da devastação sido protagonizada por milícias que contavam com apoio indonésio, enquanto agora a violência está a ser sobretudo atribuída às bases da Fretilin, o partido de Mari Alkatiri, o mais votado nas legislativas de Junho.

Noutro campo, a nova ministra da Justiça, Lúcia Lobato, do Partido Social Democrata, pediu à Indonésia, a Singapura e à Malásia que ajudem a seguir o ex-ministro do Interior Rogério Lobato, que, apesar de estar a cumprir pena, foi autorizado a submeter-se a tratamento médico em Kuala Lumpur. O objectivo é garantir que ele volte a Díli.

Anónimo disse...

PARTICIPE NA DISCUSSÃO NO PÚBLICO ON-LINE:

Grupos de jovens manifestaram-se em Viqueque e Baucau
Protestos contra novo Governo de Timor-Leste causam a morte a uma criança
11.08.2007 - 14h24 Reuters

Grupos de jovens armados incendiaram várias casas em Viqueque e Baucau, em protesto contra a nomeação do novo primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana. Num orfanato de Baucau, várias raparigas foram violadas, incluindo uma menina de doze anos. Em Viqueque, uma criança morreu durante os ataques que já estão a ser investigados pela polícia.

Comentários:

Não há-de ser a primeira nem a última!
Por LS., VRSANTONIO
Não sei se é verdade ou mentira. Há uma velha táctica fascista mas também utilizada, infelizmente, pelos que se reclamam de democratas que se apoderam do poder, em eleições de duvidosa democraticidade, e, se isso não chegar, arranjam mesmo maiorias artificiais ou contra-naturas para atingirem oesses objectivos. Depois, perante a indignação, por vezes acesa, do adversário, que se sente defraudado nos seus interesses, basta a infiltração, no seio destes, de provocadores e especialistas em criar distúrbios, para responsabilzar o adversário por essa acções, mesmo que saiba que isso não corresponde à verdade. E, se a comunicação social afecta der uma ajudinha tanto melhor! Não sei se é isso que está a acontecer em Timor. Mas se for não há-de ser a primeira nem a última!

Paraíso da corrupção
Por António Santos Costa, Lisboa
Portugal, o país mais corrupto da Europa, conseguiu dar à luz do Mundo o país mais corrupto da América, o Brasil, o país mais corrupto de África, Angola, e o país mais corrupto da Ásia, Timor. É obra. É uma vergonha que Portugal, através da GNR, seja um dos suportes dessa associação de malfeitores Xanana-Ramos Horta, duas marionetes da Áustrália e dos Estados Unidos, gordos e anafados, física e financeiramente, enquanto o Povo vive na miséria. E os nossos impostos a serem desbaratados naquela podridão enquanto por cá se fecham escolas, maternidades e hospitais.

Xanana Gusmão
Por serafim matos pagani, amadora
A intriga política acesa desde a independência de Timor, começa agora a dar os seus frutos com a conivência da Indonésia e Austrália. Portugal, como sempre, País colonizador esfrega as suas mãos , como nada tivesse com isto, mas tem e, muito, porque todas as ex-colónias portuguesas são um desastre autêntico históricamente, porque durante séculos de permanência nunca nada fizémos a não ser, cultivar a ignorância absoluta, como se verifica neste País plantado á beira-mar. Estes Povos ficaram á mercê dos novos arautos da democracia virtual, pois, o professor abstem-se das suas responsabilidades de séculos que a história já nos julga, com estes quadros arrepiantes de milhões de inocentes nas mãos dos novos tiranos. Angola, Moçambique, Guiné e Timor, são os espelhos desta realidade .

Isto aconteceu mesmo? A UNMIT e a ISF nada contou!
Por Margarida, Amadora
Neste texto da Reuters, a fonte (Basilio Maria Ximenes) é apresentada como “responsável pelo orfanato salesiano Don Bosco”, os perpetradores são “uma multidão” que “vandalizou e destruiu a escola primária daquele orfanato” e diz que “várias alunas foram abusadas sexualmente, incluindo uma menina de doze anos”. Horas antes a US/EFE foi a primeira agência a relatar o ataque e destruição de “um convento-escola” e a mesta fonte (Basilio Maria Ximenes) era apresentada como responsável dos Salesianos que acusava os “jovens que atacaram o convento e a escola são militantes da Fretilin. O pessoal e estudantes reconheceram alguns dos sujeitos que violentaram as estudantes no convento" e “"Condeno esta tragédia porque ocorreu no convento, um lugar sagrado, e entre as meninas há uma de apenas 8 anos". Foi ontem que alegadamnte ocorreram estes incidentes. E entretanto, hoje segundo a UNMIT, o incidente mais grave que ocorreu foi uma emboscada a uma caravana da própria ONU que se saldou por um veículo incendiado mas onde NÃO houve feridos. E o próprio responsável das tropas Australianas em declarações à ABC News diz que “o pior da violência já passou e que já têm a situação sob controlo”.

Lamentavelmente....
Por Anónimo, Barcelos
Isto é o resultado dos objectivos do sr. Ramos Horta e do sr. Xanana Gusmão, que se julgam os donos de Timor. Se a Fretilin foi o partido mais votado e vencedor nas eleições, a democracia e a vontade soberana do povo devia ser respeitada. Só que, lamentavelmente, o sr. Xanana Gusmão quando se lhe acabou o tacho de Presidente de Timor, quis logo outr de Primeiro Ministro sem ter a escolha maioria do eleitorado. As consequências estão à vista. Lamento que a factura seja, mais uma vez, paga pelos inocentes.

Anónimo disse...

"Houve luta nas imediações do convento, com armas tradicionais, mas dela só resultaram ferimentos ligeiros", declarou à Antena Um uma porta-voz da polícia da ONU, Kedma Mascarenhas, que não confirmou declarações de um padre salesiano segundo as quais algumas alunas da escola ali existente teriam sido violentadas."

O que me espanta é que 24 horas depois de ter começado esta novela do padre Salesiano de Baucau, o único media português que tentou esclarecer a questão junto da UNPOL em Timor-Leste tenha sido – e muito bem! - a Antena Um, já que a sua iniciativa foi citada tanto pelo jornalista do Público como do DN.

Francamente que não estou a entender a aparente passividade dos nossos media. Acham eles que não se justifica o esclarecimento de tão graves alegações e se sim porquê?

Exorto os senhores jornalistas a darem corda aos sapatos e já que não querem (ou não podem) ir ao terreno ao menos que peguem no telefone e tentem junto de todas as autoridades – nacionais, internacionais – obter informações para se saber se ocorreram ou não ocorreram violações a crianças e mulheres no orfanato de Baucau.

Anónimo disse...

Os simpatizantes da Fretilin são e sempre foram uns bandos de extremistas que infelizmente existe em Timor. Se não fosse alguns líderes moderados e sansatos como: Xanana, Mário Carrascalão e Ramos Horta. Timor não e nunca alcançaria a sua tão desejada independencia. Onde estiveram o Alkatiri, o Rogério Lobato e companhia durante os anos da ocupação indonésia? Infelizmente ainda existe os analfabetos extremistas que ainda vão nas cantigas dessa quadrilha. Também felizmente existe uma grande maioria da população já com pouca instrução que não cai nessa cantiga.
Queimando escolas e instituições de caridade é um crime ao futuro dos nossos filhos e netos.
Enviado por:
"O Realista"

Anónimo disse...

Mas sera que algumas pessoas ainda nao compreenderam que a Fretilin ou os seus militantes NUNCA erram?

Ainda nao compreenderam que sao SEMPRE os outros e meio mundo que comete os crimes?

Esta cambada da Fretilin sao todos, todos uns anjinhos e candidatos a beatificacao.

Ponham isso na cabeca de uma vez por todas. Eles sao todos uns puros e imaculados.

Anónimo disse...

Ate o amo lulic que prega a moral e religiao e boateiro.
Os interesses materiais poe tambem os pades esquecer se dos seus deveres e obrigacoes religiosas.

Anónimo disse...

quem suportou o xanana,o ramos horta foi sempre a FRETILIN debaixo dos seus lideres incluindo o mar,que grande oprtunista que andou a dormir so acordou a falar quando Timor leste ja e independente.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.