domingo, agosto 12, 2007

Depois da crise vem o estado ingovernável de Xanana Gusmão

Timor Lorosae Nação – 11 de Agosto de 2007

Separemos os bons dos maus e dos vilões
por: Ana Loro Metan

O que está a acontecer já era esperado e Horta sabia perfeitamente aquilo em que nos ia meter quando meteu na cabeça que Xanana iria concordar com ele no tal governo de grande inclusão. A situação política está a ficar no ponto em que eles queriam que ficasse. Não nos venham dizer que tudo isto que está a acontecer é obra da Fretilin e que não existem grupos organizados, bem sanguinários e destrutivos, ao serviço de forças que agora tudo vão empurrar para a Fretilin.
Não quero com isto ilibar os militantes e simpatizantes da Fretilin que se têm excedido nas suas manifestações violentas, nada disso. Esses, aquilo que merecem é a pura admoestação, suspensão, ou expulsão do partido – mas penso que os dirigentes sabem muito bem aquilo que têm a fazer. Além disso, existe a lei e a ordem, competindo às forças de segurança capturar os praticantes de selvajarias e aos tribunais puni-los com mão muito pesada, mesmo muito pesada.
Já há muito boas horas que as notícias de boca-a-boca vêm chegando a Díli com milhentas versões sobre o que se passou em Baguia, nos Salesianos e uma criança de 5 anos que morreu apanhada entre os confrontos. Imagine-se que tudo isto ocorreu ontem e só agora começa a ser conhecido pelo mundo. O que pode querer dizer que tiveram tempo demais para empolar e facultar o “cozinhado” como lhes convier. Legitimamente podemos pôr em dúvida certos pormenores.

Segundo testemunhos com alguma fiabilidade, os homens armados a que se referem podem ser ou não ser da Fretilin. Há quem garanta que após as eleições legislativa foram rebuscados elementos de grupos pró-Reinado – mas que não são só isso - que estavam preparados para desestabilizar a situação no caso de o PR encarregar a Fretilin de formar governo. É um facto insofismável que existem interesses que não queriam que tal acontecesse e também é insofismável que esses interesses são muito mais poderosos que a Fretilin toda junta, aliás temos visto que é assim. Temos visto quem vai para a prisão, enquanto que os bandidos afectos ao golpe de estado de Xanana continuam a beneficiar de uma protecção descarada.

Assim, antes de abordar o que igualmente muito me importa creio que chegámos à fase de ficarmos a saber que todos são bons, maus e vilões, pelo que fácil é de entender que isto só vai parar quando esta Fretilin for banida completamente do espectro sócio-político-partidário da nossa sociedade, o que não vai ser fácil e irá provocar muita mortandade. Se Xanana e Horta sabem as forças que se estão a mover há mais de um ano e fazem disso segredo, dizem meias-verdades ou mentiras, pactuam, quem somos nós - reles cidadãos – para contrariar.

Felizmente que há privilegiados que podem ir embora desta espécie de país devido a perderem as boas esperanças há tanto acumuladas. É aquilo que está a acontecer com a juventude que tem essa possibilidade – o que significa que Timor-Leste perde futuros quadros - e é o que acontece com aqueles que têm dupla nacionalidade e não estão para continuar a aturar golpistas primários com doutoramentos de sacanagem honoris causa que teimam em dividir esta linda meia-ilha que merecia muito melhor destino.

Sobre o ocorrido em Baguia sabemos que a verdade é que aconteceu o impensável. Verdade que invadiram, destruíram, agrediram e violaram mulheres, jovens e… diz-se, duas crianças de 8 e 12 anos. Esta é a versão que corre. Como sabemos que a Igreja Timorense anda de mãos dadas com todos os outros doentes anti-fretilin, não será de admirar que descrevam tudo mais ou menos a dobrar. Isso significa que devemos dar um grande desconto aos exageros de conveniência de uma igreja em decadência, sem bispos à altura para nos ajudar a enfrentar e solucionar pelo melhor a complicada situação. Ao contrário, a Igreja ainda vai complicando mais.
Afinal quem eram os jovens-homens-armados que cometeram tão hediondos crimes? Dizem uns serem da Fretilin, dizem outros que eles disseram ser da Fretilin e deram vivas à Fretilin, mas que não eram da Fretilin… Sabemos que para a Igreja convém que sejam da Fretilin, que para Xanana e outros ainda mais convém… Sabemos também que para Xanana interessa imenso que o “cozinhado” chegue ao ponto de ebulição que lhe permita requerer a instauração do “estado de emergência”, “estado de sítio”, “estado que convenha aos friends”.

Aos cidadãos deste país aquilo que interessa é que julguem como devem os criminosos que praticam estes actos e que os enclausurem por décadas atrás das grades, sejam da Fretilin, do CNRT, do Reinado, do Xanana, do Alkatiri, da AMP ou de quem mais vier, timorenses, australianos ou indonésios, tanto faz. Que se separem os bons dos maus e dos vilões!

4 comentários:

Anónimo disse...

Mas que vergonha de mundo é este que se esta a tornar Timor quando se pretende aqui desculpar o justificar a inqualificavel barbarie que os membros da Fretilin estáo a cometer???????
Como é possível que por não saberem perder se tornem iguais ou piores que os indonesios em 99 ???
Mas quem são os Bons e os Maus, afinal?
As crianças que foram atacadas e violadas em Baguia têm alguma culpa???

Mas onde vai parar tamanha sede de poder e de vingança que nao conhece limites?

Eu sei que não vão publicar este comentário mas é mesmo a vocès que me dirijo - parem com a campanha de intoxicação!
Parem com a barbarie!
Querem outra guerra civil como em 75?!
Não pode ser, isto tem de parar!
Deixem voltar a paz e então façam oposição a sério mas leal e sem sacrificar vidas de inocentes!

CHEGA! Parem com a violência Já!

Anónimo disse...

Os acontecimentos ocorridos em Baguia foram bastante lamentaveis nao e de culpar somente os jovens da Fretilin mas houve outros desturbadores apoiantes do xanana e ramos horta que se infiltraram nessa desordem fazendo males atribuidos a Fretilin difamando dessa forma para salvaguardar a face deles no mundo internacinal.
75 a guerra civil foi iniciada por quem?
Quem sao os iguais ou os piores do que os Indonesios em 99?
Quem usou a igreja, os peticinarios,os melicias e os gans para derrubar o governo da Fretilin, atraves das manipulacoes para alcancar os seus objectivos no poder governamental. XANANA e RAMOS HORTA SAO IDENTICOS A 99.

Anónimo disse...

É o que se chama ser juíz, rápido ou mesmo instantâneo em causa própria.

Fazem o mal, a caramunha, atribuem aos inimigos o que inventaram, julgam-no, condenam-no e ainda se atrevem a armar ao moralista.

Tratem-se pois estão doidos varridos, os xananistas e seus aliados!

Anónimo disse...

E desta vez nem foi preciso videocassete...

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.