sábado, junho 30, 2007

Votos contados a partir das 23h00

Rádio Renascença - 30-06-2007 12:49

Após os timorenses terem votado para escolher um novo Governo, as urnas foram enviadas para as sedes distritais. Os resultados oficiais deverão ser divulgados dentro de cinco dias.

Os primeiros dados sobre as eleições legislativas "apontam para uma descida de afluência em relação às presidenciais", de acordo com o Conselho Nacional de Eleições (CNE).

"Como vem sendo hábito, a grande maioria dos eleitores votou às primeiras horas da manhã. A adesão de eleitores foi aparentemente elevada, embora em alguns distritos se tenha notado uma ligeira redução do número de votantes, comparativamente às eleições presidenciais", lê-se no documento da CNE.

Cerca das 16h30 (8h30 em Lisboa), meia-hora após o encerramento da votação, as urnas, já seladas, começaram a ser transportadas para as Assembleias de Apuramento Distritais.

É aí que se vai proceder à contagem dos votos, a partir das 7h00de domingo (23h00 de hoje em Lisboa). Os resultados estarão disponíveis através da Internet e serão actualizados de quatro em quatro horas, no site da CNE.

Nenhum incidente de segurança grave ocorreu no país no dia da votação. Das 708 assembleias de vota apenas três não abriram à hora certa, devido às condições atmosféricas.

A normalidade das legislativas foi também a conclusão unânime de observadores internacionais contactados depois do encerramento das urnas.

O Conselho de Segurança da ONU expressou hoje o seu "total apoio" às eleições em Timor-Leste e exortou todos os partidos políticos timorenses a aderir aos princípios da não violência.

2 comentários:

Raimundo Narciso disse...

Pelo menos no meu computador o vosso linK CNE conduz a esse endereço mas antes que a página seja aberta ela muda automaticamente para este endereço: SG http://www.sg.gs/
Acabei por aceder ao endereço da CNE escrevendo-o directamente em cima deste "Singapura".
O melhor será testar o link.

Anónimo disse...

O link http://www.cne.tl./ não funciona.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.