sábado, junho 30, 2007

Dos Leitores

Vergonhoso comportamento da LUSA

No seguimento da Nota de ontem, lamento informar a todos que, dos despachos então referidos (1 - Timor-Leste/Eleições: Forças Armadas: entre a guerrilha e o 'offshore'; 2 - Timor-Leste/Eleições: Vítor, pai de Reinado: 'Ele no mato não está bem' e 3 - Timor-Leste/Eleições: Fretilin denuncia "grave perversão" de jornal local), apenas o último foi reproduzido num único portal de língua portuguesa.

Estranhamente, apesar de constarem da lista de despachos da Lusa, mantiveram-se na clandestinidade... ou foram retirados... É difícil explicar ou compreender que nada conste sobre estes despachos misteriosos ao longo de todo o dia 28 nos portais das rádios, TV’s e jornais portugueses!

Como é possível ser mais acessível e rápido aceder a notícias sobre Timor-Leste de qualquer outra agência de notícias em inglês, nomeadamente Reuters, France Press, Associated Press e Australian Associated Press que mantêm um serviço aberto e gratuito?
O número de notícias acessíveis sobre Timor-Leste em portais do Nepal ou Brunei – claro, em inglês – é superior ao da Lusa!!!!!!

O número de notícias acessíveis sobre Timor-Leste divulgadas em regime de acesso livre, pela EFE (espanhola), EM PORTUGUÊS, é superior ao da Lusa!!!!!!

Será possível ser a própria Lusa a ‘boicotar’ a difusão de notícias sobre Timor-Leste em português?

Como é possível a Lusa prestar este serviço público escandaloso de boicotar em informação em língua portuguesa?!

Nem sequer está incluído na secção ‘Ásia’, onde é mais importante a divulgação de um despacho anunciando o fecho diário da bolsa de Tóquio!
...

Despachos da Lusa NÃO ACESSÍVEIS, publicados hoje:

- Timor-Leste/Eleições: Perfis das 14 candidaturas às legislativas - 09:45
- Timor-Leste/Eleições: Independência ainda com fronteiras por definir - 11:23
- Timor-Leste/Eleições: Demissão de Alkatiri “foi um gesto de patriotismo” - constitucionalista (C/ ÁUDIO) - 11:34
- Timor-Leste/Eleições: Campanha centrada em ataques da Fretilin a Xanana - 11:41
- Timor-Leste/Eleições: CNE recebeu 29 queixas durante a campanha - 12:25

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.