sexta-feira, junho 08, 2007

Porta-voz da CNE padre Martinho Gusmão abusa do poder outra vez

Vota para ar FRETILIN!
Eleições legislativas 2007

"Defendendo a independência de Timor-Leste "

Comunicado de Imprensa
7 Junho 2007

A FRETILIN, o maior partido político em Timor-Leste, disse hoje que o porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) padre Martinho Gusmão mais uma vez quebrou o seu dever de actuar com independência numa campanha eleitoral.

Arsénio Bano, membro de topo da FRETILIN e candidato nas eleições legislativas disse que, "os recentes comentários do padre Gusmão sobre a polícia são irresponsáveis e perigosos." A agência internacional de media EFE citou o padre Gusmão afirmando que alguns polícias em
Timor-Leste não são imparciais e que são membros da FRETILIN usando armas da propriedade do Estado para assassinar cidadãos.

Bano acrescentou que declarações recentes a media locais do padre Gusmão que a FRETILIN tinha organizado a partir de Dili a morte a tiro de Afonso Kudalai Guterres no distrito de Viqueque (leste de Dili) e que membros do partido celebraram a morte de Guterres são igualmente irresponsáveis e perigosas.

Bano disse, "as declarações do padre Gusmão são descuidadas e sem qualquer fundamento. A FRETILIN rejeita totalmente as declarações dele. Apenas ajudam a desestabilizar a situação e a encorajar deliberadamente um ambiente de confronto. Não é isto que quer o povo de Timor-Leste, especialmente durante o período eleitoral.

"A CNE não é a instituição adequada para fazer comentários em relação a incidentes como a morte a tiro de Guterres no Domingo 3 de Junho."

Bano disse que a recente retracção do padre Gusmão nos media locais nada faz para provar que ele merece ser o representante da Igreja e o porta-voz da CNE.

"Esta é a última numa série de declarações do padre Gusmão que visa especificamente a FRETILIN e que são programadas para manipular o processo eleitoral. Antes da primeira volta das eleições presidenciais realizadas em 9 de Abril, o padre Gusmão declarou publicamente o seu apoio a um candidato – um abuso de poder sério e em flagrante."

Bano perguntou, "Está o padre Gusmão a representar a CNE que é suposta ser independente ou os seus próprios interesses?"

"A FRETILIN já disse que o padre Gusmão como representante da Igreja Católica está possivelmente a danificar e a sujar a imagem da grande instituição religiosa que ele representa. A militância da FRETILIN é dominada por Católicos; eles sentem que não estão a ser valorizados pela sua instituição religiosa.

"Os padres e as freiras devem ser construtores da paz que promovem unidade e paz."

Bano disse, "Os partidos políticos assinaram um Código de Conduta para as eleições legislativas. O comportamento esperado dos representantes da CNE é mais elevado. Louvamos o trabalho dos outros membros da CNE na eleição presidencial até agora.

"Tornaremos a chamar a atenção da CNE e da Igreja para o comportamento do padre Gusmão."

Bano disse, "A posição da FRETILIN sobre a violência foi sempre clara – não toleramos a violência e seja quem for que cometa um crime deve ser levado a julgamento para que a justiça possa ser feita."

Para mais informações, por favor contacte Arsénio Bano +670 7339416 ou
FRETILIN media em fretilin.media@gmail.com

2 comentários:

Anónimo disse...

As acusacoes do padre Martinho Gusmao a Fretilin nao sao novas para povo de Timor Leste. Dou alguns exemplos ao padre Martinho saber o que tinha acontecido desde 1975 ,naquela altura talvez o padre ainda nao sabia limpar o nariszito,os que realmente sabiam e continuam a saber que Fretilin tem grande suporte do povo esses sao os que tem mais inveja do partido maioritario.As acusacoes falsas baseam se sempre na mesma historia velha fabricada por individuos cultos hipocritos que lancam rancorres ao seio povo contra a Fretilin.
As ambicoes materiais de alguns sacesrdotes pagarao os seus erros algum dia pois a IGREJA DE TIMOR e os seus cristaos catolicos ainda estao a cobrir os olhos desses responsaveis da evangelizacao CRISTA.
Que Deus ajuda os Timorenses a perdoar uns aos outrs e restaurar a paz em Timor Leste e bencao aos lideres para melhor governar a Nacao.

Anónimo disse...

De acordo com o comentarista anterior em relacao do padre Martinho a Fretilin tenho acrescentar mais que ele como um Missionario Evangelizador seguir os passos de JESUS sem incriminare A B ou C atravez dos teus julgamentos pessoais o que muintas vezes podem ser erradas e levando a situacao para o pior. Faca a sua reflexao que a testemunha da FRETILIN e JESUS.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.