sexta-feira, junho 08, 2007

PM Estanislau da Silva: “É urgente melhorar as condições de vida e de trabalho dos militares”

Gabinete do primeiro-ministro

INFORMAÇÃO À COMUNICAÇÃO SOCIAL


MODERNIZAÇÃO DAS F-FDTL SERÁ feita de forma prudente e GRADUAL

Díli, 6 de Junho de 2007 - O Primeiro-ministro e Ministro da Defesa, Engº Estanislau da Silva, disse que o desenvolvimento e a modernização das F-FDTL são prioridades nacionais que o III Governo Constitucional acompanha com atenção.

“O investimento na modernização das F-FDTL é prioritário e será previsto na proposta de Orçamento que o III Governo tem em preparação para ser entregue como recomendação ao próximo executivo a sair das eleições”, disse o Primeiro-ministro.

“A construção de uma pequena força militar moderna visa contribuir para a segurança e a estabilidade da comunidade, acompanhando o esforço global de modernização do país”, disse o Engº Estanislau da Silva.

“As F-FDTL poderão contribuir positivamente para a integração regional de Timor-Leste, reforçando relações com os países vizinhos. Isso está previsto no Estudo 2020, com a participação em exercícios conjuntos com outros países e em operações internacionais de manutenção de paz”, referiu o titular da pasta da Defesa.

Uma força militar competente e respeitada é um factor de estabilidade social, contribuindo para criar um ambiente de confiança e, por essa via, para o crescimento e o desenvolvimento.

“O investimento do país nas suas forças armadas será feito de forma prudente e gradual, à medida das possibilidades económicas e financeiras, pelo que será um contributo positivo para o desenvolvimento nacional”, declarou o Primeiro-Ministro.

O Engº Estanislau da Silva reuniu-se Quarta-feira (6/6) com o Estado-Maior das F-FDTL na sua primeira iniciativa como titular da pasta da Defesa. Na reunião, que decorreu no quartel de Tasi Tolu, procedeu-se ao levantamento das prioridades de investimento e modernização.

O comandante das F-FDTL, Brigadeiro Taur Matan Ruak, fez uma exposição dos principais projectos de desenvolvimento das F-FDTL, sublinhando a reorganização da sua estrutura, a construção de infra-estruturas e o reequipamento.

O Primeiro-ministro e Ministro da Defesa referiu-se às prioridades a contemplar na proposta de Orçamento de Estado para o próximo exercício.

“É urgente melhorar as condições de vida dos militares e investir também nas suas condições de trabalho”, disse o Primeiro-ministro.

“As condições de vida só podem melhorar de forma estável com a elaboração da legislação sobre remunerações e promoções. É também necessário elaborar uma lei sob as pensões a pagar aos militares que passarem à reserva”, declarou.

“Quanto às condições de trabalho, é urgente programar o investimento na sua melhoria. As prioridades são os quartéis para colocação de companhias em todos os distritos, o Quartel-General das F-FDTL e outros alojamentos militares”, disse.

“Vamos deixar trabalho preparado para o próximo governo e vamos procurar resolver, desde já, alguns problemas, quando for possível fazê-lo no curto mandato deste Governo”, afirmou o Engº Estanislau da Silva.

“Assinei recentemente a aprovação da aquisição do muito necessário sistema integrado de comunicações das F-FDTL”, anunciou.

O chefe do Governo manifestou-se favorável à autonomização administrativa e financeira das F-FDTL relativamente à estrutura do Ministério da Defesa, incluindo as operações especializadas de aprovisionamento das F-FDTL.

O Primeiro-ministro disse que a programação a realizar terá em conta as necessidades de reequipando, incluindo a prioridade à componente naval, e sublinhou que o desenvolvimento e modernização das F-FDTL são áreas de consenso nacional pelo que é importante deixar trabalho avançado para o futuro Governo.

“O planeamento orientador até 2020 está feito. Agora é necessária a programação dos investimentos. Alguns serão incluídos no esboço de Orçamento de Estado que o actual governo tem em preparação para entregar como recomendação ao próximo executivo”, declarou.

“As F-FDTL têm um grande contributo a dar à construção de Timor-Leste como país moderno, pacífico e em desenvolvimento. Por isso, o país deve dar às F-FDTL condições que permitam a sua modernização e profissionalismo”, acrescentou o Engº Estanislau da Silva. - FIM.


Para informação adicional, por favor contactar:
Hakarak informasaun ne’ebe detalhu bele kontaktu ho:
For further information, please contact:

Ivana Belo
Serviço de Comunicação
Gabinete do Primeiro-Ministro

unugina2004@yahoo.com
+670 72 3559.

António Ramos André
Assessor para a Comunicação

Gabinete do Primeiro-Ministro
Palácio do Governo, Díli – Timor-Leste

antónio.m.andre@gmail.com
+670 7319905

6 comentários:

Anónimo disse...

Timor: ONU dá como certo adiamento da rotação da GNR
Diário Digital, 08-06-2007 10:58:14

A Organização das Nações Unidas (ONU) dá como certo o adiamento da rotação do contigente da Guarda Nacional Republicana (GNR) estacionado em Timor-Leste, apesar de fonte do Ministério da Administração Interna ter revelado, na quarta-feira, que ainda decorrem as negociações.

Segundo a TSF, o chefe da missão da ONU em Timor-leste considera um erro fazer alterações no corpo de segurança antes do mês de Agosto, altura prevista para que o governo timorense esteja formado.

De acordo com o responsável, qualquer modificação na actual plano de segurança, definido até à formação do novo executivo, poderá dar origem a confusões, recomendando assim o adiamento das rotações dos contigentes marcadas para o mês de Julho.

Recorde-se que os militares da GNR manifestaram ontem a sua insatisfação perante um novo adiamento da rotação do contingente, que deveria ser substituído em meados do próximo mês. Este é o segundo adiamento da missão que começou, para estes militares, em Novembro do ano passado e que inicialmente estava previsto que terminasse a 27 de Maio.

Anónimo disse...

E parabéns ao novo PM e ao seu Gabinete que envia os textos em Português.

Anónimo disse...

Timor: «Não haverá descontinuidade» na rotação da GNR
Diário Digital / Lusa
09-06-2007 9:12:24

A rotação dos militares da GNR em Timor-Leste será feita «com eficácia» e «não haverá descontinuidade» no contingente, declarou este sábado o secretário de Estado-adjunto e da Administração Interna, José Magalhães.
À chegada a Díli, onde vem participar nas comemorações do Dia de Portugal e na homenagem aos elementos das forças de segurança portugueses na missão das Nações Unidas, o responsável recordou que o Subagrupamento Bravo foi reforçado em Abril com dois pelotões, integrando actualmente 220 militares, o que «garante uma continuidade absoluta da acção» no plano de segurança para as eleições legislativas de 30 de Junho.
A rotação de contingente, prevista para meados de Julho na sequência de um primeiro adiamento em Maio, devia abranger 131 militares da GNR. «A eficiência portuguesa não está posta em causa, temos todas as condições para uma boa solução para toda a gente», garantiu o governante.
Na sequência da viagem do chefe da missão internacional (UNMIT), Atul Khare, a Nova Iorque, há uma semana, o departamento de Operações de Apoio à Paz da ONU decidiu cancelar qualquer rotação de forças durante o mês de Julho, uma notícia que foi mal recebida no contingente da GNR em Díli.
«Se houver mudança de qualquer elemento da Polícia Nacional, da Polícia das Nações Unidas ou das FPU durante o processo, teremos novas pessoas que terão que aprender o plano todo depois de chegarem e isso criará confusão», afirmou sexta-feira Atul Khare.
Decorrem negociações «entre Lisboa, Nova Iorque e Díli» para resolver a questão, confirmou José Magalhães, sem adiantar detalhes.
O Subagrupamento Bravo é uma das quatro FPU, unidades autónomas de polícia integradas na UNMIT que funcionam como forças de intervenção especiais. As outras FPU são do Paquistão, do Bangladesh e da Malásia.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=28

Anónimo disse...

Plano para a defesa de Timor feito à revelia da Austrália
Público, 09.06.2007
Jorge Heitor
Timor-Leste está a pensar usar as receitas dos campos de petróleo e gás natural para constituir umas Forças Armadas de 3000 homens, incluindo uma Marinha equipada com mísseis, noticiou ontem o jornal The Australian, dizendo que se trata de um plano que vai contra a expectativa internacional de que fosse gasto mais dinheiro nas infra-estruturas. Os autores do Estudo 2020, que terá contado com o apoio de conselheiros portugueses e malaios, excluíram qualquer contributo de peritos australianos, apesar de se saber que Camberra deseja controlar o sector timorense da segurança, acrescentou o artigo.

O "ambicioso projecto" recomenda uma força naval, apoiada por helicópteros armados, para proteger as reservas de petróleo e gás natural do Mar de Timor e deter tanto a pesca ilegal como o contrabando. As intenções das autoridades timorenses são interpretadas como uma "bofetada" na Austrália, que entende que Díli apenas deveria ter uma pequena força de artilharia ligeira; pouco diferente dos 800 soldados com que conta actualmente.

Timor-Leste manteve deliberadamente australianos e americanos à margem dos seus planos, considera Mark Dodd no artigo, enquanto um analista de questões de defesa, Mark Thomson, citado pela Reuters, diz que aquele relatório de 141 páginas poderá ter sido preparado para o Governo timorense mas não representar a futura política oficial do país, que deverá vir a ser dotado de um novo Executivo depois das eleições legislativas marcadas para 30 de Junho. O jornal australiano reconheceu que algumas forças políticas de Timor-Leste suspeitam profundamente das intenções de Camberra, que mantém no território polícias e soldados.

"Uma força militar competente e respeitada é um factor de estabilidade social, contribuindo para criar um ambiente de confiança e, por essa via, para o crescimento e o desenvolvimento", disse quarta-feira o primeiro-ministro timorense, Estanislau da Silva, igualmente titular da pasta da Defesa. "É urgente melhorar as condições de vida dos militares e investir nas suas condições de trabalho."

http://ww2.publico.clix.pt/

Anónimo disse...

Ora aqui está um verdadeiro serviço público, em 1º lugar o do Gabinete do PM que volta a fazer os seus comunicados em português, em 2º lugar do Luís Simoes que nos trouxe este oportuno comunicado.

Ora aqui está um verdadeiro serviço público, em 1º lugar o do Gabinete do PM que volta a fazer os seus comunicados em português, em 2º lugar do Luís Simoes que nos trouxe este oportuno comunicado.

Este comunicado revela-nos o que este III Governo está a fazer na questão do planeamento da defesa do país.

Penso que não haverá nenhum patriota Timorense que esteja contra o facto deste Governo ter assinado a aprovação da aquisição do sistema integrado de comunicações das F-FDTL ou à autonomização administrativa e financeira das F-FDTL incluindo as operações especializadas de aprovisionamento das F-FDTL; Penso também que ninguém terá nada contra a programação dos investimentos, ou às propostas de Orçamento de Estado para o próximo ano fiscal..

Penso ainda que nenhum Timorense terá nada contra que esteja já feito o planeamento orientador das F-FDTL até 2020. E que este dê prioridade, no caso das condições de trabalho, aos quartéis em todos os distritos para colocação de companhias. E no caso das condições de vida, a elaboração da legislação sobre remunerações e promoções e a lei sobre as pensões a pagar aos que passarem à reserva.

E só posso concordar com o PM Estanislau quando afirma: “A construção de uma pequena força militar moderna visa contribuir para a segurança e a estabilidade da comunidade, acompanhando o esforço global de modernização do país”.

Anónimo disse...

Timor: Operação «Eliot Ness» contra casinos ilegais em Díli
Diário Digital / Lusa
09-06-2007 12:11:09

Mais de duzentas máquinas foram apreendidas este sábado em três casinos ilegais no centro de Díli, em Timor, numa operação coordenada entre as forças das Nações Unidas e da Polícia Nacional timorense.

A operação, lançada cerca das 17:00 horas (09:00 horas em Lisboa) está a desenrolar-se em duas zonas centrais da cidade, envolvendo quatro pelotões australianos e neozelandeses das Forças de Estabilização Internacionais (ISF), com 120 militares, além de efectivos policiais internacionais e timorenses.

«Há vários casinos identificados», declarou o subintentende Leitão da Silva, comandante distrital da Polícia das Nações Unidas (UNPol) na capital, junto a uma das salas de jogo, onde elementos da polícia procediam à contagem do dinheiro jogado nas 70 máquinas deste casino ilegal.

«Os três casinos estavam a funcionar em pleno», um deles na principal artéria do centro da capital, a pouca distância da Embaixada de Portugal. «Este processo começou, em termos de investigação, há mais de dois meses e decidimos pedir mandatos de busca judiciais, que estamos hoje a cumprir», acrescentou.

A operação, com o nome de código «Eliot Ness», uma referência ao agente norte-americano que fazia cumprir a Lei Seca na Chicago dos anos 20, permitiu a apreensão de «mais de duzentas máquinas de jogo» e à detenção de um número ainda indeterminado de suspeitos.
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=280231

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.