terça-feira, junho 12, 2007

Notícias - traduzidas pela Margarida

UNMIT – MONITORIZAÇÃO DOS MEDIA – Quinta-feira, 12 Junho 2007
Relatos dos Media Nacionais

Júlio: “é necessário escrutínio a nível dos distritos para a polícia”

O observador militar e politico Júlio Tomás Pinto disse em Dili que além do escrutínio sobre os envolvidos da PNTL no disparo fatal que ocorreu em Viqueque na Sexta-feira passada (8/6) o escrutínio na PNTL deve ser não apenas para os envolvidos no incidente mas também para os envolvidos em partidos políticos, particularmente a nível dos. (TP)

Horta: a Fretilin dá uma contribuição maior para o país

Quando atendeu a campanha da Fretilin na Segunda-feira (11/6) em Dili, o Presidente José Ramos-Horta disse aos apoiantes da Fretilin que a Fretilin tem dado grandes contribuições para o país.

“A história da Fretilin é muito longa. Tem feito muitos sacrifícios para o país e este facto não pode ser negado por ninguém,” disse o Sr. Horta.

Acrescentou ainda que como Presidente da República, se manterá imparcial. (TP e DN)

Mausiri: “Horta visita partido político”

O representante do Partido Democrático (PD) Julião Mausiri disse que a visita do Presidente José Ramos-Horta à coligação ASDT-PSD foi informal.

O Sr. Mausiri revelou que o comentário de Horta foi imparcial para com todos os partidos políticos. (DN)




A Campanha continua em todo o Timor-Leste
UNMIT

Dili, Timor-Leste, 11 Junho 2007 – Enquanto continua a campanha em todo o país, o responsável da Missão Integrada da ONU em Timor-Leste, Atul Khare, apelou a todos os partidos políticos e ao povo Timorense para se respeitarem uns aos outros e assegurarem a observação do processo democrático.

“É importante que as mensagens da campanha passem livremente, correctamente e sem violência ou intimidação ou abuso dos recursos do Estado,” disse.

Até agora, já se realizaram em todo o Timor-Leste mais de 150 actividades de campanha pelos 16 partidos políticos que disputam as eleições de 30 de Junho. Desse número, quarto eventos foram manchados por incidentes violentos associados.

O Sr Khare sublinhou que as eleições devem ter um impacto restaurador e unificador e não devem, em caso algum levar à divisão.

O SRSG comentou ainda terem todos os partidos assinado um Acordo de Partidos Políticos mesmo antes do começo da campanha o que demonstrou a vontade colectiva de todos os partidos políticos numas eleições em 30 de Junho livres e correctas. Depois da assinatura do documento no mês passado representantes dos partidos noutros distritos incluindo Ermera, Liquica e Bobonaro, assinaram também os seus próprios acordos de paz.

Dado terem ocorrido alguns incidentes de segurança neste período de campanha, o Representante Especial lembrou a todos os políticos que a justiça e a aplicação da lei será mantida. “Quem quebrar a lei e usar a campanha política como uma oportunidade para se envolver em actividades criminosas será tratado de imediato com tal pela polícia em Timor-Leste,” disse o Sr. Khare.

A campanha em todos os 13 distritos de Timor-Leste, envolvendo comícios, encontros e a distribuição de materiais de campanha, tem sido supervisionada pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) e monitorizada por observadores nacionais e internacionais. O período da campanha termina em 27 de Junho, seguindo-se dois dias de reflexão antes das eleições.

A UNMIT está mandatada pela Resolução 1704 do Conselho de Segurança a “apoiar Timor-Leste em todos os aspectos do processo eleitoral para as presidenciais e legislativas, incluindo através de apoio técnico e logístico, aconselhamento político eleitoral e verificação ou outros meios.”

Para mais informações por favour chame Allison Cooper no +670 723 0453


UNMIT Situação de Segurança – Terça-feira, 12 Junho 2007
Esta é uma emissão da polícia da ONU em Timor-Leste para lhe dar informação acerca da situação de segurança em todo o país.


Tem estado calma a situação de segurança em todo o país.

Hoje em Dili, a UNPol conduziu 42 patrulhas e foi-lhe pedido para atender apenas em dois incidentes, um distúrbio menor e um pequeno acidente de trânsito. Não foram relatados nenhuns incidentes maiores.

Ontem em Ermera, um homem com 35 anos relatou à UNPol e à PNTL que foi atacado por duas pessoas não identificadas quando estava na sua casa na aldeia de Ponilala. Sofreu um ferimento menor na cabeça e mais tarde recebeu tratamento no hospital de Ermera. O caso está a ser investigado por oficiais da UNPol e da PNTL. Em Oecussi, um homem com 30 anos sofreu ferimentos menores depois de ter sido assaltado. A polícia está a investigar.

Em relação à tentative de homicídio em Ossu, Viqueque, em 3 de Junho, oficiais da Divisão Nacional de Investigação localizaram quatro testemunhas e obtiveram quatro declarações ontem. Também, a pedido da UNPol, o Procurador concordou em autorizar que sejam levantadas as armas recolhidas à PNTL para se fazerem testes balísticos. Isto permitirá a polícia identificar a pistola responsável pelo disparo.

Ainda ontem, a UNPol relatou ter feito segurança em cinco comícios políticos nos distritos de Aileu, Ainaro, Ermera e Oecussi. Não houve relatos de nenhum incidente de segurança relacionados com a campanha.

A polícia avisa a evitar viajar durante a noite para as areas mais afectadas. Relate quaisquer actividades suspeitas e evite viajar para as áreas mais afectadas pelos distúrbios. Chame o 112 ou 7230365 para contactar a polícia 24 horas por dia, sete dias por semana.


Juíz de topo obtém mais quatro anos em Timor-Leste
Última Actualização 12/06/2007, 18:50:42
ABC Radio Australia

O Presidente de Timor-Leste José Ramos-Horta estendeu o mandato do juís de topo da pequena nação por outros quatro anos antes das eleições legislativas mais tarde neste mês.

Cláudio Ximenes liderará o Tribunal de Recurso de Timor-Leste durante outros quatro anos quando a antiga colónia Indonésia e Portuguesa luta para construir a capacitação das suas instituições judiciais.

O Sr Ramos-Horta diz estar orgulhoso da competência e independência dos juízes.

O Tribunal de Recurso é uma das quarto principais instituições de soberania do Estado, juntamente com a presidência, governo e parlamento.


Gusmão pode encontrar-se com antigos inimigos
Agence France-Presse – Junho 12, 2007 12:00

De correspondentes em Dili

O antigo presidente de Timor-Leste e candidate a primeiro-ministro Xanana Gusmão parará na Indonésia neste fim-de-semana a caminho da campanha em Oecussi, disseram entidades oficiais.

O Sr Gusmão, um ex-líder da guerrilha carismático que saiu da presidência no mês passado, disse que quer ser primeiro-ministro se o seu partido o CNRT se sair bem das eleições de 30 de Junho.

Duarte Nunes, vice-secretário geral do novo partido, disse que o Sr Gusmão ficará no Sábado na cidade fronteiriça de Atambua e a segunda noite em Kefamenano antes de continuar para Oecussi, um enclave no Oeste de Timor na Indonésia.

"Não haverá nenhum programa particular ... antes de chegar a Oecussi, onde vai participar no seu comício de campanha," disse.

Contudo, um comandante da segurança da fronteira Indonésio, J. Hotma Hutahean, disse á AFP em separado que estão em cursos preparativos para o Sr Gusmão se encontrar enquanto lá estiver, com antigos líderes paramilitares pró-Jacarta que vivem no Oeste de Timor.

Milhares de refugiados Timorenses vivem ainda no Oeste de Timor e não têm direito a votar nas próximas eleições, mas podem influenciar a escolha das suas famílias no país.

Os candidatos para as eleições legislativas deste mês estão no meio de uma campanha de 30 dias.

Cerca de 250,000 pessoas fugiram ou foram levadas á força por milícias de gangs pró-Jacarta para o outro lado da fronteira para o Oeste de Timor durante a violência que rodeou a votação para a auto-determinação de Timor-Leste em Agosto de 1999, patrocinada pela ONU.

Timor-Leste ganhou a independência total em Maio de 2002 depois de mais de dois anos de patrocínio da ONU.

1 comentário:

Anónimo disse...

Disse Mari Alkatiri que “para efeitos de democracia, deseja realizar um debate com todos os Partidos da Oposição sobre a gestão económica de Timor-Leste”.

O repto está lançado e fico a aguardar que os líderes da oposição o aceitem!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.