segunda-feira, junho 11, 2007

Mário Carrascalão: “Se É Desejada Uma Mudança, Deve-se Votar nos Partidos que Apresentam Bons Programas”

Jornal Nacional Semanário – 09 de Junho de 2007

“Já sou velho, e assim também o Francisco Xavier do Amaral já é velho, nós devíamos já receber pensões e descansar. Antes de morrer, porque Deus ainda não me chamou, desejo contribuir com qualquer coisa para o nosso país. Caso a coligação PSD-ASDT vença a eleição parlamentar, eu, Mário Carrascalão, serei o Primeiro-Ministro e Francisco Xavier do Amaral será o Presidente do Parlamento Nacional”, afirmou Mário Carrascalão no seu discurso de campanha realizado em Cailaco, recentemente.

Alguns líderes utilizaram o nome de Mário Carrascalão para propagandear ao povo que caso o seu partido vencesse a eleição legislativa, Mário Carrascalão seria o Primeiro-Ministro. Isto, para que o povo vote nesse partido, mas se o mesmo vencer, irão escolher de entre os membros do partido o Primeiro-Ministro.

O presidente do PSD, Mário Carrascalão, acrescentou que, nas eleições de 2001, o povo não sabia que o Dr. Mari Alkatiri iria ser indigitado Primeiro-Ministro pela FRETILIN, quando este partido venceu a eleição legislativa. Mas depois de ouvir que o Dr. Mari Alkatiri seria Primeiro-Ministro, os que votaram pela FRETILIN ficaram arrependidos e lamentaram-se por terem feito uma escolha errada.

Mesmo assim, o povo teve paciência e aguentou. Contudo, quando o Dr. Mari Alkatiri cometeu o erro, milhares de pessoas vieram a Díli, exigindo ao ex-Presidente da República, Xanana Gusmão, a demissão do Dr. Mari Alkatiri do cargo de Primeiro-Ministro.

O Governo da FRETILIN continuou a sua governação até cumprir cinco anos e um mês. Ora, o Governo da FRETILIN, nas palavras do presidente do PSD, ainda não fez nada, pois o povo continua a viver nos campos de deslocados (debaixo das tendas): “No mandato do Primeiro-Ministro Ramos Horta, falei pessoalmente com ele e perguntei-lhe por que é que o problema ainda não tinha sido resolvido. O ex-Primeiro-Ministro, Ramos Horta, respondeu que o Governo era da FRETILIN e que ele implementava os desejos da FRETILIN”. Mário Carrascalão disse na altura a Ramos Horta que, se ele fosse Primeiro-Ministro, se teria demitido do cargo.

Acrescenta que, quando era Primeiro-Ministro, todas as noites o Dr. Ramos Horta tinha de apresentar relatório a Mari Alkatiri e receber instruções. Neste momento, apesar de Estanislau Aleixo da Silva ser o Primeiro-Ministro, continua a receber instruções do Dr. Mari Alkatiri.

“Desejo que os militantes e simpatizantes PSD-ASDT, no dia 30 de Junho, escolham figuras com capacidade para liderar o novo Governo. Se o novo Governo cometer erros, não governando bem, o Primeiro-Ministro ou o Governo será dissolvido e dar-se-á oportunidade ao povo para escolher outros partidos com liderança capaz de governar”, advertiu Mário Carrascalão.

Portanto, os líderes políticos não podem enganar o povo. Não vamos continuar na situação em que, ao trocar o Dr. Mari Alkatiri no Governo, o seu substituto continua no mesmo. Logo, o povo e os militantes do PSD-ASDT devem pensar bem sobre isto até ao dia 30 de Junho, o dia das eleições gerais. Todo o povo de Timor-Leste que deseja uma mudança deve participar nas eleições.

“Para uma mudança em Timor-Leste, o povo deve participar nas eleições votando no partido que tem o melhor programa para desenvolver a vida do povo. Se o povo achar que o programa da FRETILIN é melhor do que os programas dos outros partidos políticos, não faz mal, pode continuar a votar na FRETILIN. Mas é necessário ter muito cuidado porque a liderança deste partido não é parva, é uma liderança que, ao longo de 24 anos, aprendeu muita coisa em Moçambique. Por exemplo: em Moçambique há um partido único (FRELIMO) que continua a governar até à data e que nunca foi substituído. Estes líderes aprenderam essas experiências para implementarem em Timor-Leste. Se for esse o desejo do povo, então deixe a FRETILIN governar durante 50 anos”, concluiu Mário Viegas Carrascalão.

1 comentário:

Anónimo disse...

Em Moçambique, a Frelimo não é o único partido.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.