segunda-feira, abril 30, 2007

Quatro dos seis portugueses já tiveram alta - médica do INEM



Díli, 30 Abr (Lusa) - Quatro dos seis portugueses que domingo foram vítimas de um acidente de viação em Maubisse, Timor-leste, já tiveram alta hospitalar e estão agora a recuperar em casa, disse hoje à agência Lusa a médica Dora Oliveira, do INEM.

"Três tiveram alta ainda no domingo, encontram-se bem e têm ido ao hospital fazer os pensos, seguimento e receber medicamentos e hoje uma outra teve alta esta manhã", explicou Dora Oliveira.

Quanto às restantes duas vítimas, uma com traumatismo toráxico e outra com traumatismos toráxico e craniano ligeiro, "encontram-se bem e vão permanecer em observação no hospital por mais 24 horas, mas estão estáveis", sublinhou.

Dora Oliveira acrescentou ainda que os feridos que permanecem internados são João Silveira e Verónica Pais, enquanto Ana Sousa, Joaquim Oliveira, Luís Ramos e Sara Moreira já tiveram alta.

De acordo com o relato de alguns colegas dos professores portugueses, que estavam acompanhados de um guia timorense, o acidente deu-se por volta das 03:00 de domingo em Timor-Leste (19:00 de sábado em Lisboa), tendo o primeiro apoio aos jovens professores sido prestado pelos locais que chegaram a acender fogueiras devido ao frio que se fazia sentir na montanha.

Os feridos foram depois assistidos pela equipa do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que chegou ao local apoiada pelos militares da GNR estacionados em Timor-Leste, e por médicos das Nações Unidas que seguiram mais tarde de helicóptero, meio de transporte utilizado para a evacuação do grupo para Díli onde foram observados no Hospital Nacional Guido Valadares.

A operação de resgate foi acompanhada no local do acidente pela equipa médica do INEM e em Díli pelo embaixador de Portugal, João Ramos Pinto, com o apoio da GNR.

Os professores, que seguiam na mesma viatura, terão sido vítimas de um aluimento de terras quando, durante a madrugada subiam ao monte Ramelau (a montanha mais alta de Timor-Leste com 2.963 metros) para ver nascer o sol, explicou o embaixador João Ramos Pinto.
O acidente ocorreu na zona remota de Hatubuilico e os feridos foram transportados num helicóptero das Nações Unidas, modelo MI8, de fabrico soviético.

Os seis professores portugueses fazem parte de um grupo de 26 docentes que se encontra no país ao abrigo de um programa de cooperação com Portugal, promovido pela Fundação das Universidades Portuguesas (FUP) e pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) que visa dar resposta às necessidades consideradas prioritárias para o desenvolvimento do país.
O primeiro projecto de cooperação CRUP/FUP remonta a 2000, quando foram enviados, em regime de voluntariado, 50 professores das Universidades Públicas Portuguesas para dinamizar acções com os jovens timorenses.
Os professores desenvolvem actividades lectivas e de actualização de conhecimentos com o intuito de assegurar a promoção efectiva do português como língua de ensino e de aprendizagem.
A FUP dispõe de dois representantes em permanência no terreno que organizam e coordenam todas as actividades desenvolvidas e prestam apoio aos professores portugueses.
JCS/AG-Lusa/Fim

4 comentários:

mãenuela disse...

sendo mãe de uma das pessoas vítimas deste acidente, quero agradecer o apoio que lhes foi dado,desde os timorense que primeiro chegaram ao local do acidente,até ao Embaixador de Portugal , incluindo todos os profissionais envolvidos no seu transporte e tratamento e representantes da FUP

Anónimo disse...

A proposito de traumatismos, agradecia que os medicos mencionados fizessem um exame ao Xanana e Horta, pois desconfio que ambos sofreram um traumatismo craniano, devido ao inchasso que seus respectivos cerebros sofreram com as lavagens todas feitas por peritos Americanos e Australianos!
Ze Cinico

Anónimo disse...

Manuela: é bom saber que estão todos felizmente fora de perigo e a recuperarem. Deixo-lhe um abraço de muita solidariedade e agradeço-lhe que o transmita aos seus. Muito obrigado por partilhar connosco a boa nova.

mãenuela disse...

ó Zé, não seja tão cínico...
esses dois timorenses são, pelo menos para nós que estamos tão longe, um símbolo da tenacidade desse povo; talvez seja de lhes desculpar algum inchasso...e talvez a medicina tradicional local possa ser mais eficaz que a praticada pelos "medicos" coperantes.

Margarida
deus queira que deste episódio estejam fora de perigo e que recuperem ( a 15000 km de distancia temos sempre receios...).
Mas os perigos são ainda tantos, que talvez só com mais coordenação de esforços se possam minorar.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.