domingo, março 04, 2007

Operação australiana pode ter provocado mortos

TSF

A operação levada a cabo pelas tropas australianas contra o major Alfredo reinado terá provocado mortos segundo fonte policial em Dili contactada pela TSF. Na capital timorense, o ambiente é de tensão, depois de ataques com armas de fogo, apedrejamento e barreiras de estrada terem começado após o início da operação das tropas australianas.

( 23:19 / 03 de Março 07 )

A operação das tropas australianas contra o major Alfredo reinado, em Same, terá provocado vítimas mortais segundo fonte policial em Dili contactada pela TSF.

Também o deputado Leandro Isaac, que se encontra junto das forças do major Reinado, contactado pela TSF, confirmou a existência de mortos sem, no entanto, confirmar números.

Recorde-se que ao início da madrugada de domingo em Timor (17:00 de sábado em Lisboa), as tropas australianas iniciaram um ataque contra Alfredo Reinado, que desde terça-feira estava sitiado em Same, com o objectivo de capturar o major rebelde.

Pouco depois do início da operação das tropas australianas, a capital timorense foi assolada por ataques com armas de fogo, apedrejamento e barreiras de estrada.

Os ataques em Díli foram desencadeados em vários pontos da cidade em simultâneo, aparentemente sem ter um alvo específico, adiantou fonte policial.

Até ao momento, não há notícia de incidentes envolvendo a comunidade portuguesa mas há registo de vários cidadãos nacionais e estrangeiros estarem abrigados no quartel da GNR em Díli.

Às 04:15 da madrugada (hora local), as Nações Unidas difundiram uma mensagem escrita (SMS) pela missão internacional, com ordens para «todo o pessoal ficar em casa, luzes apagadas, longe de portas e janelas, devido a distúrbios em Díli».

O chefe de Estado timorense, Xanana Gusmão, faz este domingo (11:00 locais) uma comunicação ao país sobre a situação de crise provocada pelo major Reinado.

1 comentário:

Anónimo disse...

os portugueses e estrangeiras estavam no quartel da GMR no decorrer de uma festa organizada pela GNR e aberta a toda a gente, foram por razoes de segurança impedidos de sair. Força Bravos

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.