domingo, março 04, 2007

Leandro Isaac diz que o ataque a Same está iminente

Diário Digital / Lusa
03-03-2007 17:32:00

Helicópteros Black Hawk e aviões australianos sobrevoam a baixa altitude as posições do major Alfredo Reinado e o ataque a Same está iminente, segundo o deputado Leandro Isaac.

Em dois contactos telefónicos muito curtos com a Lusa, cerca da 1:45 de domingo (16:45 de sábado em Lisboa), o deputado independente afirmou que «as tropas australianas reduziram o perímetro e estão a apenas 200 ou 300 metros» do local onde está refugiado o major Alfredo Reinado.
Em fundo podia ouvir-se o barulho de helicópetros e o ruído (familiar aos residentes de Díli em dias de confronto de rua) distinto de barras de metal a bater.

«É o povo indefeso de Same a desafiar o grande exército australiano, que foi enviado pelo Prémio Nobel da Paz, digo, pelo Prémio Nobel da Guerra, senhor José Ramos-Horta», respondeu Leandro Isaac quando questionado sobre o que se estava a passar.

Depois, o contacto por telemóvel com o deputado caiu.

Alfredo Reinado e os seus homens, entre os quais se encontrava «por acaso» desde segunda-feira o deputado Leandro Isaac, segundo o próprio disse à Lusa, estão cercados há seis dias pelas Forças de Estabilização Internacionais (ISF).

O Presidente da Republica, Xanana Gusmão, faz um anúncio à nação às 11 horas da manhã, sobre a crise provocada pelo major Reinado.

Nas últimas 48 horas, cerca de uma dezena de aviões Hércules C-130 australianos aterraram em Díli, onde ao longo da tarde e noite de sábado se registou um movimento intenso de aviões e helicópteros militares, que continua neste momento.

3 comentários:

Anónimo disse...

Ataques em Dili após início operação militar contra Reinado

Ataques com armas de fogo, apedrejamento e barreiras de estrada começaram em vários pontos da cidade de Díli pouco depois do início da operação das tropas australianas contra Alfredo Reinado, em Same, no sul do país, confirmou à Lusa fonte policial.
Os ataques na capital foram desencadeados «em vários pontos da cidade em simultâneo, aparentemente sem ter um alvo específico», disse à Lusa uma fonte da polícia internacional a meio da madrugada de domingo (fim da tarde de sábado, em Lisboa).
Os disparos e apedrejamentos começaram antes das 02:00 (17:00 em Lisboa) em bairros diferentes da periferia e do centro da cidade, como Bidau, Taibessi, Mandarim, Colmera e Becora, confirmou a Lusa junto de vários residentes.
O Ministério da Educação timorense, no bairro central de Vila Verde, foi um dos alvos atacados.
Tanto quanto foi possível confirmar numa ronda de contactos telefónicos, não há registo de nenhum incidente envolvendo a comunidade portuguesa residente em Díli.
às 04:15 da madrugada (hora local), as Nações Unidas difundiram uma mensagem escrita (SMS) pela missão internacional, com ordens para «todo o pessoal ficar em casa, luzes apagadas, longe de portas e janelas, devido a distúrbios em Díli».
Tanto as forças de segurança como os civis contactados pela Lusa foram unânimes na identificação da hora a que se iniciaram os distúrbios: «à hora do ataque a Alfredo Reinado», embora não haja nenhuma confirmação oficial de que os incidentes na capital são uma resposta ao avanço das Forças de Estabilização Internacionais em Same.
Desde terça-feira que Alfredo Reinado e o seu grupo estavam cercados por tropas australianas, em Same, depois de o Presidente de Timor-Leste, Xanana Gusmão, ter autorizado uma operação de captura.
O chefe de Estado faz dentro de algumas horas, às 11:00 locais, uma comunicação ao país sobre a situação de crise provocada pelo major Reinado.
Diário Digital / Lusa
03-03-2007 21:38:00
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=265603

Anónimo disse...

Ataques com armas de fogo em Díli
Timor-Leste: mortos e feridos no ataque australiano contra Alfredo Reinado
04.03.2007 - 00h19 PUBLICO.PT

O ataque australiano contra o major Alfredo Reinado, em Same (Timor-Leste), fez mortos e feridos, em número indeterminado, segundo informação do deputado Leandro Isaac, que se encontra no local.
Em declarações à rádio TSF, Leandro Isaac disse que há militares australianos na rua em Same, no sul do país, e que o ataque envolveu helicópteros, aviões, tanques de guerra e forças especiais.

Desconhecia no entanto o estado de Alfredo Reinado e manifestou-se convicto de que a situação “vai complicar-se”. Segundo Issac, "a guerra foi declarada" por Ramos-Horta.

Há também relatos de tensão em Díli após o ataque a Same. Ataques com armas de fogo, apedrejamentos e barreiras de estrada começaram em vários pontos da cidade, pouco depois do início da operação das tropas australianas contra Alfredo Reinado, noticia a Lusa citando fonte policial.
http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1287286&idCanal=18

Anónimo disse...

• TIMOR
Operação australiana pode ter provocado mortos
A operação levada a cabo pelas tropas australianas contra o major Alfredo reinado terá provocado mortos segundo fonte policial em Dili contactada pela TSF. Na capital timorense, o ambiente é de tensão, depois de ataques com armas de fogo, apedrejamento e barreiras de estrada terem começado após o início da operação das tropas australianas.

( 23:19 / 03 de Março 07 )

A operação das tropas australianas contra o major Alfredo reinado, em Same, terá provocado vítimas mortais segundo fonte policial em Dili contactada pela TSF.

Também o deputado Leandro Isaac, que se encontra junto das forças do major Reinado, contactado pela TSF, confirmou a existência de mortos sem, no entanto, confirmar números.

Recorde-se que ao início da madrugada de domingo em Timor (17:00 de sábado em Lisboa), as tropas australianas iniciaram um ataque contra Alfredo Reinado, que desde terça-feira estava sitiado em Same, com o objectivo de capturar o major rebelde.

Pouco depois do início da operação das tropas australianas, a capital timorense foi assolada por ataques com armas de fogo, apedrejamento e barreiras de estrada.

Os ataques em Díli foram desencadeados em vários pontos da cidade em simultâneo, aparentemente sem ter um alvo específico, adiantou fonte policial.

Até ao momento, não há notícia de incidentes envolvendo a comunidade portuguesa mas há registo de vários cidadãos nacionais e estrangeiros estarem abrigados no quartel da GNR em Díli.

Às 04:15 da madrugada (hora local), as Nações Unidas difundiram uma mensagem escrita (SMS) pela missão internacional, com ordens para «todo o pessoal ficar em casa, luzes apagadas, longe de portas e janelas, devido a distúrbios em Díli».

O chefe de Estado timorense, Xanana Gusmão, faz este domingo (11:00 locais) uma comunicação ao país sobre a situação de crise provocada pelo major Reinado.
http://www.tsf.pt/online/internacional/interior.asp?id_artigo=TSF178279

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.