domingo, março 18, 2007

Informação à Comunicação Social - Designação de novo partido é enganosa e dissimulada

FRENTE REVOLUCIONÁRIA DO TIMOR-LESTE INDEPENDENTE
FRETILIN

Informação à Comunicação Social

16 de Março de 2007

Designação de novo partido é enganosa e dissimulada

Foi atribuída deliberadamente uma designação enganosa a um novo partido político de modo a confundir e induzir os eleitores em erro, afirmou hoje o Secretário-geral da Fretilin, Mari Alkatiri. De acordo com informação divulgada pela comunicação social, este novo partido político será liderado por Xanana Gusmão, Presidente de Timor-Leste.

O Dr. Alkatiri declarou que, em total respeito com o consagrado na Constituição e no enquadramento legal de Timor-Leste, a Fretilin irá recorrer ao sistema judicial para evitar a utilização da designação “Congresso Nacional para a Reconstrução Timorense”, com a sigla CNRT.

“O recurso à sigla CNRT é uma tentativa oportunista e cínica dos fundadores do partido de a associar à anterior organização da Resistência, o Conselho Nacional da Resistência Timorense, igualmente conhecida pela sigla CNRT”, afirmou.

“Quando mais de metade do eleitorado é analfabeto, existe um imperativo moral de transparência e de não ambiguidade por parte de todos os envolvidos ao divulgarem a sua identidade e difundirem mensagens e políticas no decurso da campanha”.

O Dr. Alkatiri acrescentou ainda que existem fundamentos que levam a crer que o Presidente Gusmão tem vindo a adiar o anúncio da data da realização das eleições legislativas de modo a ganhar tempo para organizar o seu novo partido.

Caso tal se confirme, trata-se de um claro abuso de poder por parte do Presidente”, afirmou.

O Conselho Nacional da Resistência Timorense, inicialmente designado por Conselho Nacional da Resistência Maubere (CNRM), foi criado em 1987 pela liderança da Fretilin enquanto organização apartidária de coordenação com o objectivo de envolver todas as organizações políticas timorenses na luta pela independência.

Quando o CNRM foi criado, a liderança da Fretilin tomou a decisão de que Xanana Gusmão deveria deixar a Fretilin para dirigir o CNRM; foi ainda decidido que as Falintil deveriam tornar-se o braço armado de todo o movimento pela independência ao invés de serem o braço armado exclusivo da Fretilin.

Em 1999, todos os partidos políticos a favor da independência, incluindo a Fretilin, realizaram a campanha para o referendo para a independência, sob a bandeira do CNRT.

“Alcançada a independência, o CNRT atingira o seu objectivo pelo que foi dissolvido em 2001 para que as organizações políticas timorenses pudessem participar numa democracia pluralista”, afirmou o Dr. Alkatiri.“

Saudamos a decisão de formação de um partido político por Xanana Gusmão e outras pessoas e afirmamos que a Fretilin está preparada a iniciar a campanha que se avizinha. No entanto, é inaceitável que qualquer partido político tente capitalizar o nome do CNRT, organização detentora de significado histórico particular para o Povo de Timor-Leste”.

2 comentários:

Anónimo disse...

Qual e o Problema?
Se continuasse a desdobrar sendo Conselho Nacional da Resistencia Timorense, seria talvez oportunista!!!! Mas acho que este CNRT sera Conselho Nacional da Reconstrucao de Timorense. 2 coisas diferentes. Enganar? o povo sabe e vai escolher o correcto.

Roman

Anónimo disse...

Quer uma apostinha em como o que vai aparcer é a sigla e não o nome todo?

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.