sábado, março 31, 2007

FRETILIN critica o uso da bandeira nacional no boletim de voto

Timor-Leste, 30 Mar (Lusa) - A FRETILIN criticou hoje a decisão tomada por quatro candidatos presidenciais que pretendem utilizar a bandeira nacional junto às respectivas fotografias oficiais no boletim de voto para as eleições de 09 de Abril.

"Não se entende porque é que os políticos que temos não têm a ousadia e a coragem de usarem apenas os seus próprios símbolos, porque são candidatos independentes", disse à Agência Lusa Filomeno Aleixo, porta-voz do da FRETILIN, durante um comício do partido, na capital do país, Díli.

O candidatura de Francisco Guterres "Lu Olo", que vai usar a bandeira da FRETILIN no boletim de voto, ao lado da fotografia oficial de candidatura, defende apenas o uso dos símbolos partidários, mas não concorda que a bandeira nacional seja utilizada por nenhum dos candidatos presidenciais.
O partido que apoia Francisco Guterres "Lu Olo" apresentou um pedido ao Tribunal de Recurso no sentido de anular a decisão da Comissão Nacional de Eleições (CNE) mas o tribunal decidiu que o uso da bandeira nacional no boletim de voto não era ilegal.

"Nós apresentámos o recurso ao tribunal na quarta-feira mas ontem, a meio da manhã, o Tribunal de Recurso não concordou com o nosso pedido porque a lei eleitoral em vigor deixou em aberto que cada candidato tenha possibilidade de escolher o símbolo que quiser. Mas para nós o uso de símbolos nacionais não deviam ser autorizados", disse o porta-voz da FRETILIN.

No boletim de voto, de acordo com informações disponibilizadas pela CNE, Francisco Guterres "Lu Olo e o candidato Manuel Tilman, vão usar as bandeiras dos respectivos partidos.

A bandeira nacional vai ser utilizada pelos candidatos Avelino Coelho, Francisco Xavier do Amaral, Lúcia Lobato e José Ramos-Horta.
Os candidatos João Carrascalão e Francisco Lassama vão apenas usar a fotografia oficial de candidatura.

A bandeira da FRETILIN, com o nome do partido no meio, sobre a faixa de fundo amarelo, é diferente da bandeira nacional, mas ambas têm as mesmas cores e uma estrela de cinco pontas branca sobre um fundo preto.
"Estamos a conduzir mal as pessoas, sobretudo as pessoas que não têm maturidade política que não vão perceber porque é que candidatos diferentes usam o mesmo símbolo, apesar da lei dar espaço para isso", afirmou ainda Filomeno Aleixo.

As críticas do porta-voz da FRETILIN vão sobretudo para Ramos-Horta, que abandonou o cargo de primeiro-ministro para se candidatar às presidenciais.
"Um bom cidadão e um bom político devia ser coerente e usar apenas os seus próprios símbolos. É falta de honestidade política tentar usar a bandeira nacional. Assim não estamos a ajudar o povo a votar em plena consciência e não se entende que Ramos-Horta, que cresceu com a FRETILIN, tenha chegado a este ponto", disse Filomeno Aleixo.

O candidato da FRETILIN, Francisco Guterres "Lu Olo", esteve hoje em Aileu, a menos de cinquenta quilómetros a sul da capital e realizou-se em Díli um comício do partido junto à praia, na zona de Bidau Massau.
PSP-Lusa/Fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.