sábado, março 31, 2007

Blog Lu-Olo ba Presidente – 30 de Março de 2007

Campanha em Aileu: cerca de 6000 pessoas

Hoje, 30 de Marco de 2007, foi realizada a campanha do Presidente Lu Olo em Aileu, onde contou com a presença de cerca de 6000 pessoas.
O comício começou cerca das 14 horas, e reuniu mais pessoas do que qualquer outro candidato que já passou pelo local.

Aileu tem um significado histórico muito grande para a FRETILIN por ser o local onde foi iniciada a luta pela independência de Timor-Leste.

***

Comunicado de Imprensa FRETILIN - 30 de Março de 2007

Fretilin apresenta protesto contra militares australianos

A Fretilin apresentou hoje um protesto formal ao Comandante da Foras Australianas em Timor-Leste, Brigadeiro Mal Rerden, em relação ao assalto e humilhação causados a um militante da Fretilin por militares australianos no dia 26 de Março de 2007
O partido no governo de Timor-Leste pediu para que um processo disciplinar seja movido pelas Forças Armadas Australianas (ADF), em relação aos soldados australianos envolvidos, e que um pedido de desculpas formal seja emitido com relação ao incidente.

Em carta dirigida ao Brigadeiro Rerden, Mari Alkatiri, Secretário Geral da FRETILIN, disse que e necessário que a ADF tome medidas sobre este caso para evitar que tais incidentes se repitam, cujas fotografias foram publicadas no Timor Post na terça feira passada (27 de Março).

O incidente ocorreu quando uma delegação da FRETILIN tinha acabado de sair da vila de Gleno, situada no distrito de Ermera, após um comício popular aí realizado de apoio à candidatura de Francisco Guterres “ Lu Olo” para Presidente da República.

O Dr. Alkatiri, que foi uma dos testemunhas do incidente, disse que um veículo das Forças Armadas Australianas (ADF) tentou entrar no meio da caravana de carros que acompanhavam a delegação da FRETILIN, e a sua entrada foi recusada. Alkatiri disse que, enquanto um soldado australiano apontava a sua arma ao condutor de um dos carros da caravana, um outro puxou um passageiro do veículo, pisou nele com a arma apontada à sua cabeça. Quando o militante da FRETILIN tentou resistir, o soldado australiano gritou, “Fuck you. I’ll Kill you” (Vai-te f***r. Eu mato-te). “Um dos elementos da minha segurança pessoal tentou intervir mas foi ordenado para que não o fizesse pelo soldado australiano que lhe apontara a arma. Os soldados australianos só se retiraram quando receberam ordens do seu comandante”, acrescentou Alkatiri.

“A nossa caravana de carros estava de regresso de um comício de sucesso, que tinha decorrido pacificamente. Os militantes da FRETILIN não estavam armados e não constituíam qualquer tipo de ameaça aos militares australianos. Este comportamento dos soldados australianos é totalmente inaceitável e injustificável”.

Para mais informações, por favor contacte:
Mari Alkatiri (+670) 733 2630 (Dili)
Filomeno Aleixo: (+670) 7243460 (Dili)
Arsénio Bano: (+670) 723 0023 (Dili)
José Manuel Fernandes: (+670) 7342170 (Dili)

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.