quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Dos leitores

Comentário sobre a sua postagem "UNMIT – MEDIA MONITORING - Tuesday, 20 February 20...":

Xanana vai apanhar uma grande desilusão.Esta história parece a repetição do caso Eanes. O ex-Presidente português, agastado por não poder intervir mais na política, criou um novo partido, o PRD, assim que terminou o mandato presidencial. Depois de um pequeno apoio inicial, o partido eclipsou-se e desapareceu, ao ponto de hoje em dia serem raras as pessoas que se lembram dele.

Espero que o mesmo não suceda a Xanana. Independentemente das suas qualidades e do papel inquestionável e decisivo que teve na luta contra a ocupação indonésia, ele parece não se aperceber de que hoje a situação é completamente diferente: a luta já não é contra um inimigo comum; a independência já foi alcançada; hoje existe uma nova geração de timorenses que já não vê a vida como uma dicotomia pró-Fretilin/anti-Fretilin, antes se preocupa sobretudo com a sobrevivência nacional e com a construção de um país melhor; existe uma Constituição que toda a gente deve respeitar, incluindo ele próprio.

Xanana faz-me lembrar aqueles grupos musicais que tiveram grande êxito há 40 anos e tentam reunir novamente os seus membros para dar um concerto saudosista. Normalmente, o resultado é confrangedor.O CNRT teve a sua razão de existir dentro de um determinado contexto que já se extinguiu; o renascimento do CNRT não é possível, porque é impossível a reunião de pessoas que estiveram de facto unidas numa determinada época por um determinado objectivo, mas hoje estão separa

das por interesses irreconciliáveis, percursos divergentes, dissidências ou até traições.

Para além disso, o povo sabe o que quer e a imagem de Xanana tem sofrido um desgaste irreparável, que não terá certamente passado despercebido, fruto dos muitos e grandes erros que cometeu ao longo desta já longa crise. O povo sabe que aquele em quem votou e confiou não esteve à altura das suas responsabilidades. O povo sabe, mesmo aqueles que gostaram de Xanana como Presidente, que Xanana nunca seria um bom 1º Ministro. O povo está farto de ser vítima de guerrilhas pessoais e institucionais e quer apenas um governante que governe.

Xanana será vítima do seu último grande erro: uma candidatura anti-Fretilin e não pró-Timor; uma candidatura pela negativa e não pela positiva; uma candidatura cujo objectivo não é ganhar, mas impedir que a Fretilin ganhe.

E quem não aprende as lições da História está condenado a repetir os seus erros...

3 comentários:

Anónimo disse...

Rio-me primeiro porque acho idiota....welewelewelewele.....sera que eh jornalista professional??? CNRT eh grande ameaca para FRETILIN...nao seria contrario q povo esta farto com incompetentes da Fretilin??? Preocupa-se tanto porque se Fretilin perdesse nestas eleicoes nao continuava mais ao seu papel em Timor Leste!!! ANTI DITADURA!!!!!!!!!

LIFAU

Anónimo disse...

LIFAU parece e Agio = incompotente

Anónimo disse...

Anti Ditadura, achas?

O DITADOR ASPIRANTE E XANANA. SE TU ES ANTI DITADORA ENTAO ES ANTI XANANA.

A PORTA PARA O "PARTIDO" CNRT NAO ESTA FECHADA, VIVEMOS EM UM PAIS DEMOCRATA. VAMOS VER QUEM SAO ESTES CNRT, TEMS XANANA, MAIS QUEM? O PADRE GUSMAO E PADRE MAUBERE? O ALFREDO? O RAI LOS? O SALSINHA? OOH SIM NAO ESQUECE O TARA? MAIS? ALGUMS "INDEPENDENTES" QUE VIVERAM EM AUSTRALIA AGORA A TRABALHAR NO GABINETE DO PR E PARA OS NGO INTERNACIONAIS A GANHAR 100 VEZES MAIS DE UM FUNCIONARIO TIMORENSE?

CHEIO DE OPORTUNISTAS E INDIVIDIOS QUE O POVO NAO CONHECEM POR ISSO ESTAO AO LADO DE XANANA (CUITADO ESTAS BEM USADO). QUERO VER QUEM VAI SER OS MINISTROS SE FOSSE O CNRT GANHA, TIRA O XANANA COMO O PM E OUTROS ESPERO QUE O POVO CONHECE.

FAS ME RIR

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.