domingo, fevereiro 25, 2007

Comunicados - PM

GABINETE DO PRIMEIRO-MINISTRO

Dili, 23 de Fevereiro de 2007

COMUNICADO AOS ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

“Um trabalho corajoso na busca de verdade e Justiça”

COMISSÃO DE NOTÁVEIS ENTREGOU
RELATÓRIO AO GOVERNO


A Comissão de Notáveis criada em Abril de 2006 para averiguar os acontecimentos relativos ao caso dos peticionários apresentou o seu relatório final ao Governo na passada 5ªfeira.

O relatório de 77 páginas foi formalmente entregue ao Primeiro-Ministro Dr. José Ramos-Horta no Palácio do Governo pela presidente da Comissão, Drª Ana Pessoa, acompanhada por uma delegação integrada pelo respectivo porta-voz Rev. Pe. António Gonçalves e os membros da comissão Francisco Miranda Branco, Pedro Mártires e Sebastião Dias Ximenes.

O Primeiro-Ministro, Dr. José Ramos-Horta, elogiou o trabalho da comissão, sublinhando o sua “corajosa busca da verdade e da justiça”. O Dr. José Ramos-Horta reservou os comentários sobre o conteúdo do relatório para um momento posterior.

“O relatório será enviado ao Parlamento Nacional, ao Presidente da República, ao Tribunal Superior, aos dois bispos de Timor-Leste, bem como ao Conselho de Ministros. Nas próximas semanas, o Governo fará algumas recomendações após se inteirar completamente das ideias e opiniões (nele) constantes”, declarou o Primeiro-Ministro.

O porta-voz da Comissão, Pe. António Gonçalves, disse que o relatório será oficialmente entregue também à Missão das Nações Unidas em Timor-Leste.

“A comissão não é um órgão judiciário”, sublinhou o porta-voz. “O seu principal trabalho foi fazer uma averiguação das queixas relativas a discriminação para com os peticionários. As nossas conclusões não culpam especialmente as F-FDTL ou os peticionários, o que quer dizer que houve erros mas também medidas certas de ambas as partes”, acrescentou o reverendo.

O porta-voz explicou que o relatório tem 77 páginas, mas contém anexas todas as respostas obtidas aos questionários da comissão bem como outra documentação recolhida nas F-FDTL e noutras origens. A documentação total apensa preenche umas 15 pastas de arquivo.

O Pe. António Gonçalves revelou que a comissão reuniu-se em plenário 10 vezes, embora inicialmente estivesse prevista a realização de reuniões semanais. A crise que se desenrolou já durante o seu mandato impediu a concretização da programação inicial.

***

GABINETE DO PRIMEIRO-MINISTRO

Díli, 23 de Fevereiro de 2007

Informação à comunicação social

Primeiro-Ministro AGRADECE disponibilidade alemã

“Nakroma” melhora comunicação
Entre diferentes partes do país

O Primeiro-Ministro Dr. José Ramos Horta recebeu simbolicamente 5ªfeira, das mãos do embaixador da República Federal da Alemanha, Paul Freiherr Von Matlzahn, o novo navio Nakroma que irá facilitar a ligação entre Díli, Oe-cusse e Ataúro.

A cerimónia decorreu no cais da Alfândega, em Díli, na presença de muitas dezenas de convidados, destacando-se entre eles o Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas, senhor Atul Khare, o presidente do Parlamento Nacional Francisco Guterres “Lu’Olo”, o presidente do Tribunal de Recurso Cláudio Ximenes, vários membros do Governo e do Corpo Diplomático acreditado em Díli, além do antigo Primeiro-Ministro Dr. Mari Alkatiri.

O Dr. José Ramos-Horta recordou a resposta pronta da Ministra alemã do Desenvolvimento quando há anos, sendo então Ministro dos Negócios Estrangeiros, lhe colocou pela primeira vez a necessidade sentida em Timor-Leste de dispor de um novo navio para melhorar a comunicação entre as parcelas do território nacional e reduzir o isolamento do enclave de Oe-cusse.

“Estávamos numa reunião de trabalho, em Berlim, quando decidi pedir-lhe a ajuda alemã para esta questão. O assunto não estava sequer na agenda da reunião”, recordou o Dr. José Ramos-Horta.

“A sra. Ministra do Desenvolvimento ficou surpreendida, primeiro, e disse que veria se era possível a sua intervenção. À saída, ainda me encontrava dentro do edifício, voltaram a chamar-me à sala. Estava assente: a sra. Ministra ia incluir este projecto na ajuda ao nosso país”, lembrou.

“Cinco minutos tinham bastado para uma decisão. Agradeci então e agradeço agora, a generosidade revelada pelo governo da Alemanha no apoio ao Desenvolvimento de Timor-Leste”, disse.

“A Alemanha e Timor-Leste têm uma relação especial e estatísticas recentes mostram o aumento significativo das trocas comerciais, especialmente devido à importação alemã do nosso café. Eu desejo que esta relação continue a fortalecer-se.”, afirmou.

O Primeiro-Ministro sublinhou também o bom momento das relações entre Timor-Leste e a Indonésia, evidenciado em vários projectos, entre os quais a construção do Nakroma, por um estaleiro de Surabaya.

“Em poucas semanas, assinámos com uma empresa indonésia o contrato para construção da rede nacional de emissores de TV e rádio de Timor-Leste e, num concurso internacional, o governo português seleccionou a mesma empresa para adjudicar a parte da construção dos emissores que é financiada por Portugal”, recordou o Dr. José Ramos-Horta.

“Agora, com financiamento alemão, é uma outra empresa indonésia que nos entrega o recém construído Nakroma”, acentuou.

O embaixador Paul Freiherr Von Matlzahn afirmou o compromisso do governo de Berlim com a ajuda ao desenvolvimento do nosso país, para além da resposta directa “à necessidade da população de Oe-cusse e de Ataúro”.

“Faço votos de que este navio traga prosperidade e desenvolvimento económico ao povo timorense”, declarou.

O presidente da construtora PT.PAL Indonésia, senhor Sudaryanto, agradeceu ao governo de Timor-Leste a confiança depositada na empresa, manifestando votos de que no futuro a boa relação de cooperação possa continuar, noutras áreas.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.