domingo, fevereiro 25, 2007

Versões desencontradas sobre tiroteio

Público, 24.02.2007
Um morto e dois feridos graves no aeroporto de Díli

Soldados australianos das forças de estabilização internacional (ISF) mataram um civil timorense e feriram gravemente dois, no campo de deslocados do aeroporto de Díli, onde vivem cerca de oito mil pessoas em condições precárias. O incidente ocorreu durante a manhã de ontem (início da madrugada em Portugal) quando um soldado "respondeu disparando" a um ataque "com lanças metálicas, que são potencialmente armas letais", disse o departamento australiano da defesa. Deslocados ouvidos no local pela agência lusa contestam esta versão e acusam a tropa australiana de ter disparado, "fazendo pontaria de joelhos no chão", contra elementos civis que se haviam limitado a responder com pedras a perseguições e agressões dos soldados, que forçaram a entrada no campo com dois veículos. O governo de Camberra, que mantém 800 soldados em Díli, tem vindo a avisar os australianos de que constitui um risco viajarem para Timor-Leste. o incidente mortal ocorreu poucas horas depois de o actual primeiro-ministro, José Ramos-Horta, ter anunciado, numa entrevista à cadeia árabe Al-Jazira, que decidiu candidatar-se às eleições presidenciais, marcadas para o próximo dia 9 de Abril.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.