domingo, janeiro 07, 2007

Brasil: Governo inicia selecção de 13 professores para Timor-Leste

São Paulo, Brasil, 04 Jan (Lusa) - O Ministério da Educação do Brasil informou hoje o início do processo de selecção de 13 professores para leccionar em Timor-Leste, na sequência de um acordo de cooperação entre os dois países.

Os profissionais escolhidos vão auxiliar o trabalho de formação em língua portuguesa de professores de escolas primárias de Timor-Leste, segundo informou o Ministério em comunicado.

A selecção dos profissionais será feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, órgão ligado ao Ministério da Educação, através da avaliação de currículos e da realização de entrevistas.

O início das actividades dos profissionais seleccionados deverá decorrer na primeira quinzena de Fevereiro, em Timor-Leste, com duração de 12 meses.

Os seleccionados vão receber uma bolsa mensal entre mil a dois mil dólares, além de seguro saúde, subsídio de instalação e viagens para Timor-Leste.

Desde 2005, quando foi iniciado o programa de cooperação entre o Brasil e Timor-Leste, cerca de 50 profissionais brasileiros já trabalharam na formação de professores em escolas primárias timorenses.
Antiga colónia portuguesa, Timor-Leste foi anexado pela Indonésia, que impôs o idioma bahasa e proibiu a utilização da língua portuguesa.

"Depois da Independência, o português voltou a ser a língua oficial, ao lado do tétum, mas ainda é pouco utilizado pela população. Um dos objectivos do acordo de cooperação com o Brasil é reverter esse quadro", refere-se no comunicado.

MAN-Lusa/Fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.