quinta-feira, novembro 02, 2006

Missão da ONU chega a Díli para preparar eleições de 2007

Terra.com.br
Terça, 31 de outubro de 2006, 10h35

Uma missão internacional criada pela ONU chegou hoje a Díli a fim de preparar as eleições parlamentares de 2007 no Timor Leste, para a qual quer acabar com os episódios de violência que começaram em abril.

A delegação é formada pelo zimbabuano Reginald Austin (coordenador), a portuguesa Lucinda Almeida (porta-voz) e o australiano Michael Maley, todos selecionados pelo secretário-geral da ONU, Kofi Annan.

O trabalho deles será garantir que todo o processo eleitoral cumpra as determinações da Constituição e das leis timorenses, assim como com os padrões internacionais.

"As eleições do ano próximo são muito importantes para consolidar a democracia e a soberania do Timor Leste", disse Austin em Díli.

"Somos uma missão independente, por isso somos autônomos de todas as autoridades", acrescentou.

A equipe não trabalhará sob a supervisão nem do Governo do primeiro-ministro do país, José Ramos Horta, nem da Missão Integrada na ONU no Timor Leste (Unmit, sigla em inglês), criada pelo Conselho de Segurança em agosto para ajudar as autoridades da jovem nação a restabelecer a ordem e o império da lei.

O Timor Leste, que nasceu em maio de 2002 como um dos países mais pobres do mundo após uma difícil e sangrenta transição, atravessa uma crise provocada por divisões internas e pela luta pelo poder.

Oito pessoas morreram desde a semana passada em Díli como conseqüência de um aumento da violência entre grupos rivais de jovens armados.

EFE

.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.