quinta-feira, novembro 02, 2006

Benvindo Atul, grande amigo de Timor-Leste

O Dr. Atul Khare, até recentemente o Vice-Especial Representante do Secretário-Geral da ONU para Timor-Leste e depois Secretário Conjunto no Ministério dos Negócios Estrangeiros, é o Director do Centro Nehru.

Tornou-se membro do Serviço dos Estrangeiros da Índia em Agosto de 1984. As suas responsabilidades numa carreira de mais de duas décadas no Serviço Diplomático da ìndia incluem Vice-Alto-Comissário da Índia para as Maurícias (Fev 2001 a Jun 2002), Conselheiro da Missão Permanente da Índia na ONU em New York (Maio 1997 a Dez 2000), Primeiro Secretário (Político e Informação) na Embaixada da Índia em Bangkok (Fev 1991 a Maio 1993), Responsável de Negócios a.i. e Responsável da Chancelaria da Embaixada da Índia no Senegal com acreditação para o Mali, Mauritânia, Gâmbia, Guiné-Bissau e Cabo Verde (Jan 1988 a Jan 1991), e Segundo Secretário (Comercial e Político) na Embaixada da Ìndia em Paris, que foi a sua primeira posição no estrangeiro (Jan 1986 a Jan 1988). In the Ministério dos Negócios Estrangeiros em New Delhi desempenhou os cargos de Vice-Secretário do Gabinete do Secretário dos Estrangeiros, Vice-Secretário da Divisão da ONU e Funcionário de Serviço Especial do Ministro do Estado e dos Negócios Estrangeiros.

No seu cargo de Vice-Alto-Comissário nas Maurícias, o Dr. Khare esteve activamente envolvido na promoção da rica herança cultural da Ìndia e da manutenção de laços estreitos com várias associações nas Maurícias representando regiões diferentes da Índia que fornece emigrantes para as Maurícias. Trabalhou de perto com as autoridades das Maurícias e com associações de origem Indiana para comemorar o centenário de um evento pouco conhecido da história, a visita ás Maurícias de Mahatma Gandhi em 1901 a caminho da Índia. Também manteve laços estreitos com associações culturais em Bangkok como parte das suas responsabilidades para reforçar o intercâmbio cultural como Primeiro Secretário (Pol & Inf).

O Dr. Khare tem representado a Índia em várias conferências internacionais e multilaterais, incluindo a Cimeira Mundial sobre o Desenvolvimento Social, a Conferência Internacional sobre a População e o Desenvolvimento, NAM (Movimento dos Não-Alinhados) Cimeira de Durban, NAM Encontro de Ministros dos Estrangeiros em Cartagena, NAM Encontro dos Ministros da Saúde em Havana, NAM Cimeira em Jakarta, e a Cimeira do Milénio da ONU. Visitou recentemente Kiribati, Nauru, Samoa, Tonga e Tuvalu como Enviado Especial da Índia para a expansão do Conselho de Segurança da ONU e para a reforma da ONU.

Tem estado estreitamente envolvido no trabalho das agências da ONU, financiamentos e programas, tais como UNDP, UNFPA e UNICEF. Foi eleito Vice Presidente do Conselho Executivo do UNDP/UNFPA em 1998 por todos os membros do Conselho Executivo.

Durante a sua representação com a ONU, desde Junho de 2002, o Dr. Khare contribuíu para a finalização com sucesso da operação de manutenção da paz em Timor-Leste (UNMISET), primeiro como Chefe do Pessoal da UNMISET e para o último ano, desde Maio 2004 como o Vice-Representante Especial do Secretário-Geral da ONU para Timor-Leste. O papel chave do Dr. Khare para garantir o sucessoda missão foi apreciado pelo Secretário-Geral daONU H.E. Mr. Kofi Annan (‘Relatório de fim de missão’, S/2005/310, parágrafo 48).

O Dr. Khare tem o grau de Bachelor de Medicine e Bachelor de Cirurgia (com honras) do All India Institute of Medical Sciences, um mestrado de Administração de Negócios da University da Southern Queensland e um mestrado de Liderança da University da Southern Queensland.

É fluente em várias línguas e tem um Diploma Avançado (com distinção) em Francês da Indian Defence School of Languages.

O Dr. Khare foi julgado ser o Melhor aluno das All Indian Civil Services em 1984 no Curso Fundador dirigido por Lal Bahadur Shastri da Academia Nacional de Administração. Tem recebido prémios nacionais de vários níveis por resultados académicos em escolas e universidades.

O Dr. Khare é casado com Ms. Vandna Khare, uma escritora e sua anterior colega nos Indian Civil Services.


CV retirado do site do Centro Nehru.
.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.