segunda-feira, outubro 30, 2006

O General Sem Medo


















The Age/Sydney Morning Herald/photo Glenn Cambell.


.

16 comentários:

Anónimo disse...

Viva Taur Matan Ruak! Grande Homen e Grande estadista!

Anónimo disse...

O galo que cantou 24 anos durante a ocupacao ilegal da Indonesia vai cantar mais depois de seis meses ficar calado por causa de uma conspiracao politica no territorio de TL que tem a sua soberania reconhecido em todo mundo . Viva TMR .... defende a soberania da sua nacao nao e pecado como outros golpistas fizeram . Deus te acompanha ... lutar ate a ultima gota de sangue porque o povo esta sempre ao seu lado . Viva Matan Ruak ....

TUNA / salele

Anónimo disse...

TMR knows very well all the elements including foreign armies who are in Timor-Leste. He has dealt with them all including Australian intelligence and the Special Services. He knows how to relate with them. Make no mistake about it. He has kept his silence until now because it has been appropriate. But now he cannot keep it any longer. Wmust all take him very seriously.

Anónimo disse...

Os golpistas liderado pelo Xanahorta estao mesmo arrasquinho porque nao conceguiram ganhar dentro de 6 meses mesmo que eles fizeram manipulacoes de grande escalas porque o povito sabe o que e certo e o que e a injustica . A conspiracao politica nao dura tanto tempo porque a razao vale mais do que as forcas Australianas .

Anónimo disse...

Malae Azul! nao seja plagiador. "General Sem medo" so houve um e esse chamava-se Humberto Delgado. Ao Matan ruak ficava melhor o titulo de "General Com Medo". Medo de que? Medo de ter que responder em Tribunal.

Anónimo disse...

Medo de responder em tribunal??? Sempre disse estar pronto para o fazer ó comentadorista intriguista!!

E generais sem medo há muitos, ó palerma!!!

Anónimo disse...

o xanana e horta nao esperavam de que o nosso grande homem Matan Ruak rejeitou os seus plano de golpe.
para que a medalia de paz e o dinheiro do horta que recebeu em Oslo? a medalia para os interesse europeios, americanos e australianos e o dinheiro para a despesa do plano de golpe.

Anónimo disse...

Coitados! Pelos vistos agora os alkatiristas nao tem outra alternativa senao encostarem-se ao TMR para poderem voltar ao poder.

Nao se enganem meus senhores! A vossa sina esta tracada. A fretilin de maputo esta acabada porque sem Alkatiri o resto da clique nao vale um tostao furado.

Viva a Fretilin Mudanca!

Anónimo disse...

Palerma que diz que sou palerma e que e o grande palerma de Timor. So os parvos e que acreditam que se opode defender o povo destribuindo armas para matar esse mesmo povo. Palerma de um raio.

Anónimo disse...

ISTO E UM GOZO. GOSTAVA DE VER O GENERAL CALCULAR O ALCANCE DE UM MORTEIRO, COM UM ANGULO X DE INCLINACAO.

Anónimo disse...

ISTO E UM GOZO. GOSTAVA DE VER O GENERAL CALCULAR O ALCANCE DE UM MORTEIRO, COM UM ANGULO X DE INCLINACAO.

Anónimo disse...

Cambada de panascas que nao sabem o que dizem!

Anónimo disse...

Brigadeiro-General Taur Matan Ruak. Acorde e veja com olhos de ver. A clique de Maputo esta a querer usar-lhe como um boneco para atingir os seus fins.
Nao caia nas teorias baratas do Roque. Sabemos que ele tornou-se seu "grande" amigo so para melhor o influenciar. Acorde agora antes que seja demasiado tarde.
Voce mesmo admitiu que o grande erro da fretilin foi tentar submeter a F-FDTL a sua influencia atraves do Roque.
Nao traia o povo timorense que ja sofreu bastante e nao merece sofrer mais nas maos desses despotas de Maputo.

"Espíritos e Antepassados, levantem-se para olhar por este povo! Ossos que estão espalhados por todos os cantos, ponham-se de pé, Sangue que foi vertido por todos os cantos, juntem-se de novo para ver aqueles que querem estragar o povo, que querem ver o povo sempre a sofrer, que querem ver o povo sempre a morrer.

Mostrem-se, mostrem a vossa força! O vosso filho está aqui, que vos implora, para olharem por este Povo, para libertar este Povo do jugo dos sedentos de sangue." Kay Rala Xanana Gusmao

Anónimo disse...

A reacção de TMR tem de ser compreendida no contexto. Se ele não tomasse nenhuma posição teria dificuldade em controlar os seus homens, como é óbvio.
Como o poderiam ver como chefe e líder se ficasse calado?

Agora também de saber gerir o silêncio. É preciso não esquecer que foi sob proposta dele que Roque Rodrigues autorizou a distribuição de armas a ex Falintil. a responsabilidade política é obviamente de Roque rodrigues e de Mari Alkatiri como chefe de governo, mas TMR não sai disto incólume.

Pondo-se em bicos dos pés, arrisca-se a que as forças australianas lhe lancem a armadilha das patrulhas conjuntas. é que estas serão sempre comandadas por australianos. E pior que isso, fica lançada a escada para as FDTL não se libertarem tão cêdo da mentorização australiana.

Às vezes é preciso ver mais longe que a biqueira da bota.

Atentem nos pormenores. Ramos Horta já disse que uma forma de pôr as FDTL em actividade é pô-los a patrulharem a fronteira e a zona de Lospalos. Isto é, bem longe da acção. Que é como quem diz, querem esticar as pernas? Têm na fronteira e em Lospalos, muito mato para patrulharem. E fiquem bem longe dos australianos.

Também é uma opção. Qual das duas prefere TMR?

Não vale mais manter-se como reserva estratégica nas imediações? Pelo menos os australianos ficarão mais controlados porque nunca saberão o que pode acontecer com as FDTL de um momento para o outro.

Há alturas em que o silêncio vale oiro.

Anónimo disse...

O nosso grande irmao Matan Ruak e' o filho do povo e sangue do povo de timor leste por isso ele esta defendendo o seu povo e a sangue do povo para nao derramar mais.
ita nian maun boot Matan Ruak oan ho ran povu timor lorosae nian neduni nia defende dadauk povu timor lorosae ran labele fakar tan.

viva maun boot Matan Ruak
viva Falintil
viva povu timor tomak
viva mate bian tomak
hamutuk hatun inimigu povu nian
hamutuk duni assu traidores e asasinios sira para povu bele hetan paz iha timor tomak .
HATUN IBUN BOT SIRA IHA BLOG NE'E.
DUNI SAI MAPUTO SIRA.
HATAMA SIRA BA TRIBUNAL.
HARUKA MAPUTO RESTO IHA TIMOR BA HAKIAK MANU HO COELHO.

VIVA TMR.

Anónimo disse...

Concordo com quase tudo que o anínimo da Terça-feira, Outubro 31, 2006 2:47:30 AM, disse.
Longe dos australianos é uma boa estratégia e não compromete F-FDTL. Esta posição do Taur foi corajosa e clarificadora. A manutenção das F-FDTL como reserva é excelente. No entanto parece importante manterem-se os militares disciplinados e coesos. Serão o último bastião caso as coisas corram mal.
Quem não atacou os indonésios antes da eleições???? Lembram-se?
Cuidado que a entrada no conflito da F-FDTL a despropósito ou injustificado será o "belo pretexto" para os aussies actuarem livremente e uma péssima imagem externa de Timor...
O bom senso e a ponderação devem prevalecer o que acredito com a clarividência do Comandante Taur.
Viva Timor Lorosae.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.